Saiba como plantar coqueiro e veja dicas para o sucesso do plantio

Inicio » Agricultura » Saiba como plantar coqueiro e veja dicas para o sucesso do plantio
02/12/2020 Por
Saiba como plantar coqueiro e veja dicas para o sucesso do plantio

De nome científico Cocos nucifera, o coqueiro é uma planta de origem asiática da família das palmeiras – Arecaceae, que pode atingir até 30 metros de altura. Para que a planta cresça bem e saudável, é preciso saber algumas técnicas de como plantar coqueiro.

O coqueiro foi introduzido no Brasil ainda no século XVI, por um capitão Capitania de Pernambuco, e assim a planta foi se espalhando para outras regiões, principalmente pelos litorais. Desde então, foi-se conhecendo melhor a planta e aprimorando as técnicas de como plantar coqueiro.

Como plantar coqueiro

Como cuidar de coqueiro

Antes de saber como plantar coqueiro, é preciso entender que esta planta prefere locais que tenham boa distribuição de chuva ao longo do ano, com clima quente e boa luminosidade. A temperatura média de 27 graus é ideal, e nunca abaixo dos 15 graus. Isso explica porque a maior parte da produção de cocos se concentra no Nordeste do Brasil.

Aliás, existem três tipos de coqueiros: o gigante,  o coqueiro anão e o coqueiro híbrido, chamado de anão-gigante. Dessa forma, o coco oriundo do coqueiro anão é muito utilizado para obtenção da água de coco.

Já o fruto do coqueiro gigante e dos híbridos são mais utilizados para o consumo da “carne” do coco, sendo ainda utilizados para o beneficiamento ou na forma de coco ralado e leite de coco. No Brasil, aproximadamente 70% das plantações de coqueiro são da cultivar gigante e 20% anão.

Assim, o plantio do coqueiro deve ocorrer no começo do período de chuvas, em solo leve e bem drenado. A produção começa no mínimo após três anos, por isso é importante avaliar as características do local onde será plantado o coqueiro, para ver se será ideal ao desenvolvimento do coco, evitando as doenças de coqueiro.

Dicas para plantar coqueiro

  • o coqueiro gigante é mais rústico e floresce por volta dos seis anos após o plantio. Porém, se saudável, a produção é boa, de 40 a 60 frutos por planta ao ano, podendo produzir por até 60 anos;
  • o anão exige mais água e nutrientes e se desenvolve mais cedo, com cerca de depois de quatro anos. Produz por cerca de 40 anos e é muito produtivo: de 150 a 200 frutos por planta ao ano;
  • se for plantar em terreno pequeno, o melhor é o coqueiro híbrido, que produz de 100 a 120 cocos por planta. Por exemplo, em uma área de um hectare, é possível plantar 100 árvores, com espaçamentos de 10 x 10 metro;
  • abra as covas com 60x60x60 centímetros e adicione adubo orgânico e superfosfato simples. Ao colocar a muda na terra, não enterre o caule. Após um mês, adicione ureia e cloreto de potássio.

Como plantar coqueiro

Doenças do coqueiro

Como todas as plantas, a planta do coco também está sujeita a doenças e pragas de coqueiro. Por isso, os cuidados com coqueiros e um manejo fitossanitário são medidas importantes para não afetar a produção.

Assim, as doenças podem atingir os viveiros, como a Helminthosporiose, também chamada de mancha-foliar, causada por fungo. Ocorre em condições de alta umidade, local pouco arejado e temperaturas altas.

Outra doença é o anel vermelho do coqueiro, que é uma das principais causas de mortalidade dessas plantas. Após o terceiro ano o nematoide pode atingir a planta, entre os 5 e 15 anos principalmente. Os sintomas externos são a murcha e amarelamento das folhas. Internamente, aparece uma faixa avermelhada no estipe do coqueiro.

Por isso, medidas fitossanitárias dessa doença incluem o controle da população do inseto vetor (Broca-do-coqueiro) e eliminação de plantas já infectadas.

Por fim, o coco é um fruto muito apreciado no Brasil, tanto in natura quando seus derivados, além e ser muito saudável. Agora você já conhece um pouco mais sobre como plantar coqueiro e como cuidar da planta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo