Aprenda como plantar pimentão passo a passo e sem complicações

Inicio » Agricultura » Aprenda como plantar pimentão passo a passo e sem complicações
21/07/2020 Por
Aprenda como plantar pimentão passo a passo e sem complicações

Saber como plantar pimentão é interessante, pois o mesmo pode ser cultivado durante o ano todo e é uma das hortaliças mais rentáveis no campo

Os números seduzem e motivam produtores rurais a se perguntarem como plantar pimentão. Anualmente, cerca de 12 mil hectares são cultivados no Brasil com essa hortaliça, cultivo que representa mais de 270 mil toneladas anuais.

A dúvida de como plantar pimentão já saiu da abstração à prática em todos os estados da federação, contudo, a produção se concentra em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Distrito Federal.

Como plantar pimentão

O que é pimentão?

Pimentão é um vegetal da família das Solanáceas, a mesma da berinjela, batata e tomate. Pertence ao grupo de cultivares da Capsicum annuum. A hortaliça é muito comum na culinária brasileira e mundial.

O fruto é usado principalmente como temperos de molhos e carnes. Costuma ser fatiado e cozido junto a outros alimentos para complementar refeições principais.

O uso da hortaliça é recomendado não apenas por adicionar sabor nos alimentos, mas também por ser rica nutricionalmente.

Os diversos cultivares propiciam frutos com cores diferentes. As principais são vermelho, amarelo e verde.

Como plantar pimentão?

Iniciando as nossas dicas de como plantar pimentão, uma das grandes vantagens da hortaliça no solo brasileiro em relação às demais é que pode ser plantada em qualquer época do ano e ser colhida estando ainda verde ou já madura.

Isso já sinaliza que é uma fruta que se desenvolve em ambientes quentes e úmidos, uma constante em quase todo o território brasileiro. No entanto, também consegue se desenvolver bem em climas mais frios, porém, é recomendado que nas regiões frias seja cultivado nos meses de mais calor.

A temperatura ideal varia de 21 °C a 31 °C. Isso significa que, mesmo se dando melhor em climas quentes, não é recomendável mantê-la em temperaturas muito acima de 30 °C, pois isso pode reduzir o número e também o tamanho dos frutos.

Quanto à iluminação, o pimentão cresce melhor em locais com alta luminosidade e que recebam luz direta do sol.

Solo e irrigação

Para plantar pimentão, o solo tem que ser preferencialmente leve e profundo. Além disso, como ocorre com a maioria dos vegetais, o solo tem que ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.

A parte da drenagem é bem importante para o bom crescimento do pimentão. A irrigação tem que ser feita sempre que necessário, no entanto, ela jamais deve encharcar o solo.

Outra informação importante é sobre o pH do solo que deve ficar entre 5,5 e 6,8.

Como plantar pimentão

Colheita

Continuando com as informações sobre como plantar pimentão, a colheita dos pimentões geralmente começa de 12 a 16 semanas após a realização do primeiro plantio.

A hortaliça pode ser colhida estando ainda verde ou plenamente amadurecida. Aliás, o tempo de colheita explica a diferença de cores. Quando não totalmente maduro, verde; quando mais ou plenamente maduro, amarelo ou vermelho.

Tipos de plantio

Existem dois tipos de cultivo para essa e boa parte das hortaliças.

A primeira, certamente mais usual entre comunidades rurais, é a plantação em local definitivo direto no solo. A segunda, mais predominante em residências de centros urbanos, é o plantio em vaso.

As condições de cultivo em local definitivo não alteram muito para os diferentes tipos de pimentões, no entanto, apresentam diferenças.

Abaixo, há um passo a passo de como plantar diferentes tipos de pimentão.

Como plantar pimentão verde?

O passo a passo de como plantar pimentão verde é simples.

As sementes de pimentão podem ser colocadas direto no solo, contudo, as mudas dessas sementes são frágeis, sendo mais indicado para garantir o desenvolvimento da colheita o plantio de sementeiras, papel, copos ou saquinhos de plástico.

A profundidade recomendada das sementes no solo é de 0,5 cm. A germinação costuma ocorrer entre 1 a 3 semanas.

Para fazer a transferência ao local definitivo, as mudas devem atingir pelo menos 10 cm de altura.

Uma dica importante sobre como plantar pimentão é identificar e retirar as plantas invasoras que estiverem presentes nas proximidades. Elas vão disputar recursos e nutrientes, podendo vir a prejudicar o desenvolvimento dos pimentões.

Outra medida de prevenção é amarrar a planta em estacas de no mínimo 1 metro de altura. Isso, claro, conforme a planta for crescendo. Tal medida serve para evitar que os frutos acabem tocando no solo na ocorrência das plantas ou ramos tombarem.

Como dito mais acima, as cores do pimentão se explicam conforme o tempo de colheita.

O pimentão verde é a fase em que o fruto ainda não se encontra maduro. O tempo de colheita se inicia em 12 a 16 semanas depois do primeiro cultivo, portanto, é preciso ficar atento nos primeiros dias após o tempo mínimo de desenvolvimento, pois o pimentão verde se trata da primeira fase e não tardará a se modificar.

Como plantar pimentão amarelo?

E como plantar pimentão amarelo? Não difere do modo de se plantar pimentão verde, apenas no tempo de colheita.

Representa um estágio mais avançado de maturação em comparação ao verde. Por isso, as mesmas condições de solo, clima e cuidados para o plantio de pimentão verde valem para a sua versão amarela.

Como plantar pimentão vermelho?

Esse é o estágio mais maduro do pimentão e também um dos mais populares. Assim, o tempo de colheita costuma se dar no final do ciclo de colheita.

Como plantar pimentão

Como plantar pimentão em vaso?

O modo de como plantar pimentão em vaso é válido para todos os tipos de pimentões citados, precisando apenas novamente observar o tempo de colheita.

O primeiro passo é escolha do vaso, que precisa ter no mínimo 10 litros de volume e 25 cm de profundidade. Quanto maior for o vaso, melhor será o resultado.

As sementes você pode obter direto da hortaliça ou de um fabricante que venda em saquinhos.

Coloque as sementes em um copo com água e deixe de molho de um dia para o outro.

As que boiarem, jogue fora porque estão ocas. As que sobrarem, seque em um papel toalha na sombra.

Plante em sementeiras, copos de papel ou plástico e aguarde de 1 a 15 dias para germinação. Regue regularmente e deixe em lugar ventilado e sem a incidência direta do sol.

Quando a muda atingir 10 cm ou 4 ou 5 folhinhas, já será possível transferi-la para o vaso.

O vaso precisa ser furado no fundo e ter camadas de pedriscos e areia. Essas camadas serão responsáveis pela drenagem.

Depois, insira a mistura de terra vegetal (50%), húmus de minhoca ou substrato (40%) e areia (10%).

Finque uma haste no vaso, para servir de tutoramento, e transfira definitivamente a muda para o vaso. Amarre a planta conforme o seu crescimento, retirando as brotações que surgirem abaixo da primeira bifurcação.

Esse procedimento de como plantar pimentão em vaso impede que a muda seja perdida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo