Manga palmer tem origem indiana e traz muitos benefícios

Inicio » Agricultura » Manga palmer tem origem indiana e traz muitos benefícios
28/04/2020 Por
Manga palmer tem origem indiana e traz muitos benefícios

Uma fruta doce muito consumida no Brasil é a manga palmer, tida como fonte de muitas vitaminas

No centro de origem da manga palmer existe uma infinidade de variedades de outras frutas, algumas mais exóticas e outras que estamos mais familiarizados no dia a dia. Essa fruta possui quase 36 mil variedades de mangas que podem ser cultivadas no Brasil.

O sabor doce da manga palmer e o fruto carnoso macio fazem com que essa fruta seja uma das mais saborosas. Por isso o mercado de exportações para esta fruta tem crescido e aumentado as perspectivas de produtores. Atualmente, cerca de metade das produções de manga concentra-se no Nordeste do país.

Manga palmer

O que é manga palmer?

Manga palmer é uma planta cuja variedade de manga tem características como sabor doce, a qual possui um grande espaço no mercado brasileiro. A árvore de nome científico Mangifera indica pertence à família das Anacardiaceae, a qual compreende cerca de 800 espécies.

A manga é o fruto da mangueira, as quais por sua vez podem atingir 45 metros de altura. Outrossim, são dicotiledôneas, angiospermas e perenes, ou seja, resistem a períodos de frio sem perder suas folhas.

A origem da manga palmer é asiática, no entanto, os climas tropicais e subtropicais do Brasil permitem que ela tenha um bom desenvolvimento e produção. No Brasil, a manga que era cultivada próxima à residência da nobreza deu origem à localidade Morro da Mangueira, a qual é tradicionalmente um espaço de cultura do samba.

A manga possui uma semente em seu interior e a fruta pode variar de tamanho de  espécies de árvores diferentes.

A florescência da mangueira consiste na formação de panículas, as quais são coloridas, com aroma específico para atrair insetos polinizadores e se formam ainda no inverno.

O fruto da mangueira também possui um belo aroma, bem característico da fruta tipo drupa, os quais possuem casca fina que podem variar entre gradientes de cores amarelas, vermelhas e verdes.

A manga costuma ser propagada a partir da germinação da semente ou então por mudas, por meio de propagação vegetativa com a elaboração de estacas. A manga é uma árvore longeva, a qual produz frutos ao final da primavera e no início do verão.

Tipos de manga

Existe grande variedade de tipos de manga. Algumas podem ser utilizadas para ornamentação e paisagismo. Essas mangas podem ter frutos maiores ou menores, dependendo da variedade.

A manga palmer é a mais doce da categoria e em torno de 75% do seu fruto é carnoso, muito maior quando em relação a outras cultivares:

  • Manga cavalo;
  • Manga fiapo;
  • A manga espada;
  • Manga Bourbon;
  • Manga rosa;
  • A manga ourinho;
  • Manga Tommy;
  • Manga natalina;
  • A manga roxa.

A maioria das espécies de manga possui a carne dos frutos fibrosa; no entanto, a manga palmer tem fiapo em menor quantidade.

Manga palmer

Como plantar manga palmer?

Para saber como plantar a manga palmer, deve-se saber que a propagação vegetativa dá origem a indivíduos de menor parte, naturalmente. Desta forma, ao comprar as mudas de manga palmer, você pode optar por mudas que foram germinadas ou então mudas que foram propagadas por técnicas de estaquia.

A cova deve ter tamanho adequado para receber a muda. O solo deve ser adubado com grande quantidade de matéria orgânica. As mangueiras se desenvolvem bem em solos ligeiramente ácidos, deste modo, dispensam a calagem.

Ao colocar a muda no solo e adicionar a terra, evite tapar totalmente a raiz até o caule, deixando o nível do solo ao mesmo nível da raiz.

Não compacte demais o solo e adicione água em abundância após plantar. Procure fazer a plantação da mangueira em locais com grande oferta de luz do sol. Por serem plantas de climas tropicais, elas gostam de locais quentes e também ensolarados.

Evite adubar o solo diretamente com frutas, as quais podem acidificar demais o solo e prejudicar o desenvolvimento da planta. Prefira por húmus feitos por compostagem.

A planta também pode ser cultivada em vaso. Entretanto, a manga palmer em vaso deve receber manutenção para que ela se mantenha em tamanhos adequados ao vaso. Para isso, pode-se desenvolver técnicas de bonsai e também a poda convencional.

Cuidados

A manga palmer pode sofrer com a incidência de insetos como a mosca da fruta e também com outras doenças. Para isso, é recomendado fazer tratamentos preventivos ao ataque de fungos e incidência de insetos, principalmente em pomares, evitando os riscos de produção da fruta para exportação.

Para isso, deve ser consultado o técnico responsável, o qual deve identificar e controlar pragas e doenças na lavoura. É bom evitar o uso de inseticidas, preferindo utilização de técnicas de controle biológico sempre que possível.

Valores nutricionais

A manga palmer possui características benéficas para a saúde. Ao ser consumida, ingerimos apenas 72 calorias de calorias da manga palmer. Ela é fonte de minerais e vitaminas, que são importantes para o funcionamento do organismo. Esses nutrientes ajudam no desempenho muscular, digestão e respiração celular, bem como a manga é uma das principais fontes de açúcares.

Manga palmer

Outrossim, a manga palmer é utilizada para combater a prisão de ventre, promovendo o melhor funcionamento do intestino. É fonte de antioxidantes naturais, os quais reduzem o envelhecimento celular e promovem grande melhoria nos níveis de açúcares e colesterol no sangue.

Esse fator é importante para evitar doenças como o câncer e também problemas cardiovasculares. Dessa forma, reduz os riscos de doenças associadas como a arteriosclerose e acidentes vasculares cerebrais, bem como riscos de infarto. Além disso, a manga ajuda também a melhorar a qualidade da digestão, promovendo melhorias de sintomas de gastrite, entre outros.

Desta forma, o consumo de  manga é também importante para suprir carências de vitaminas que ajudam a melhorar o sistema imunológico e, além disso, regula níveis hormonais, melhorando a libido e o desempenho sexual.

Ornamentação com manga palmer

Por ser uma planta com flores de inverno, a manga palmer é muito visada para compor a paisagem de jardins, possibilitando a ocorrência de flores em épocas opostas à primavera. Assim, são excelentes também para atrair pássaros e animais que vivem nesse tipo de árvore.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo