Siriguela é fruta adocicada e típica do Nordeste do Brasil

Inicio » Agricultura » Siriguela é fruta adocicada e típica do Nordeste do Brasil
30/07/2019 Por
Siriguela é fruta adocicada e típica do Nordeste do Brasil

Siriguela perece facilmente e deve ser aproveitada ao amadurecer. A siriguela é muito conhecida por seus fatores energéticos saudáveis. Ela é rica em vitaminas e sais minerais, oferecendo uma série de benefícios para a saúde da mente e do corpo. Portanto, ao fazer a inclusão dessa fruta em sua dieta, estará evitando doenças e melhorando a sua saúde naturalmente.

Deve ser aproveitada logo ao amadurecer, pois a siriguela é fruta totalmente perecível. Em razão disso, uma das melhores alternativas para uso da fruta é a produção de doces, caseiros ou industrializados. Isso ajuda a manter suas propriedades por mais tempo.

  1. O que é siriguela?
  2. Benefícios da siriguela
  3. Como plantar siriguela?
  4. Poda da siriguela
  5. Como preparar um suco de siriguela?
  6. Doce de siriguela
  7. Sorvete de siriguela
  8. Mousse de siriguela
  9. Siriguela faz mal?
  10. Vantagens do consumo de siriguela
  11. Como consumir siriguela
  12. Época da siriguela
  13. Onde encontrar siriguela no Brasil?
  14. Propriedades da siriguela
  15. Características da siriguela
  16. A fruta siriguela

Siriguela

O que é siriguela?

Siriguela é um fruto amarelado, que, quando maduro, é bem adocicado, e possui caroço grande junto de sua polpa fina. É bem semelhante ao cajá. Sua árvore apresenta nome igual ao do fruto, podendo alcançar até 7 metros de altura. A origem da fruta siriguela vem da América Central.

Esse fruto está disponível na região sul do México, América do sul e também na Central. Ele é comum nas região Nordeste do Brasil, e pode ser encontrado também nos seguintes estados:

  • Rio de Janeiro;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo;
  • São Paulo;
  • Distrito Federal.

A siriguela pode ter consumo natural, em sucos, doces e sorvetes. É fonte de minerais como fósforo, carboidratos, cálcio e ferro. É repleta também de vitamina A, vitamina B e vitamina C. Para aqueles que desejam uma boa manutenção da própria saúde diariamente, a recomendação é consumir um suco ou uma fruta natural no lanche da tarde.

Benefícios da siriguela

A fruta possui inúmeras propriedades medicinais que ajudam o corpo a se manter saudável. É um excelente diurético natural para quem apresenta problemas de retenção de líquidos, e também consegue fortalecer o sistema imunológico. Além disso, dentre os principais benefícios da siriguela, o fruto é responsável por:

  • melhorar a digestão;
  • auxiliar na perda de peso;
  • reduzir o colesterol;
  • combater anemias;
  • fortalecer a imunidade;
  • cicatrizar;
  • gerar maior energia ao corpo;
  • ter função diurética;
  • auxiliar na boa função do corpo;
  • aliviar espasmos.

A redução do colesterol com este fruto é uma de suas maravilhas naturais. Isso porque suas propriedades medicinais e também, em razão a grande quantidade de fibras, proporciona ao organismo uma excelente estabilidade da saúde sanguínea. Com isso, a fruta também é capaz de combater anemias, mantendo o sangue com o mineral suficiente de ferro, e oxigenando as células adequadamente.

Se quer saber se a siriguela engorda, pode incluí-la já em seu cardápio, pois sua principal função é ajudar na perda do peso, conquistando as medidas ideais. Colabora efetivamente com a qualidade de vida e previne a obesidade.

Quando aliada a bons exercícios físicos, ainda ajuda a queimar gorduras, pois seu teor energético é alto. Um organismo que apresenta imunidade fortalecida está livre de resfriados, gripes e doenças do trato respiratório que tanto acometem a saúde.

Siriguela

Como plantar siriguela?

Uma muda boa desta fruta pelas sementes é rara. O ideal é que se faça o plantio dela através de estaquia, bem como adquirir uma muda já em formação em ambientes específicos como viveiros.

Essas estacas precisam apresentar entre 30 e 50 centímetros, além de gemas de reprodução já formadas, um diâmetro de, pelo menos, 10 centímetros e plantação em ângulo de 45º em preparação da terra. Isso tudo principalmente em época de chuvas.

A preparação da terra para as estacas precisam de covas de, pelo menos, 30 centímetros por 30 centímetros, em distância à muros ou demais árvores, enchendo-as de estercos curtidos e misturas de calcário com terra. Essa, logo que bem preparada, deve descansar por um mês antes de colocar estacas. Pode-se também fazer o plantio através de um vaso grande, de larga boca e uma profundidade de, pelo menos, 50 centímetros.

Para conquistar bons resultados sobre a plantação da siriguela é preciso ter em mente que trata-se de uma planta de sol pleno, mas não há impedimentos para que ela seja cultivada em sua casa. O ideal é que esse plantio aconteça em meia sombra e que os raios solares estejam por ali nos períodos da manhã.

Caso o clima seja seco e quente, sem que a água falte e que também não haja o excesso dela, a produção dos frutos começam entre três a quatro anos.

Poda da siriguela

Podas para limpar são sempre importantes, principalmente no outono e no inverno. A partir delas, pode-ser compor a árvore, fazendo a limpeza dos galhos secos ou que apresentem doenças, gerando uma forma mais arredondada à copa. Caso queira fazer mudas da fruta, o ideal é retirar as estacas dos galhos saudáveis.

Aqueles que estão doentes devem ter o descarte na parte exterior do terreno para que não contamine demais plantas ou que infectem a árvore, ainda mais se tiver lesão de fungos. Faça sempre cortes inclinados ao podar.

Se a siriguela estiver apresentando muitas folhas e pouco sol em relação aos miolos, a “desfolhagem” pode ajudar a escolher os galhos. Essa atitude permite que os raios solares entrem pela copa e que reduzam as quantidade de líquidos perdidos através da transpiração foliar.

Como preparar um suco de siriguela?

A siriguela também é conhecida por diversos outros nomes que variam a ortografia: ciriguela, seriguela, ceriguela. Essa fruta é fonte de antioxidantes, vitaminas e de muitas fibras. Portanto, é excelente para a saúde intestinal.

Ela pode ser utilizada efetivamente para a culinária, em compotas e uma diversidade de doces. Só o suco de siriguela, por exemplo, traz benefícios incríveis para a saúde e é muito simples de ser preparado.

O jeito mais convencional de fazer o suco é usando a água. Mas para incrementar os nutrientes, a recomendação é usar o leite para a mistura com os ingredientes. Se quiser dar preferência ao leite vegetal, o ideal é substituí-lo pelo leite de arroz ou de avelã.

Se a intenção é elaborar um suco da fruta siriguela que possa fazer parte da sua dieta, tire o açúcar dessa receita. Dessa forma, estévia pode ser a solução para substitui-lo, neste caso. Por conseguinte, lance todos os ingredientes ao liquidificador até que se obtenha uma mistura bastante homogênea.

Doce de siriguela

Além do suco de siriguela, é possível preparar doces com essa fruta. Uma das receitas de doce pode ser feita com apenas 3 ingredientes. Nesse caso, utilize 1 litro de água, 1 litro de siriguela e 2 xícaras de açúcar.

Para o preparo, é preciso começar cozinhando a siriguela. Deixe as frutas em uma panela cozinhando até que esteja soltando do caroço. Desligue o fogo e deixe esfriar para logo em seguida retirar todos os caroços da polpa.

Descarte os caroços e bata toda a polpa em um liquidificador até que fique uma massa com aparência homogênea.

Após, reserve essa massa e comece a preparar a calda. Para esse próximo passo, acrescente o açúcar em uma panela e deixe derreter no fogo. No entanto, é preciso cuidar para não queimar, apenas derreter.

Quando derreter, acrescente a massa de siriguela e fique mexendo até que ferva e tudo esteja bem misturado.

Pronto, agora é só deixar esfriar para poder servir. É um doce delicioso, com poucos ingredientes e que é simples de ser feito.

Com isso, é uma excelente opção para quando você vai receber visitas e quer preparar um doce rápido, saboroso e que surpreenda. Além disso, é uma ótima opção para ser feito com antecedência e deixar na geladeira para quando precisar servir alguma coisa a alguém.

Siriguela

Sorvete de siriguela

Além do doce mencionado acima, outra possibilidade de utilizar a fruta é fazendo um sorvete. Sorvete é sempre a preferência da criançada, bem como de adultos. Por isso, essa receita pode ser o que você estava procurando para fazer sucesso nas sobremesas de sua casa.

E o melhor é a praticidade e o custo dessa receita, pois não precisa de muitos ingredientes e a forma de preparo é muito simples e fácil.

Para isso, você vai precisar de meia xícara de polpa de siriguela, 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de suco de limão e 1 lata de creme de leite.

Para preparar é muito simples, é preciso unir todos os ingredientes e bater no liquidificador. Bater por aproximadamente 5 minutos já é o suficiente. Então, coloque essa mistura em um recipiente que possa ser coberto e coloque no congelador.

Deixe resfriando no congelador por aproximadamente 4 horas. Depois desse período, é preciso retirar a mistura do congelador e bater no liquidificador mais uma vez. Após esse passo, volte ao congelador até que endureça e está pronto para ser servido.

Mousse de siriguela

Outro tipo de doce que pode ser feito com essa fruta tão versátil é o mousse. Para essa receita você vai utilizar 1 porção de siriguela sem caroço, o que corresponde a aproximadamente 50 unidades da fruta, 1 caixa de creme de leite, 1 caixa de leite condensado e 1 envelope de uma gelatina sem sabor.

O modo de preparo também é muito simples. Coloque as frutas em um liquidificador e bata. Em seguida, coloque o creme de leite e acrescente aos poucos o leite condensado enquanto bate no liquidificador.

Por fim, é a vez de acrescentar a gelatina já preparada como manda a embalagem. Bata por aproximadamente 2 minutos e pronto. Agora é só colocar no congelador por volta de 4 horas para que o mousse pegue a consistência adequada e você possa servir essa deliciosa sobremesa.

Viu como é simples? E o melhor é que o sorvete pode ficar um bom tempo no congelador. Assim, ele não precisa ser consumido de forma instantânea.

Siriguela faz mal?

Algumas pessoas acham que comer siriguela pode causar algum mal à saúde, parecido com a doença causada por ingerir carne de porco mal passada.

Mas, isso não é inteiramente verdade. A seriguela, especialmente, não tem mais poder de causar doenças como cisticercose e teníase do que qualquer outra fruta ou verdura.

Esses tipos de doenças podem sim ocorrer quando se consome qualquer tipo de fruta ou verdura sem a devida higienização.

Por isso, o indicado é que antes de consumir a siriguela ou qualquer outro alimento natural, seja bem lavado com água e água sanitária ou vinagre.

Com isso, qualquer bactéria ou germe que estiver presente no alimento vai ser eliminado e a pessoa pode consumir tranquilamente.

Siriguela

Vantagens do consumo de siriguela

Além de todos os benefícios que você conheceu, existem muitos outros benefícios da siriguela que podem ser mencionados.

E um dos principais é o auxílio que essa fruta pode dar no processo de emagrecimento. Isso porque, como a fruta é rica em fibras, ela oferece uma sensação de saciedade maior para quem está consumindo.

Isso faz com que a pessoa sinta menos vontade de comer e consiga diminuir a ingestão de alimentos durante os períodos de dieta ou até mesmo de reeducação alimentar.

Além disso, outro grande benefício da fruta siriguela é a prevenção do envelhecimento. Isso acontece porque essa fruta é muito rica em alguns antioxidantes, como betacaroteno e a vitamina C que já foi mencionada anteriormente.

Esses antioxidantes são responsáveis por evitarem que radicais livrem se formem no organismo humano. Ou seja, sem esses radicais livres, as células do corpo não envelhecem tanto, o que previne o processo de envelhecimento.

Além disso, esses antioxidantes podem ser responsáveis também por prevenir o surgimento de doenças graves como Alzheimer, câncer, aterosclerose e doenças cardíacas.

Com isso, você pode ver o tamanho da importância dessas substâncias presentes na siriguela e como é vantajoso criar o habito de consumir a fruta.

Ainda, mais um benefício que o consumo dessa fruta oferece é a hidratação. Consumir a fruta in natura oferece uma grande capacidade de hidratação ao corpo. Além disso, ainda é um agente diurético, o que elimina inchaços e faz com que a pessoa se sinta muito melhor.

Como consumir a siriguela?

Depois de saber de todos esses benefícios que a seriguela oferece, você deve estar pensando em todas as formas de consumir essa fruta.

Alguns dos benefícios são reconhecidos pelo corpo quando você consome a fruta in natura, ou seja, na forma natural de fruta mesmo. Mas você pode obter os resultados dos benefícios também em outras formas que já mencionados, como em sucos.

Além disso, consumir doces ou outras receitas da fruta também faz bem à saúde, desde que em moderação quando for alguma receita que envolva outros ingredientes mais calóricos, como açúcar e leite condensado.

Assim, é sempre bom lembrar de consumir a fruta in natura para não perder nenhuma das propriedades contidas na siriguela. E usar as outras formas de consumo para momentos como sobremesas, por exemplo.

Ademais, se você quiser adaptar alguma das receitas mencionadas acima para deixar com menos calorias, é possível. Basta testar e ver o que funciona, podendo trocar ingredientes como açúcar normal por mascavo ou algum tipo de adoçante natural.

Dessa forma, você consome a fruta em forma de doce, mas não precisa se preocupar tanto com a quantidade de açúcar que está ingerindo. Isso pode ser uma alternativa, inclusive, para quem possui algum tipo de restrição ao consumo de açúcar.

Substituindo ingredientes nas receitas, mesmo que você não possa consumir açúcar ou proteína do leite, por exemplo, consegue executar as receitas e criar doces saborosos dentro das suas possibilidades.

Época da siriguela

A época de colher a siriguela do pé é entre os meses de dezembro e fevereiro, principalmente no Ceará. Essa época é cheia de fruta e faz com que seja muito fácil encontrar a siriguela em todos os locais.

Mercados, fruterias e até mesmo na beira da praia é possível encontrar essa fruta no Ceará nessa época. Assim, isso já é uma tradição na região e faz com que a economia gire bastante.

Isso porque, além da procura para consumo próprio, os bares e restaurantes também procuram muito essa fruta nessa época do ano, pois há muita saída para pratos e coquetéis.

De acordo com a Embrapa, as principais cidades que produzem siriguela são as cidades de Crato, Brejo Santo, Missão Velha e Barbalha.

Onde encontrar siriguela no Brasil?

Você já sabe que a origem dessa fruta é a América Central, mas a siriguela também é nativa do Brasil, especialmente da Caatinga e do Cerrado. Além disso, outras regiões, atualmente, já produzem a fruta, mas originalmente é vinda desses principais locais.

Propriedades da siriguela

Outra informação importante sobre a siriguela é o valor nutricional. Essa informação é ainda mais importante para quem segue dietas alimentares e deseja incluir essa fruta no dia a dia.

O valor nutricional de cada fruta vai depender do tamanho do fruto, então vamos analisar uma porção de 100g.

Cada 100g de siriguela possui em torno de 76 calorias, além de 1,4g de proteína e 18,9g de carboidrato.

Além disso, a fruta possui em média 3,9g de fibra alimentar e 0,4g de lipídios. Alguns minerais como fósforo e cálcio estão presentes na quantidade de 49mg e 27mg, respectivamente.

Ademais, a fruta não contém colesterol, o que é um grande benefício para dietas que visam diminuir as taxas de colesterol.

A quantidade de potássio para cada 100g da fruta é de 248mg, além de ter 2mg de sódio. Mas em relação às vitaminas presentes na siriguela, são vistos traços de vitamina B1, B2, B3, B6 e 27mg de vitamina C.

Siriguela

Caraterísticas da siriguela

É interessante mencionar que, para cada estágio de maturação, a seriguela apresenta valores nutricionais diferentes. Além disso, a fruta contém um caroço leve e conta com um ótimo rendimento.

Ou seja, a fruta tem bastante polpa e não se perde muito, como outras frutas que acabam tendo pouca polpa em comparação à quantidade de casca e caroço ou sementes.

Além disso, a fruta não está inserida entre as frutas ácidas, mas tem um gosto bastante doce. Isso acontece porque, na fase final de maturação, os açúcares redutores são aproximadamente 36% do total de açúcares solúveis da fruta.

O peso da fruta também varia de acordo com o nível de maturação, o que é interessante. Mas quando a fruta está em tom predominantemente amarelo, o peso pode chegar a aproximadamente 15,91g.

Já quando está amarelo, o fruto pode ter um peso aproximado de 19,92g. Além disso, não existe somente um tipo de siriguela, mas algumas espécies. E uma que possui alto nível de qualidade para consumo in natura é o gênero Spondias.

Nesse caso, é possível consumir a fruta tanto madura quanto ainda verde, o que comprova mais uma vez o seu nível de versatilidade.

A fruta siriguela

Agora que você já sabe bem o que é siriguela e conhece algumas características da plantação de siriguela, é possível verificar que essa fruta é muito consumida em certas regiões do país e muito produzida.

Isso quer dizer que ela é responsável por boa parte da economia de algumas regiões. Isso porque faz parte da cultura das pessoas que aprendem como plantar siriguela.

Além disso, pela grande versatilidade da fruta, é considerada uma ótima opção para diversos tipos de receitas, tanto doces como sucos.

Inclusive, é possível consumir a siriguela verde. Isso possibilita que a fruta seja ainda mais aproveitada, pois mesmo que não ocorra a maturação completa, o fruto nunca é desperdiçado e sempre pode ser utilizado na alimentação de alguma forma.

Por fim, o fato do consumo da fruta ter tantos benefícios faz com que seja cada vez mais procurada e conhecida em muitas regiões do Brasil e outros países. Ainda mais porque a dúvida se siriguela engorda foi descartada e já se sabe que não.

Porém, não engorda se consumida de forma moderada. Assim, sempre é bom lembrar que qualquer alimento em excesso causa aumento de peso. Além disso, essa questão vai depender muito da forma como você consome a fruta, se é in natura ou em doces com maior índice de calorias devido aos demais ingredientes adicionados.

Dessa forma, a siriguela é uma fruta muito benéfica à saúde e que já possui espaço certo em diversas regiões do Brasil e do mundo. Além disso, é uma ótima opção para ser incluída na dieta e servir como aliada a diversas problemas de saúde. O importante é consumir periodicamente a fruta para obter todos os benefícios que ela pode oferecer!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo