Siriguela é fruta adocicada e típica do Nordeste do Brasil

Inicio » Agricultura » Siriguela é fruta adocicada e típica do Nordeste do Brasil
30/07/2019 Por
Siriguela é fruta adocicada e típica do Nordeste do Brasil

Siriguela perece facilmente e deve ser aproveitada ao amadurecer

A siriguela é muito conhecida por seus fatores energéticos saudáveis. Ela é rica em vitaminas e sais minerais, oferecendo uma série de benefícios para a saúde da mente e do corpo. Portanto, ao fazer a inclusão dessa fruta em sua dieta, estará evitando doenças e melhorando a sua saúde naturalmente.

Deve ser aproveitada logo ao amadurecer, pois a siriguela é fruta totalmente perecível. Em razão disso, uma das melhores alternativas para uso da fruta é a produção de doces, caseiros ou industrializados. Isso ajuda a manter suas propriedades por mais tempo.

Siriguela

O que é siriguela?

É um fruto amarelado, que, quando maduro, é bem adocicado, e possui caroço grande junto de sua polpa fina. É bem semelhante ao cajá. Sua árvore apresenta nome igual ao do fruto, podendo alcançar até 7 metros de altura. A origem da fruta siriguela vem da América Central.

Esse fruto está disponível na região sul do México, América do sul e também na Central. Ele é comum nas região Nordeste do Brasil, e pode ser encontrado também nos seguintes estados:

  • Rio de Janeiro;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo;
  • São Paulo;
  • Distrito Federal.

A siriguela pode ter consumo natural, em sucos, doces e sorvetes. É fonte de minerais como fósforo, carboidratos, cálcio e ferro. É repleta também de vitamina A, vitamina B e vitamina C. Para aqueles que desejam uma boa manutenção da própria saúde diariamente, a recomendação é consumir um suco ou uma fruta natural no lanche da tarde.

Benefícios da Siriguela

A fruta possui inúmeras propriedades medicinais que ajudam o corpo a se manter saudável. É um excelente diurético natural para quem apresenta problemas de retenção de líquidos, e também consegue fortalecer o sistema imunológico. Além disso, dentre os principais benefícios da siriguela, o fruto é responsável por:

  • melhorar a digestão;
  • auxiliar na perda de peso;
  • reduzir o colesterol;
  • combater anemias;
  • fortalecer a imunidade;
  • cicatrizar;
  • gerar maior energia ao corpo;
  • ter função diurética;
  • auxiliar na boa função do corpo;
  • aliviar espasmos.

A redução do colesterol com este fruto é uma de suas maravilhas naturais. Isso porque suas propriedades medicinais e também, em razão a grande quantidade de fibras, proporciona ao organismo uma excelente estabilidade da saúde sanguínea. Com isso, a fruta também é capaz de combater anemias, mantendo o sangue com o mineral suficiente de ferro, e oxigenando as células adequadamente.

Se quer saber se a siriguela engorda, pode incluí-la já em seu cardápio, pois sua principal função é ajudar na perda do peso, conquistando as medidas ideais. Colabora efetivamente com a qualidade de vida e previne a obesidade.

Quando aliada a bons exercícios físicos, ainda ajuda a queimar gorduras, pois seu teor energético é alto. Um organismo que apresenta imunidade fortalecida está livre de resfriados, gripes e doenças do trato respiratório que tanto acometem a saúde.

Siriguela

Como plantar siriguela?

Uma muda boa desta fruta pelas sementes é rara. O ideal é que se faça o plantio dela através de estaquia, bem como adquirir uma muda já em formação em ambientes específicos como viveiros. Essas estacas precisam apresentar entre 30 e 50 centímetros, além de gemas de reprodução já formadas, um diâmetro de, pelo menos, 10 centímetros e plantação em ângulo de 45º em preparação da terra. Isso tudo principalmente em época de chuvas.

A preparação da terra para as estacas precisam de covas de, pelo menos, 30 centímetros por 30 centímetros, em distância à muros ou demais árvores, enchendo-as de estercos curtidos e misturas de calcário com terra. Essa, logo que bem preparada, deve descansar por um mês antes de colocar estacas. Pode-se também fazer o plantio através de um vaso grande, de larga boca e uma profundidade de, pelo menos, 50 centímetros.

Para conquistar bons resultados sobre a plantação da siriguela é preciso ter em mente que trata-se de uma planta de sol pleno, mas não há impedimentos para que ela seja cultivada em sua casa. O ideal é que esse plantio aconteça em meia sombra e que os raios solares estejam por ali nos períodos da manhã. Caso o clima seja seco e quente, sem que a água falte e que também não haja o excesso dela, a produção dos frutos começam entre três a quatro anos.

Podas da siriguela

Podas para limpar são sempre importantes, principalmente no outono e no inverno. A partir delas, pode-ser compor a árvore, fazendo a limpeza dos galhos secos ou que apresentem doenças, gerando uma forma mais arredondada à copa. Caso queira fazer mudas da fruta, o ideal é retirar as estacas dos galhos saudáveis.

Aqueles que estão doentes devem ter o descarte na parte exterior do terreno para que não contamine demais plantas ou que infectem a árvore, ainda mais se tiver lesão de fungos. Faça sempre cortes inclinados ao podar.

Se a siriguela estiver apresentando muitas folhas e pouco sol em relação aos miolos, a “desfolhagem” pode ajudar a escolher os galhos. Essa atitude permite que os raios solares entrem pela copa e que reduzam as quantidade de líquidos perdidos através da transpiração foliar.

Siriguela

Como preparar um suco de siriguela?

A siriguela também é conhecida por diversos outros nomes que variam a ortografia: ciriguela, seriguela, ceriguela. Essa fruta é fonte de antioxidantes, vitaminas e de muitas fibras. Portanto, é excelente para a saúde intestinal.

Ela pode ser utilizada efetivamente para a culinária, em compotas e uma diversidade de doces. Só o suco de siriguela, por exemplo, traz benefícios incríveis para a saúde e é muito simples de ser preparado.

O jeito mais convencional de fazer o suco é usando a água. Mas para incrementar os nutrientes, a recomendação é usar o leite para a mistura com os ingredientes. Se quiser dar preferência ao leite vegetal, o ideal é substituí-lo pelo leite de arroz ou de avelã.

Se a intenção é elaborar um suco da fruta siriguela que possa fazer parte da sua dieta, tire o açúcar dessa receita. Estévia pode ser a solução para substitui-lo, neste caso. Por conseguinte, lance todos os ingredientes ao liquidificador até que se obtenha uma mistura bastante homogênea.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo