Nogueira, comum na Europa e na Ásia, atinge até 25 metros de altura

Inicio » Agricultura » Nogueira, comum na Europa e na Ásia, atinge até 25 metros de altura
02/10/2020 Por
Nogueira, comum na Europa e na Ásia, atinge até 25 metros de altura

Nogueira é um nome que você, com certeza, já escutou. Afinal, quantas pessoas não possuem o sobrenome de Nogueira no Brasil, não é mesmo? Mas você sabe de onde surgiu esse nome? Na verdade, esse nome provém de uma árvore que dá um fruto bastante conhecido por todos nós: a noz. Mas é claro que existem tipos de nozes diferentes e a nogueira é apenas uma das árvores que conseguem dar esse fruto.

É uma árvore bastante presente no cotidiano de muitas pessoas, pois seus frutos são consumidos em todo o mundo. Na Europa, é bem comum ela ser cultivada em pomares, principalmente em familiares. Confira tudo sobre a nogueira logo abaixo!

Nogueira

O que é nogueira?

Nogueira é uma árvore proveniente da Europa e da Ásia que dá nozes como fruto, também conhecida popularmente como nogueira-comum. Outros tipos de árvores podem dar outros tipos de nozes, portanto, ela não é a única.

Seu fruto geralmente é chamado de noz inglesa ou noz persa. Com base nisso, já é possível saber que ela é bastante presente na região do Reino Unido e na região do Irã, que é onde viviam os antigos persas.

Ela pode medir até mesmo incríveis 25 metros de altura e viver diversos anos. No entanto, é muito fácil confundir essa nogueira com outras, pois existem outros tipos. No Brasil, por exemplo, existem outras árvores que levam esse nome.

A nogueira de iguape é um tipo brasileiro que possui folhas esbranquiçadas e uma aparência mais caduca, ou seja, bagunçada e irregular, e o interior da copa é prateado. Ela é presente principalmente no Brasil, mas também no Havaí e Índia.

Ela pode também adotar nomes distintos, tais como nogueira-brasileira, nogueira-da-india e nogueira-de-bancul.

Gênero Juglans e a nogueira

Na botânica, assim como no reino animal, tudo é devidamente dividido, portanto, saiba que existe um gênero chamado Juglans. Todas as árvores desse gênero são comumente chamadas de nogueiras e dão nozes (de diferentes tipos). A nogueira-comum é uma das mais presentes, com frutos distribuídos em todo o mundo.

Existem nogueiras provenientes de diversas partes do mundo, que podem dar nozes de diferentes formatos, cores e sabores. Além disso, as nogueiras também são diferentes na aparência e em épocas de frutificar, principalmente se compararmos os países mais frios com os tropicais.

Elas podem ser plantadas por meio das próprias nozes que produzem, mas as chances não são tão altas quanto a plantação por meio de uma muda. Nesse caso seria preciso comprá-la, mas a árvore teria uma alta probabilidade de crescer.

Um fator interessante sobre as nogueiras é que elas produzem uma série de químicos que não deixam outras plantas e flores crescerem ao redor delas. Portanto, sempre verá uma nogueira relativamente afastada de quaisquer outros tipos de árvores, plantas e flores em qualquer ambiente. É algo que aqueles que desejam plantar precisam saber.

Ademais, é uma árvore que precisa de bastante espaço no solo (no mínimo, 1 metro de profundidade), bem como manter certa distância de outras vegetações, portanto, já é possível perceber que ela necessita de bastante atenção, sem contar que o solo precisa estar bem preparado. Tudo isso vale a pena quando ela começa a frutificar.

Dependendo de como for tratada, uma nogueira pode produzir até mesmo mais de 120 quilos de nozes por ano, o que é bastante lucrativo para quem deseja vender.

Nogueira

Usos da nogueira-comum

Basicamente toda a árvore é utilizável, a começar pela madeira que apresenta excelente qualidade e muitos metros de altura, portanto, é muita madeira para corte. Ela, por si só, já exala cheiros característicos, mas os frutos e as folhas podem ser utilizados para a produção de óleos. Esses óleos podem ser utilizados para fins medicinais, estéticos e até mesmo para consumo.

É claro que ela também produz as nozes, que são um grande movimentador do comércio de frutas em todo o mundo. A polpa do fruto também pode ser comestível. Além disso, as nozes podem ser usadas para diversos outros fins medicinais e estéticos (que não o óleo).

Ela é acrescentada em muitas receitas culinárias, desde pratos mais simples aos mais refinados, mas isso acontece principalmente na época do Natal.

Confira, na listagem abaixo, algumas utilidades para a madeira, frutos e folhas da árvore nogueira:

  • Sua madeira pode ser utilizada para confeccionar móveis de grande qualidade;
  • Dependendo da região, sua madeira também pode produzir óleos incríveis com aroma de nozes;
  • Suas folhas podem ser utilizadas para chá e para a produção de óleos;
  • Seus frutos podem ser utilizados para consumo direto;
  • A partir das nozes é possível preparar chás, cremes, óleos, sabonetes, shampoos e pratos culinários dos mais diversos;
  • O óleo das nozes pode até mesmo ser usado como combustível.

Nogueira

Quais são os benefícios das nozes?

As nozes são alimentos ricos em nutrientes e, embora sejam gordurosas, são ótimas para a saúde. Ricas em ômega 3 e 6, atuam também como excelentes antioxidantes. Por fim, as nozes ajudam também na prevenção e na diminuição do colesterol, bem como regulam o intestino, pois possuem bastante quantidade de fibras.

Só é preciso tomar cuidado no consumo, porque são bastante calóricas, então, pessoas em dietas de perda de peso precisam consultar um nutricionista. Outrossim, de maneira geral, são bem saudáveis e recomendadas com moderação em qualquer dieta, até mesmo naquelas para emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Outro fator é que estudos feitos em ratos de laboratório comprovaram que nozes diminuem e previnem o desenvolvimento de câncer, além de favorecerem o coração e o sono. Pessoas com diabetes tipo 2 podem consumi-las, pois equilibram o nível de insulina.

De maneira geral, as nogueiras estão bastante presentes no nosso cotidiano, movimentando o mercado não apenas das nozes, mas de madeiras, produtos estéticos, óleos, culinária e muito mais.

A árvore nogueira só provê benefícios para o ambiente em que está instalada e para aqueles que usufruem do que ela produz. De maneira geral, todos os tipos de nogueira estão fazendo um grande bem para o meio ambiente e para o mercado, principalmente a nogueira-comum, que é a mais comercializada e também a mais conhecida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo