Pomar é o nome dado a um terreno de árvores frutíferas

Inicio » Agricultura » Pomar é o nome dado a um terreno de árvores frutíferas
25/07/2019 Por
Pomar é o nome dado a um terreno de árvores frutíferas

Para um pomar lindo e produtivo, escolha apenas espécies que se adaptem melhor ao clima e ao solo da sua região

Além de um elemento chave para a produção nutricional, a partir do cultivo de árvores frutíferas, um pomar certamente vai contribuir não apenas para a melhoria da sua saúde, mas para uma série de outros aspectos. Isso porque as condições ambientais também vão ficar mais agradáveis. Ou seja, ele ajuda a oferecer mais sombra, diminui o calor e auxilia no combate do efeito estufa.

Mesmo assim, é vital que você saiba alguns segredinhos sobre o processo. Isso porque cada espécie demanda um cuidado específico, visando uma de alta qualidade de frutas durante o ano todo. Para tirar melhor proveito de seu pomar, confira conosco um artigo repleto de dicas e informações!

Pomar

O que é pomar?

Pomar é mais que um espaço destinado ao cultivo de árvores frutíferas. É especialmente indicado se você procura agregar mais valor e atração para sua propriedade. Seja para momentos de lazer ou a colheita visando a melhora da sua alimentação, é preciso ter cuidados a fim de manter árvores e frutos perfeitos o ano todo.

E as dicas para criar um lindo pomar tornam possível aproveitar ao máximo esse espaço. Assim, você garante variedade em todas as estações do ano, tanto para paisagismo do local quanto para consumo próprio.

Mesmo com dicas para criar um lindo pomar caseiro, é necessário considerar que cada tipo de árvore e pomar possui necessidades distintas. Isso quer dizer que há diferenças entre tipos de solo e clima local. Para tanto, procure fazer análises com consultorias especializadas para deixar sua produtividade nas alturas.

Em relação ao tamanho ideal de um pomar, é possível obter uma série de benefícios ao deixar o local limpo e bonito. Da mesma forma, você deve apostar em espécies saborosas e cuidar sempre do solo. Além de evitar erosões e danos, você ainda segue normas ambientais.

Criando seu próprio pomar

Se você é apaixonado por um pomar, qualquer tamanho traz alguns benefícios e vantagens. Desde proporcionar sombra nos dias mais quentes e abrigar pássaros até degustar frutas deliciosas colhidas diretamente no pé, as dicas são simples e práticas.

No caso das frutas, as recomendadas são as preferidas pela sua família e até vizinhos. Dessa forma, você pode utilizá-las tanto para consumo in natura quanto na produção de compotas, sucos e geleias.

Mesmo assim, saiba que essa escolha vai além do gosto pessoal. Ou seja, é preciso ter os cuidados adequados em relação à temperatura, luz, umidade local e até a altitude.

Embora o pomar urbano seja um projeto responsável por pesquisas ambientais, você também pode ter o seu em casa, no meio dos centros das grandes cidades. As frutas mais comuns para esses casos são:

  • Mangas;
  • Abacates;
  • Goiabas;
  • Amoras;
  • Bananas.

Pomar

Preparando o local

Para início dos seus trabalhos, uma boa iluminação é fundamental. Isso porque ela ajuda na reprodução e no crescimento das plantas.

Assim sendo, saiba que elas precisam de um mínimo de seis horas diárias de luz solar. Certamente, você vai precisar determinar os pontos cardeais e até mesmo a presença de demais construções próximas.

Isso quer dizer fazer uma análise de árvores e muros próximos. Afinal, eles são grandes fatores na alteração das condições como temperatura, luz, ventilação e umidade local.

Dessa forma, atente-se à dica de que o Leste é o ponto de partida para sua cultura ficar mais hidratada, exuberante e rica em nutrientes. Com essa atitude, você garante mais umidade por muito mais tempo.

Por outro lado, a face Oeste, mais quente à tarde, ajuda a planta a acumular minerais essenciais do solo. Isso faz com que a água do seu pomar evapore rapidamente.

Um pouco diferente do pomar em vasos, aqui somente as árvores que possuem folhas e raízes resistentes costumam se adaptar ao clima local.

Embora seja de seu conhecimento, descubra os pontos cardeais de forma simples e didática. Para isso, abra os braços apontando o braço direito para o nascer do sol, o Leste. Dessa forma seu braço esquerdo estará direto para o poente, a Oeste. Portanto, você terá as costas ao Sul e sua face ao Norte.

Dicas de preparo e plantio em pomar

Antes de aprender como fazer um pomar, inicie o plantio verificando as condições do local para que seu pomar tenha um planejamento correto e as frutas escolhidas sejam adequadas ao ambiente. Confira abaixo algumas regras básicas:

  • Mantenha o terreno levemente inclinado ou plano;
  • Tenha sempre água potável na propriedade;
  • Limpe seu terreno com a remoção de entulhos, raízes velhas e pedras;
  • Cerque a área do seu pomar para evitar animais;
  • Mantenha formigueiros sempre fora dos arredores e da área escolhida;
  • Mantenha o solo sempre drenado e profundo.

Para proteger seu pomar de frutas contra os ventos mais fortes, invista em proteções vegetais e naturais. Isso porque eles costumam derrubar flores, frutos e deformar galhos, além de prejudicar a ação polinizadora dos insetos.

Toda essa segurança deve ser tomada para que cada muda fique formada e vigorosa, com raízes fortes e aparência sadia.

Ainda assim, procure fazer uma análise completa do solo. Nesse caso, a dica é contratar laboratórios e profissionais especializados.

Pomar

Mantendo a saúde do pomar

Dicas essenciais para pomar e horta, o importante é pensar muito além de uma adubação correta. Ou seja, mesmo que essas adubações sejam feitas em épocas de chuva, suas árvores ainda vão precisar de outros cuidados.

Elas precisarão passar por podas adequadas, eliminando ramos e dando forma à melhor copa possível. Com isso, suas árvores serão abertas e arejadas, evitando pragas, doenças, facilitando a absorção da luz solar e melhorando a ventilação.

Nos dois primeiros anos, remova as pernadas da muda e brotos abaixo de ramos. Assim, com essas podas feitas regularmente, você acaba eliminando doenças em folhas, galhos doentes e flores.

Procure limpar galhos grossos e tronco. Se frutos e folhas caírem, eles sempre precisam ser removidos, visando que doenças e pragas não sobrevivam nos resíduos e voltem a atacar.

O importante para seu pomar render maravilhas é acertar na época de colheita. Isso porque as frutas de diversas espécies e tipos variam de região para região. Fique atento ao manejo de cada cultura e às condições climáticas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo