O ovo de codorna é incluso em inúmeras receitas, simples ou sofisticadas
Altamente rentável, fácil de ser produzido, um tanto quanto exótico e um dos ingredientes mais populares no prato dos brasileiros. Somente na última década, o ovo de codorna tem conquistado cada vez mais as cozinhas de todas as regiões do país.
Os ovos de codorna são menores e mais leves que ovos de galinha e suas cascas têm manchas. Outra importante diferença é no valor nutricional do ovo de codorna, que é muito maior em comparação aos ovos de galinha.
O que é codorna?
Codorna é um tipo de ave que surgiu originalmente no norte do continente africano, europeu e asiático.
Codornas pertencem à família dos fasianídeos. Os primeiros países conhecidos por criar essas aves foram a China e Coreia. Depois, o Japão também investiu na ideia.
No ano de 1910, os japoneses começaram a realizar estudos para cruzar as espécies de codornas europeias com as espécies selvagens. Assim, a partir desse cruzamento nasceu uma espécie domesticada, a Coturnix coturnix.
Em seguida deu-se início à sua exploração, tendo em vista a produção e comercialização da carne e dos ovos.
Apenas em 1959, a codorna chegou ao Brasil. Foi através de imigrantes italianos e japoneses, que tinham interesse pelo seu canto.
Coturnicultura, a criação de codorna
A coturnicultura é a criação de codorna a fim de gerar alimentos, notadamente carne e ovos. A comercialização e produção, tanto de carne quanto ovos de codorna, tem um motivo bastante simples.
Assim sendo, alguns motivos são listados como principais fatores para a exploração de fins comerciais dessa ave, como:
- Seu rápido crescimento: as codornas são aves que atingem a maturidade em poucos dias;
- Precocidade na produção e maturidade sexual: entre 35 a 42 dias, as aves de codorna já podem botar ovos;
- Alta produtividade: as codornas, quando bem cuidadas, botam um ovo por dia, o que dá de 13 a 15 ovos por postura. Ainda, podem chegar a botar até 300 ovos por ano;
- Pequenos espaços para grandes populações: é possível criar entre 120 a 150 aves por m²;
- Grande longevidade: as codornas possuem vida útil para exploração comercial de 14 a 18 meses;
- Baixo índice de investimento: armazenar, alimentar e cuidar das codornas exige baixo investimento. O alimento, por exemplo, é feito à base de ração. Cada codorna consome em média apenas 25 gramas por dia;
- Rápido retorno: somando todos esses fatores, o retorno da coturnicultura é rápido e exige pouco.
Números da produção de codorna
O volume de produção tem se multiplicado a cada ano. O único órgão responsável pelo levantamento da coturnicultura, o IBGE, aponta que a população de galinhas codorna dobrou nos últimos 10 anos no Brasil.
O número ultrapassou a barreira dos 7,5 milhões de aves por ano em 2006, chegando a 15 milhões em 2016, data da última checagem.
Evidentemente, a produção dos ovos de codorna também subiu aceleradamente nesse mesmo período. Em 2006 o registro era de 1,4 bilhão, para 3,3 bilhões em 2016.
Esse crescimento está diretamente ligado ao trabalho de empreendedorismo da indústria, que passou comercializar e entregar ovos in natura, assim como ovos em conserva. Isso possibilitou uma ampliação do mercado consumidor.
30,4% do total de ovos de codorna produzidos no Brasil vem do estado de São Paulo. O Espírito Santo aparece com 22% da produção, enquanto Minas Gerais tem 13,3%.
Benefícios do ovo de codorna
Vejamos, em seguida, alguns dos benefícios do ovo de codorna.
-
Rico em nutrientes
Ovos de codorna são ricos em nutrientes, como vitaminas e minerais.
Apesar de seu pequeno tamanho, seu valor dietético é, pelo menos, quatro vezes maior que outros tipos de ovos, incluindo o de galinha.
Ovos de codorna têm 13% de proteínas, mais que os 11% dos ovos de galinha. A vitamina B é de 140% em ovos de codorna, em comparação com ovos de galinha, que apresentam 50% do mesmo nutriente.
-
Ótimo durante a gravidez
As mulheres normalmente ficam atordoadas com os tipos de alimentos que podem e não podem consumir durante a gravidez. A ave é nutritiva e segura na gravidez e carrega nutrientes valiosos para a produção do feto.
Com as precauções de segurança alimentar, você pode consumi-las após consultar seu médico para obter ajuda com escolhas nutricionais.
Os elementos nutritivos como fósforo, vitaminas B, minerais, proteínas, antioxidantes e muitos outros são benéficos para o desenvolvimento e crescimento do feto.
-
Trata diabetes
O diabetes é uma doença que ocorre quando a glicose no sangue é muito alta. A glicose no sangue é a principal fonte de energia e vem dos alimentos que ingerimos.
Justamente por isso, os ovos de codorna tratam a diabetes por meio de baixo carboidrato e baixa caloria, para manter o açúcar no sangue e o colesterol em um nível seguro.
-
Aumenta a libido
Ovos de codorna são cheios de nutrientes. Fósforo, proteínas e vitaminas são alguns dos essenciais. Sendo assim, esses nutrientes vitais ajudam a aumentar a libido. Isso torna o ovo de codorna afrodisíaco.
-
Ajuda a reduzir doenças cardíacas
Ovos de codorna contêm muito menos carboidratos e mais proteínas. Como resultado, eles ajudam a tratar o coração. Cuidam do bom colesterol, necessário para uma saúde cardíaca ideal.
-
Ajuda no combate contra o câncer
O câncer é o resultado mais grave de um sistema imunológico fraco.
Devido ao drástico aumento da poluição causado pelas invenções da era moderna e o uso ilimitado de produtos químicos, o meio ambiente foi contaminado por substâncias tóxicas, incluindo radicais livres. Dessa forma, o alto contato com esses compostos tóxicos pode causar câncer.
Você pode proteger seu corpo dos danos causados pelos radicais livres via alimentos ricos em vitamina A e selênio. De fato, esses dois nutrientes são excelentes antioxidantes e ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.
Ovos de codorna contêm grandes quantidades de vitamina A e selênio, tornando-os um antioxidante natural. A adição de ovos de codorna em nossa dieta pode tornar nosso corpo um ambiente inadequado para o crescimento do câncer.
Ovo de codorna em conserva
Ovos de codorna em conserva são bastante populares. A conserva é um modo prático e rápido de deixar os ingredientes ainda mais gostosos. Afinal, é uma prática cultural brasileira, encontrada nos quatro cantos do país.
Um dos itens mais apreciados dentre os produtos em conserva na culinária é o ovo de codorna.