Ovo de codorna é popular e destaca grande produção anual no Brasil

Inicio » Agronegócio » Ovo de codorna é popular e destaca grande produção anual no Brasil
11/05/2020 Por
Ovo de codorna é popular e destaca grande produção anual no Brasil

O ovo de codorna é incluso em inúmeras receitas, simples ou sofisticadas

Altamente rentável, fácil de ser produzido, um tanto quanto exótico e um dos ingredientes mais populares no prato dos brasileiros. Somente na última década, o ovo de codorna tem conquistado cada vez mais as cozinhas de todas as regiões do país.

Os ovos de codorna são menores e mais leves que ovos de galinha e suas cascas têm manchas. Outra importante diferença é no valor nutricional do ovo de codorna, que é muito maior em comparação aos ovos de galinha.

Ovo de codorna

O que é codorna?

Codorna é um tipo de ave que surgiu originalmente no norte do continente africano, europeu e asiático.

Codornas pertencem à família dos fasianídeos. Os primeiros países conhecidos por criar essas aves foram a China e Coreia. Depois, o Japão também investiu na ideia.

No ano de 1910, os japoneses começaram a realizar estudos para cruzar as espécies de codornas europeias com as espécies selvagens. Assim, a partir desse cruzamento nasceu uma espécie domesticada, a Coturnix coturnix.

Em seguida deu-se início à sua exploração, tendo em vista a produção e comercialização da carne e dos ovos.

Apenas em 1959, a codorna chegou ao Brasil. Foi através de imigrantes italianos e japoneses, que tinham interesse pelo seu canto.

Coturnicultura, a criação de codorna

A coturnicultura é a criação de codorna a fim de gerar alimentos, notadamente carne e ovos. A comercialização e produção, tanto de carne quanto ovos de codorna, tem um motivo bastante simples.

Assim sendo, alguns motivos são listados como principais fatores para a exploração de fins comerciais dessa ave, como:

  • Seu rápido crescimento: as codornas são aves que atingem a maturidade em poucos dias;
  • Precocidade na produção e maturidade sexual: entre 35 a 42 dias, as aves de codorna já podem botar ovos;
  • Alta produtividade: as codornas, quando bem cuidadas, botam um ovo por dia, o que dá de 13 a 15 ovos por postura. Ainda, podem chegar a botar até 300 ovos por ano;
  • Pequenos espaços para grandes populações: é possível criar entre 120 a 150 aves por m²;
  • Grande longevidade: as codornas possuem vida útil para exploração comercial de 14 a 18 meses;
  • Baixo índice de investimento: armazenar, alimentar e cuidar das codornas exige baixo investimento. O alimento, por exemplo, é feito à base de ração. Cada codorna consome em média apenas 25 gramas por dia;
  • Rápido retorno: somando todos esses fatores, o retorno da coturnicultura é rápido e exige pouco.

Números da produção de codorna

O volume de produção tem se multiplicado a cada ano. O único órgão responsável pelo levantamento da coturnicultura, o IBGE, aponta que a população de galinhas codorna dobrou nos últimos 10 anos no Brasil.

Ovo de codorna

O número ultrapassou a barreira dos 7,5 milhões de aves por ano em 2006, chegando a 15 milhões em 2016, data da última checagem.

Evidentemente, a produção dos ovos de codorna também subiu aceleradamente nesse mesmo período. Em 2006 o registro era de 1,4 bilhão, para 3,3 bilhões em 2016.

Esse crescimento está diretamente ligado ao trabalho de empreendedorismo da indústria, que passou comercializar e entregar ovos in natura, assim como ovos em conserva. Isso possibilitou uma ampliação do mercado consumidor.

30,4% do total de ovos de codorna produzidos no Brasil vem do estado de São Paulo. O Espírito Santo aparece com 22% da produção, enquanto Minas Gerais tem 13,3%.

Benefícios do ovo de codorna

Vejamos, em seguida, alguns dos benefícios do ovo de codorna.

  • Rico em nutrientes

Ovos de codorna são ricos em nutrientes, como vitaminas e minerais.

Apesar de seu pequeno tamanho, seu valor dietético é, pelo menos, quatro vezes maior que outros tipos de ovos, incluindo o de galinha.

Ovos de codorna têm 13% de proteínas, mais que os 11% dos ovos de galinha. A vitamina B é de 140% em ovos de codorna, em comparação com ovos de galinha, que apresentam 50% do mesmo nutriente.

  • Ótimo durante a gravidez

As mulheres normalmente ficam atordoadas com os tipos de alimentos que podem e não podem consumir durante a gravidez. A ave é nutritiva e segura na gravidez e carrega nutrientes valiosos para a produção do feto.

Com as precauções de segurança alimentar, você pode consumi-las após consultar seu médico para obter ajuda com escolhas nutricionais.

Os elementos nutritivos como fósforo, vitaminas B, minerais, proteínas, antioxidantes e muitos outros são benéficos para o desenvolvimento e crescimento do feto.

  • Trata diabetes

O diabetes é uma doença que ocorre quando a glicose no sangue é muito alta. A glicose no sangue é a principal fonte de energia e vem dos alimentos que ingerimos.

Justamente por isso, os ovos de codorna tratam a diabetes por meio de baixo carboidrato e baixa caloria, para manter o açúcar no sangue e o colesterol em um nível seguro.

  • Aumenta a libido

Ovos de codorna são cheios de nutrientes. Fósforo, proteínas e vitaminas são alguns dos essenciais. Sendo assim, esses nutrientes vitais ajudam a aumentar a libido. Isso torna o ovo de codorna afrodisíaco.

  • Ajuda a reduzir doenças cardíacas

Ovos de codorna contêm muito menos carboidratos e mais proteínas. Como resultado, eles ajudam a tratar o coração. Cuidam do bom colesterol, necessário para uma saúde cardíaca ideal.

Ovo de codorna

  • Ajuda no combate contra o câncer

O câncer é o resultado mais grave de um sistema imunológico fraco.

Devido ao drástico aumento da poluição causado pelas invenções da era moderna e o uso ilimitado de produtos químicos, o meio ambiente foi contaminado por substâncias tóxicas, incluindo radicais livres. Dessa forma, o alto contato com esses compostos tóxicos pode causar câncer.

Você pode proteger seu corpo dos danos causados pelos radicais livres via alimentos ricos em vitamina A e selênio. De fato, esses dois nutrientes são excelentes antioxidantes e ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.

Ovos de codorna contêm grandes quantidades de vitamina A e selênio, tornando-os um antioxidante natural. A adição de ovos de codorna em nossa dieta pode tornar nosso corpo um ambiente inadequado para o crescimento do câncer.

Ovo de codorna em conserva

Ovos de codorna em conserva são bastante populares. A conserva é um modo prático e rápido de deixar os ingredientes ainda mais gostosos. Afinal, é uma prática cultural brasileira, encontrada nos quatro cantos do país.

Um dos itens mais apreciados dentre os produtos em conserva na culinária é o ovo de codorna.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo