Pale Ale é tipo de cerveja com malte predominantemente pálido

Inicio » Agronegócio » Pale Ale é tipo de cerveja com malte predominantemente pálido
13/10/2020 Por
Pale Ale é tipo de cerveja com malte predominantemente pálido

Pale Ale é bebida milenar e ganha destaque no mercado brasileiro. A Pale Ale é conhecida por ser muito versátil e com uma possibilidade incrível de harmonização. Essa cerveja é tida como a queridinha por pessoas adeptas da bebida. Mesmo sendo uma bebida milenar, está em constante alta e popularidade por ser muito convidativa e possuir grande variedade.

Além disso, a Pale Ale traz consigo uma diversidade muito vasta de famílias e estilos, o que resulta em sabores diferentes e na aceitação por grande parte das pessoas. Justamente por isso, essa bebida ainda é tão popular nos dias hoje, fazendo com que mais pessoas tenham a mesma como preferida.

Pale Ale

O que é Pale Ale?

Pale Ale é um das cervejas mais antigas. Para entender o que é Pale Ale e o que é cerveja Pale Ale, é preciso primeiro saber que ela se originou em Burton-On-Trent, na Inglaterra, em meados de 1640. No início, a bebida ainda não tinha levado o nome de Pale Ale. Essa denominação veio somente no século XVIII.

Como a maioria das receitas que fazem sucesso, a Pale Ale nasceu por acidente. No momento, tentava-se criar uma cerveja com alto nível de fermentação, que fosse clara e possuísse uma escala satisfatória de lúpulo. Desde então, caiu no gosto de muitas pessoas.

Assim, em tradução livre, seu nome significa algo como “cerveja pálida”. Isso causa um pouco de confusão na cabeça das pessoas, já que a cerveja Ale que vemos é, em geral, amarelada e até mesmo mais escura do que as demais.

Pale Ale

Muitas pessoas se confundem, mas não existe somente um tipo de cerveja Pale Ale. Os principais tipos de cerveja Ale são:

  • Indian Pale Ale;
  • American Pale Ale;
  • Light Hybrid Beer;
  • Amber Hybrid Beer;
  • Scottish and Irish Ale.

Dentre as citadas, a Indian Pale Ale é uma das cervejas que possui um gosto amargo muito acentuado. Esse gosto é derivado dos lúpulos utilizados em sua fabricação que, em geral, apresentam características herbais ou frutadas.

Depois, é possível citar a American Pale Ale, que possui teor alcoólico de 5% e contém uma grande quantidade de lúpulo. Essa cerveja foi criada nos Estados Unidos, não muitos anos atrás, em 1980. É uma cerveja recente quando comparada com a data de fabricação de outras.

Além disso, é possível encontrar, dentro da Light Hybrid Beer, a Cream Ale e a Blonde Ale. A Blond Ale também pode ser fermentada como Lager, assim como a American Wheat.

Em seguida, a Amber Hybrid Beer caracteriza outros tipos de cerveja, assim como a Light Hybrid.

Pale Ale

Ale legítima

Mesmo que seja fácil de encontrar diversas cervejas Pale Ale para aquisição em supermercados e bares, ainda existem as chamadas Real Ale. Essas cervejas são as verdadeiras Pale Ales, porém, são servidas somente direto no balcão para o cliente.

Além de serem servidas diretamente no balcão, as Real Ale são servidas sem nenhum tipo de pressão. A única pressão que é aplicada a elas é a natural exercida pela gravidade. Dessa forma, é mais fácil de aproximar o seu gosto com a originalidade da Pale Ale.

Além disso, a Real Ale também pode ser levada ao cliente através de um sistema de bombeamento manual. Esse tipo de cerveja precisa e deve ser sempre servido na temperatura ambiente para conservar a forma como realmente era consumida quando foi criada.

Isso também tende a ser uma homenagem ao povo britânico e à sua tradição.

Exportação da Pale Ale

Mesmo que o correto seja servi-la da forma como dito acima, a Pale Ale às vezes foge da tradição e acaba sendo vendida de forma engarrafada ou embarrilada. Nesse estilo, essa cerveja tende a apresentar um teor alcoólico muito maior do que teria sendo servida tradicionalmente.

Assim, quando a Pale Ale é engarrafada, geralmente significa que ela será exportada para a terra de origem e demais localidades do mundo. Até mesmo porque, como o seu teor alcoólico fica muito maior, não seguiria exatamente a tradição de homenagem britânica.

Pale Ale

Preferências diferentes

A Ale causa um pouco de estranheza para as pessoas que não conhecem a fundo a história e os tipos da cerveja, ou para as pessoas mais tradicionais. Isso porque ela é diferente daquilo considerado “comum”.

Afinal, essa cerveja em específico apresenta pouquíssimo colarinho. O colarinho nada mais é do que a espuma branca que se apresenta no copo após a cerveja ser servida. Isso pode gerar um pouco de incômodo para as pessoas que estão mais acostumadas e realmente preferem a espuma tradicional.

Isso varia um pouco dependendo da região ou país, por exemplo. No entanto, as pessoas que mais reclamam sentir falta da espuma são os brasileiros, já que é muito tradicional no Brasil que as cervejas tenham bastante espuma, a ponto de quase escorrer do copo.

Além disso, esse tipo de cerveja também é diferente na questão da temperatura na sua fermentação. Há leveduras que, em grande maioria dos casos, fermentam entre 15 e 20 graus. No caso da Ale, a temperatura mais alta acaba produzindo um nível muito maior de éster.

Além disso, esta e as demais cervejas que fazem parte da família podem ter um gosto muito mais forte, com um amargor muito mais acentuado. Nesses momentos, é importante que o consumidor pense bem antes de adquirir alguma delas, afinal, ele pode não se agradar com o sabor.

Preço da Pale Ale

Além de precisar ter um pouco de cuidado na hora de tomar a cerveja por conta do sabor, o preço também está incluído no cuidado. Por ser um produto diferenciado, de grande procura e popular, o seu preço é maior em comparação com as demais.

Logo, uma garrafa de 500 ml, por exemplo, pode chegar a quase R$ 30,00 dependendo da marca que a produz. Isso significa que, além de talvez o consumidor não se agradar com o gosto, pode se arrepender amargamente por conta do valor.

De forma geral, a Pale Ale é mais consumida por pessoas que já possuem determinado conhecimento sobre o produto, sabem a margem de preço aceitável para a bebida e também se agradam do sabor forte e diferenciado que a mesma carrega.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo