Agronegócio

Pão de mel, doce de origem europeia, faz sucesso no Brasil

Pão de mel, doce de origem europeia, faz sucesso no Brasil

Além de clássico, o pão de mel também é opção rentável para a economia doméstica. Pelo seu preparo, o pão de mel pode até ser chamado de minibolo, mas a explosão de sabor é única. Isso porque o preparo de suas receitas costuma combinar ingredientes que garantem erro zero no processo: ovos, açúcar e mel.

Enfim, olhando além da doçura de um pão de mel, enquanto o comércio de panificação e nossa produção apiária vão bem, toda a cadeia do agronegócio corre sérios riscos. Isso porque uma das principais preocupações na questão da gestão ambiental é a diminuição das abelhas graças aos agrotóxicos de ação humana.

Pão de mel

O que é pão de mel?

Pão de mel é uma variedade clássica de doce composta por uma tradicional mistura de doce de leite, chocolate e bolo. Embora tenha origem europeia, o pão de mel chegou por aqui conquistando o paladar tropical de milhões de fãs.

Sem contar que esse sucesso garante ao doce uma ótima alternativa de investimento para conseguir uma renda extra. Para isso, o pão de mel resiste ao tempo e garante novidades em receitas que dão a essa iguaria novos recheios e formas.

Como exemplos, temos os sabores trufados, crocante e até de prestígio. No entanto, sua textura ainda pode surpreender em receitas que pareçam doces folheados e pavê.

Enfim, o pão de mel é um doce produzido a partir de massas versáteis, onde você pode inovar sem gastar muito, inventar suas próprias receitas e ainda garantir um negócio rentável.

Como fazer pão de mel para venda?

Antes de aprender como fazer pão de mel, saiba que sua massa precisa ser tenra, mas pesada. Assim, ela poderá suportar qualquer tipo de recheio que você e seus clientes quiserem. Aliás, você ainda precisa investir em bons ingredientes para que uma mordida no doce revele o sabor inconfundível.

Para diferenciar o produto frente à concorrência, seu pão de mel pode ter a cobertura de especiarias, por exemplo. Contudo, sempre procure acertar na mão para ele ficar delicado e com textura rica em detalhes. Aliás, ao optar por especiarias, prefira as de aromas e sabores únicos.

Para isso, além de aproveitar os benefícios do mel, você pode investir em um mix com canela, cravo, noz-moscada e gengibre. Enfim, ao vender o produto, aposte ainda em belas embalagens, o que pode fazer a diferença para seu negócio.

Pão de mel

Receita de pão de mel

Agora que você já conhece mais sobre o pão de mel, é hora de colocar a mão na massa. Temos, em seguida, uma receita de pão de mel para você produzir sua massa caseira, mas de forma tradicional. A partir daí, pode começar a pensar em quais serão os recheios para você obter bons lucros.

Primeiro, para fazer a massa, anote os ingredientes que você deve ter em mãos:

  • Duas xícaras de chá de açúcar mascavo;
  • Cinco ovos inteiros;
  • Uma xícara de chá de chocolate em pó;
  • Quatro colheres de sopa de margarina;
  • Uma xícara de chá de leite;
  • Uma xícara de chá de mel;
  • Uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio;
  • Três xícaras de chá de farinha de trigo;
  • Uma colher de sopa de especiarias;
  • Duas colheres de sopa de leite em pó;
  • Uma colher de chá de aroma de baunilha.

A partir de então, basta seguir abaixo o modo de preparo do nosso pão de mel:

  1. Em uma batedeira, bata o açúcar e os ovos inteiros;
  2. Adicione a margarina;
  3. Bata mais um pouco;
  4. Alternando secos e líquidos, coloque os demais ingredientes;
  5. Adicione o bicarbonato de sódio;
  6. Coloque tudo em uma assadeira untada;
  7. Leve para assar em forno pre-aquecido;
  8. Aguarde cerca de meia hora.

Como uma dica extra, se você quiser assar em formas com vários formatos ou individuais, unte cada uma e forre com farinha. Depois, basta levar ao forno pre-aquecido e esperar uns vinte minutos.

Enfim, você pode completar o processo com um recheio de brigadeiro e uma cobertura de chocolate ao leite. Não há quem resista, não é mesmo?

Tipos de pão mais vendidos no Brasil

Claro que o brasileiro adora a variedade “francês”, mas você ainda pode conhecer outros de tipos de pão e até mudar um pouco a sua rotina. Afinal, o que importa é ficar em casa ou com os amigos saboreando um café da tarde com esse alimento sagrado.

Seja salgado ou doce, confira a seguir quais os mais vendidos e comuns no Brasil:

  • Francês: o famoso pão de sal é o mais consumido por aqui, já que é comum no café da manhã, passando pelo lanche da tarde e marcando presença até antes de dormir;
  • Sírio: também chamado de pão árabe, ele é feito com farinha de trigo, trigo integral e semolina, costumando ser recheado como um sanduíche;
  • Pão de forma: produzido a partir da farinha de trigo e do cozimento da massa doce, é aquele de forma retangular e o mais utilizado para montar aquele tradicional misto-quente;
  • Pão de queijo: enfim, um dos mais saborosos, esse pão é típico do Brasil e sua receita tradicional costuma levar sal, ovos, queijo e óleo vegetal.

Pão de mel

Mel na economia

O Brasil é considerado o produtor do melhor mel de todo o planeta. Aliás, é o estado de Santa Catarina o que mais tem destaque no setor de apiários. Apesar disso, saiba que até os anos 1990, nosso país não estava nem entre os vinte primeiros colocados nesse ranking global.

Por outro lado, em relação à produção e exportação do mel, estamos apenas na décima colocação, embora continuemos avançando ano a ano nas áreas de produção e exportação. Afinal, de acordo com a CONAP (Cooperativa Nacional de Apicultura) e o IBGE (do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os números são expressivos.

Isso porque, apenas no ano de 2015, produzimos quase quarenta mil toneladas e obtivemos um faturamento acima dos trezentos milhões de reais. Em suma, mais dessa metade foi vendida ao mercado internacional.

Para suprir todas as vendas do pão de mel, saiba que os maiores produtores mundiais são a China, Argentina, Estados Unidos, Índia e Turquia.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

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