Quinoa tem mercado crescente e é uma boa opção de cultivo

Inicio » Agricultura » Quinoa tem mercado crescente e é uma boa opção de cultivo
01/06/2020 Por
Quinoa tem mercado crescente e é uma boa opção de cultivo

As diversas qualidades nutricionais, a versatilidade e facilidade de produção da quinoa indicam potencial de mercado muito favorável

A quinoa é um dos grãos selecionados pela NASA para integrar a dieta de suas equipes de astronautas. A escolha se deve às diversas qualidades nutricionais que o grão apresenta e por não ter glúten.

A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) já deu mostras de considerar a quinoa um dos alimentos fundamentais para se combater a fome no mundo. A produção no Brasil é recente, por isso o volume cultivado é baixo, mas pode ser vantajoso aproveitar um mercado ainda pouco explorado e com grande potencial de crescimento.

quinoa

O que é quinoa?

Quinoa é uma planta da família Amaranthaceae, a mesma do espinafre e da beterraba. Seu nome científico é Cheponidium quinoa.

Sua origem é milenar e é proveniente dos Andes, Peru, onde é conhecida como “grão de ouro”, pois era considerado um alimento sagrado. Sem dúvida, esse nome provém de suas diversas qualidades nutritivas que beneficiam sobremaneira a saúde.

No Peru e países vizinhos da América do Sul e Central, o grão é chamado de quinua, que significa “grão materno”. Foi no Brasil que se popularizou como “quinoa”.

Além de suas qualidades nutritivas, a “quinoa” se destaca por sua versatilidade.

Apesar de ser considerada um grão, a quinoa pode substituir o arroz na alimentação, isto por ser rica em nutrientes que a fazem ser equivalente ao arroz. Aliás, também é equivalente às propriedades nutritivas do leite.

A quinoa substitui também outros alimentos no quesito produção. Na produção de óleo, por exemplo, é usual que substitua a soja. O mesmo quanto ao trigo e ao milho na fabricação de biodiesel e farinhas, respectivamente.

A quinoa pode ser consumida de várias formas:

  • Em grão;
  • Flocos;
  • Farinhas.

Nos três casos não há decréscimo significativo das qualidades nutricionais a serem ingeridas pelo consumidor.

Devido à sua versatilidade e formas de consumo, a quinoa é complemento de vários pratos como saladas, sucos, vitaminas, iogurtes, pães, bolos, biscoitos, massas etc.

O grão, por não apresentar glúten, se mostra uma ótima opção de alimento para os celíacos e praticantes do vegetarianismo e veganismo.

Propriedades da quinoa

Já que se exalta tanto as propriedades da quinoa, quais seriam essas propriedades? Certamente são numerosas e bem equilibradas, pois como informado anteriormente, é uma das apostas da FAO no combate à fome no mundo.

As propriedades da quinoa:

  • Proteínas;
  • Aminoácidos (20 tipos);
  • Vitaminas (inclusive do complexo B);
  • Fibra;
  • Cálcio;
  • Fitoestrógenos;
  • Valor energético (calorias).

Mas o que podem representar, em termos de saúde, essas propriedades? E, além disso, será que quinoa emagrece? Tire essas dúvidas a seguir.

quinoa

Benefícios da quinoa

São vários os benefícios da quinoa para a saúde humana. Não à toa era considerada um grão sagrado para as civilizações antigas.

A sua fama só aumentou com o avançar da ciência que, de fato, confirmou as suspeitas de muitos quanto à qualidade de seu grão.

Faz bem para os ossos

Pessoas que sofrem com osteoporose sem dúvida precisam colocar a quinoa na dieta, pois é rica em cálcio, nutriente fundamental para os ossos. Lembrando que o grão chega a ser equivalente ao leite, outra fonte rica de cálcio.

Misturar leite com quinoa em flocos certamente rende acréscimo poderoso dessa substância ao organismo.

Faz bem para o coração

A quinoa tem grandes quantidades de ômega 3 e 6, por isso contribui para prevenir doenças cardiovasculares.

Outra ação benéfica em se tratando de sistema cardíaco é o de seu consumo diminuir o colesterol ruim.

Bom remédio para lidar com anemia

Anemia é a condição em que o corpo se encontra com níveis baixos de hemoglobina. Essa queda de produção se dá pela falta de nutrientes como o ferro. Os efeitos do estado anêmico são falta de apetite, apatia, palidez, fadiga, dores no peito, câimbras, entre outros sintomas.

E adivinha em qual nutriente a quinoa é rica? Ferro. Por esse motivo, é excelente para reverter a condição anêmica. No entanto, por mais eficaz que seja, seu consumo não deve dispensar a consulta de um médico.

Bom para a memória

O já referido ômega 3 tem outra qualidade além do apoio ao sistema cardiovascular: é bom para manter a memória.

Foi a conclusão de alguns estudos a respeito dos benefícios do nutriente, pois se descobriu que pessoas com menos concentração dessa gordura tendem a se mostrar mais esquecidas e com problemas de concentração com o decorrer do tempo.

Bom para a imunidade

A imunidade é o sistema de defesa natural do nosso corpo para combater a ação de vírus e bactérias.

Uma das vitaminas presentes em boa quantidade na quinoa é a vitamina C, velha conhecida para tratar de gripe justamente por fortalecer o sistema de defesa natural do corpo.

Faz sentido colocar a quinoa na dieta para emagrecer?

Faz, porque esse grão acelera o metabolismo, processo de queima de gordura no organismo. Outra vantagem é o de ter bastantes fibras que provocam a sensação de saciedade e corpo bem nutrido, apesar de consumo de calorias abaixo do habitual.

Tem alto valor energético, por isso tem que se maneirar na dosagem para não provocar efeito inverso do esperado. Conta ainda ser necessário aliar uma dieta balanceada a uma rotina de exercícios físicos regulares.

A salada de quinoa, por exemplo, é uma boa forma de utilizar o grão com o propósito de emagrecer.

Como plantar quinoa?

O grão não demorou muito para ganhar uma versão adaptada ao nosso solo quando se resolveu investir no seu cultivo em terras brasileiras, mas isso só veio a ocorrer em 1990, o motivo de ter uma produção baixa no país, até o momento.

Adaptou-se bem em temperaturas que variam de 20 a 28 graus, principalmente na região do cerrado.

A recomendação de como plantar quinoa é evitar solos ralos, pois têm possibilidade de alagamento, além de índice de acidez elevado.

quinoa

A área a ser plantada pode ser pequena, um canteiro, por exemplo, mas como se trata de uma cultura nova, o mais indicado é começar com poucas sementes e depois aumentar esse número gradualmente.

O plantio pode ser feito na superfície ou na profundidade, desde que não exceda dois centímetros terra adentro.

O espaçamento entre fileiras deve ser de 20 a 40 centímetros.

Formigas, saúvas e outras pragas podem prejudicar a plantação de quinoa. Usa-se herbicida para evitar esse problema. A colheita deve ser feita quando as sementes apresentarem nível de umidade de 20%.

Mercado de quinoa

Como relatado, a produção de quinoa no Brasil é muito recente. Mas considerando que a demanda desse grão tende a aumentar nos próximos anos devido à conclusão da FAO sobre a importância da quinoa para combater a fome, explorar esse mercado “virgem” no Brasil pensando em um projeto a longo prazo pode render bons frutos.

Devido à versatilidade do grão para substituir outros alimentos na produção de biodiesel e óleo, a produção do campo pode se direcionada para empresas.

A maior produtora e consumidora de quinoa é a Bolívia, responsável por 70% da quinoa consumida no mundo. Dados de 2010 a 2016 indicam que o país duplicou a sua produção de 22 mil toneladas para 44 mil toneladas. As exportações saltaram de 8 mil para 26 mil toneladas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo