Carré é um corte altamente saboroso e apreciado mundialmente

Inicio » Pecuária » Carré é um corte altamente saboroso e apreciado mundialmente
27/08/2019 Por
Carré é um corte altamente saboroso e apreciado mundialmente

Seja pelo gosto agradável ou para paladares sofisticados, o carré é um dos ingredientes mais presentes na gastronomia mundial

Um dos cortes mais finos e apreciados do mundo, o carré é uma das carnes mais nobres e sofisticadas do mercado. Ela também é macia, muito suculenta e tenra, pontos essenciais para seu uso desde o dia a dia em uma dieta saudável, até a alta gastronomia.

Contendo valor nutritivo alto e rico em minerais, o carré também é fonte abundante em proteínas e vitaminas do complexo B. Entretanto, assim como nos bovinos, seus cortes diversos dão muitas formas para você preparar receitas incríveis, conquistando qualquer apreciador de carne. Sendo assim, a seguir, apresentaremos mais informações sobre esse corte para que você entenda melhor sobre ele.

Carré

O que é carré?

Carré é um corte de carne, localizada próximo à coluna vertebral, a parte que é considerada o “filé mignon” de animais como o porco. Quer dizer, é a parte mais nobre. De forma geral, assim como um carré de carneiro, ele pode ser vendido como peça única, variando com a necessidade.

Assim, esse tipo de carne tem menos fibras que o carré bovino, além de aroma e sabor marcantes. Entretanto, ela também pode ser comprada completa, apresentando as costelas. Apesar dessa gordura, é preciso sempre regar com gordura extra, para a carne não ficar ressecada e perder maciez e textura.

Entretanto, duas peças podem ser combinadas, entrelaçando as costelas entre si. Para formar essa montagem chamada de “guarda de honra”, o corte também pode ser o de cordeiro.

Vale lembrar que cordeiros são animais classificados como ovinos, mas apenas até um ano de vida. O manuseio correto garante a qualidade da carne, estando ainda ligada a dados como peso e idade, além de fatores como sexo, raça e nutrição.

Todo o sabor do carré de porco

O carré suíno é uma peça saborosa e pode ser feito tanto no forno quanto na churrasqueira. O resultado pode surpreender: macio por dentro e douradinho por fora. Uma perdição para quem adora carne de porco! A peça ainda fica mais saborosa quando você souber certas vantagens para enriquecer suas receitas.

Isso porque o carré suíno tem muita proteína e tem preços menores que as tradicionais peças bovinas. Contudo, apesar desse certo apelo popular, essa carne do porco costuma ser muito procurada nas festas de fim de ano. Como resultado, ela anda se tornando até mesmo uma das mais consumidas mundo afora.

De acordo com estudos, entre os maiores consumidores dessa peça, a maioria está entre países com alto índice de desenvolvimento humano. Sem falar que ainda foi revelado que sua proteína tem inúmeros benefícios para o sistema imunológico e a saúde em geral.

Confira alguns benefícios:

  • Possui altos níveis de vitaminas C e A;
  • É rico em minerais como ferro e zinco;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Mesmo assim, é vital que você conheça a procedência do carré que você consome. Desse modo, você ainda pode, antes de fazer a compra, ver sua coloração e textura, assim como o selo de inspeção que garante a sua qualidade.

Outra dica é você notar ser existem pontos roxos ou vermelhos na peça. A partir disso, você pode saber ser houve estresse na hora de levar um carré com pH alto. Ou seja, ele terá pouco sabor e menos tempo de validade. Vale lembrar ainda que, na carne de porco, esse carré também é chamado de bisteca.

Carré

Preparando receitas com carré

Para aqueles apreciadores de um bom churrasco, toda informação vale para aproveitar o melhor do corte. Sendo assim, temos algumas dicas básicas para você acertar no preparo de uma deliciosa receita com carré.

Para começar, antes de preparar essa carne, tome cuidado para não perder a peça inteira. Ou seja, são várias as receitas empregadas para preparar até mesmo um carré de cordeiro. Entretanto, a que vamos ensinar hoje é um jeito prático e simples para você ter apenas o melhor da carne.

Uma receita fácil e deliciosa, de carne nobre e sofisticada, perfeita para ocasiões especiais. Este é corte do lombo do cordeiro com o osso, sendo que a carne é muito macia. A receita é muito fácil e serve duas pessoas tranquilamente.

Fazendo carré de porco

É só seguir nossas instruções e arrasar na hora de servir. Os ingredientes estão listados a seguir:

  • Dois quilos de carré de porco;
  • Um copo de vinho;
  • Uma cebola picada;
  • Quatro colheres de óleo;
  • Quatro dentes de alho;
  • Uma colher de alecrim;
  • Três folhas de louro;
  • Duas colheres de molho inglês;
  • Quatro colheres de suco de limão;
  • Uma colher de molho de gergelim;
  • Uma colher de amido de milho;
  • Uma lata de tomate sem pele;
  • Sal e pimenta à vontade;
  • Uma caixa de creme de leite.

Carré

Para preparar, tempere a peça com todos os temperos. Então, esfregue-os bem na peça de carne, fazendo furinhos para deixar o tempero penetrar. Depois, deixe numa vasilha fechada e bem refrigerada por cerca de um dia inteiro. A seguir, na panela de pressão, aqueça o óleo e adicione o carré.

Deixe a carne fritar até dourar os lados, ou por cerca de quinze minutos. Assim, adicione mais cebola picada e deixe refogar por mais cinco minutos. Procure acrescentar o tempero da marinada com vinho branco e tomates.

Em seguida, tampe a panela, deixando cozinhar por cerca de quarenta minutos, para deixar o carré mais macio. Depois, deixe a pressão da panela sair e a abra, experimentando o molho. Caso seja necessário, coloque mais tempero para que o gosto fique do jeito que você quer.

O próximo passo é dissolver amido de milho em mais vinho branco, assim com acrescentar tudo ao molho, sem parar de mexer. Ele precisa dar uma engrossada. A seguir, adicione creme de leite, sempre misturando tudo muito bem para garantir que o molho apenas esquente, não ferva.

Para fechar nossa deliciosa receita de carré de porco, coloque a peça de volta na panela, visando incorporar todo o molho. Então, sirva a carne acompanhada e uma boa salada verde e muitas batatas refogadas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo