Tulipa pode ser encontrada em cores e formas bastante variadas

Inicio » Agricultura » Tulipa pode ser encontrada em cores e formas bastante variadas
02/06/2020 Por
Tulipa pode ser encontrada em cores e formas bastante variadas

Tulipa, uma flor tão encantadora, já foi usada como moeda

A tulipa começou a ser altamente valorizada na Holanda nos anos 1600, onde se tornou mais cara do que algumas casas.

Por isso, nessa época, algumas variações únicas da tulipa se tornaram muito procuradas e ganharam um status nobre.

tulipa

O que é tulipa?

Tulipa é um gênero de plantas com flores, isto é, angiospermas. As tulipas pertencem à família das liláceas, sendo assim parente dos lírios.

A flor é nativa da Ásia Central e, eventualmente, foi levada à Turquia. Contudo, foi quando a planta foi cultivada pela primeira vez na Holanda que realmente ganhou destaque.

Além disso, nos anos de 1600, as tulipas eram a flor mais cara do mundo. Afinal, algumas eram até mais valorizadas do que a maioria das casas do período!

Essa valorização levou a um período específico, concentrado entre 1634 a 1637, conhecido como “mania das tulipas”. Isso ocorreu quando o entusiasmo pela nova flor iniciou um frenesi econômico e uma das primeiras “bolhas especulativas” do mundo.

Assim, o valor das tulipas disparou quase da noite para o dia. Elas se tornaram as flores mais caras do mundo, tão caras que foram tratadas como uma forma de moeda.

Além disso, elas serviram de alimento em tempo de escassez econômica. De fato, embora muitos desconheçam, pétalas de tulipa são realmente comestíveis.

Por exemplo, durante a fome holandesa de 1944 na Segunda Guerra Mundial, as pessoas muitas vezes tiveram que recorrer à beterraba sacarina e às tulipas.

Flor tulipa

A flor tulipa é perene, ou seja, uma planta que vive por mais de dois anos. Ela costuma florescer na primavera por um período curto de cerca de três a sete dias.

As tulipas geralmente têm um aroma adocicado e, dependendo da variedade, podem variar em centímetros. De fato, a flor tem uma variedade de formas e é encontrada na maioria das cores.

Significado do nome

A palavra “tulipa” é derivada de uma palavra persa chamada delband, que significa turbante.

Em suma, acredita-se que ganhou esse nome devido à natureza da flor em forma de turbante. No entanto, isso pode ter sido um erro de tradução, pois estava na moda usar tulipas em turbantes na época.

tulipa

Tipos de tulipas

Atualmente, existem cerca de 75 espécies selvagens de tulipas e 150 espécies no total, com mais de 3000 variedades. Sem dúvida, são diversas as variedades cultivadas, somando milhares de híbridos.

Assim, são encontradas tulipas com muitas nuances matizadas e pétalas de diferentes “cortes”, como as de pontas picotadas. Algumas das mais populares são a tulipa vermelha, a tulipa rosa, a tulipa branca, a tulipa amarela e a tulipa roxa.

Conheça abaixo de alguns tipos de tulipas e os significados dessas variedades coloridas!

Tulipa vermelha

Além da cor, acreditava-se que a tulipa vermelha seja um símbolo do amor por causa de uma lenda associada a ela. Os personagens principais nesta lenda persa são Farhad e Shirin.

Em suma, Farhad amava Shirin, que era uma linda jovem princesa. Contudo, ele não teve coragem de confessar seu amor. Assim, quando soube da morte de Shirin, ele se afundou em pesar e se suicidou.

De acordo com a lenda persa, tulipas vermelhas passaram a florescer no mesmo local em que gotas de sangue caíram.

Desde então, as tulipas vermelhas se tornaram o símbolo do amor verdadeiro e eterno. Também se tornou um símbolo de declaração de amor desde que o mundo soube o quanto Farhad amava Shirin através das tulipas vermelhas.

Tulipa branca

Em geral, os significados simbólicos da tulipa branca são o renascimento, o sentimento de esperança e de renovação.

Quando usado em um funeral, significa lembrança e pode ser tomado como sinal de respeito. Além disso, pode significar que aquele que oferta deseja descanso eterno para a pessoa que morreu.

O branco também é um símbolo popular para o céu, que também é a razão pela qual tulipas brancas estão associadas a memoriais e funerais.

Nessa mesma linha, um jardim que tem muitas tulipas brancas também pode significar a projeção de um paraíso na terra.

Outros significados

A tulipa rosa simboliza felicidade e confiança, enquanto a tulipa roxa simboliza a realeza. Já a tulipa amarela simboliza o ânimo, o alto astral e os humores alegres.

As tulipas também são a flor dos aniversários de casamento de onze anos, como símbolos de devoção e amor.

Como cuidar de tulipas

É claro que, nesse ponto, você deve estar curioso sobre como cuidar de tulipas.

De fato, é sabido que as tulipas não têm uma adaptação adequada ao clima do Brasil. No entanto, existe uma alternativa para condicionar a planta a oferecer, no mínimo, mais de uma floração.

A tática consiste em simular as condições climáticas apresentadas no habitat da planta. Dessa maneira, provoca-se um estímulo aos bulbos para que tornem a brotar.

Portanto, na aquisição de um vaso da espécie, é recomendado preferir aqueles cujas flores ainda estão em fase de botão.

Além disso, é imperativo que o vaso da flor seja conservado em um lugar bem iluminado e suficientemente fresco. Evita-se, desse modo, a exposição ao sol e aos ventos fortes.

Alguns cultivadores colocam blocos de gelo na mistura de terra (substrato) do vaso, durante o período da manhã e o período do entardecer. Desse modo, é reduzido o excesso do calor.

tulipa

Uma vez que as flores da tulipa murcharem, é hora de cortá-las, incluindo suas folhas. Em seguida, é necessário retirar os bulbos da planta do substrato. Na etapa seguinte, os mesmos são limpos gentilmente com a ajuda de uma escovinha de cerdas macias.

Feito isso, os bulbos deverão ser mantidos em um lugar arejado e fresco durante aproximadamente três meses. Importante: cuidado para que nada molhe os bulbos enquanto eles “descansam”.

Passado esse tempo, replante os bulbos da tulipa em um vaso novo. O vaso deve conter terra vegetal úmida, mas em hipótese alguma encharcada. Assim, é hora de um novo período de “descanso”.

Embrulhe o vaso com um plástico e armazene no congelador por cerca de seis meses. A temperatura indicada para o armazenamento varia entre dois a cinco graus.

Após os seis meses, é enfim hora de retirar o vaso do congelador. Desta vez, a tulipa deverá ocupar um lugar fresco, com iluminação adequada, pelo período de dois meses. Também é importante manter a terra sempre umedecida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo