Semente de abóbora ajuda a emagrecer e destaca outros benefícios

Inicio » Agricultura » Semente de abóbora ajuda a emagrecer e destaca outros benefícios
02/12/2019 Por
Semente de abóbora ajuda a emagrecer e destaca outros benefícios

Muito além da cozinha, a semente de abóbora comprova que pode ser aproveitada por inteira

Em geral, a abóbora é considerada um vegetal, mas tecnicamente ela é uma fruta. O que importa é que, além de versátil e saborosa, podemos aproveitar muito mais que sua polpa. Afinal, a semente de abóbora também é benéfica para nossa mente e o corpo.

Ela pode ser adicionada em receitas de bolos, tortas e pães, sem contar que ainda apresenta baixas calorias e é rica em nutrientes. Além do mais, a semente de abóbora gera subprodutos naturais e saudáveis, como óleo e farinha.

Semente de abóbora

O que é semente de abóbora?

Semente de abóbora é um grão comestível extremamente saudável para o nosso organismo. Até porque a fruta pode ficar toda amadurecida, mas suas sementes ainda apresentarão alta qualidade nutricional.

Desde suas origens na América do Norte, esse nutriente já tinha alto valor alimentar entre os nativos. Afinal, com propriedades medicinais e nutritivas, a semente de abóbora gera inúmeros benefícios para corpo e mente, além de ter baixas calorias.

Fontes concentradas com muitos minerais, vitaminas, aminoácidos e antioxidantes, cada fruto pode conter cerca de cinquenta sementes. No interior, seus grãos apresentam cor verde-oliva, doce, como manteiga e sabor de noz.

Enfim, essas sementes são uma grande e excelente fonte de proteína vegetal, pois quase um terço do alimento é de alto valor biológico. Por isso que ela faz muito sucesso em pratos típicos, lanches, aperitivos e até mesmo ao ser adicionada a sobremesas e pratos salgados.

Os benefícios da semente de abóbora

Sua avó já sabia, mas é possível aproveitar os benefícios da semente de abóbora a partir de inúmeras receitas. Sendo assim, confira em seguida alguns de seus grandes benefícios:

  • Reduz a retenção de gordura;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Combate casos de estresse;
  • Auxilia no bem-estar geral;
  • Previne casos de envelhecimento precoce;
  • Ajuda na melhoria da memória;
  • Auxilia na formação de massa muscular;
  • Combate os radicais livres e protege as células;
  • Ajuda a reduzir inflamações;
  • Possui ação anti-inflamatória;
  • Melhora a saúde da próstata;
  • Possui ação contra vermes;
  • Melhora o funcionamento da tireoide;
  • Reduz as contrações musculares;
  • Diminui incômodos menstruais;
  • Reduz casos de pressão alta e colesterol;
  • Diminui a intensidade de cólicas;
  • Evita casos de anemia;
  • Aumenta o nível de ferro no sangue.

Semente de abóbora

Veja como consumir semente de abóbora

Conforme listamos acima, os benefícios das sementes desses frutos são diversos para o nosso organismo. Entretanto, também não faltam formas para você saber como consumir semente de abóbora.

Para isso, basta que você consuma essas sementes adicionando-as em receitas de saladas, risotos e pães. Além dos mais, elas podem ser cozidas, assadas, tostadas, caramelizadas e até mesmo ressecadas.

No caso de óleos ou farinhas da semente, ainda é possível criar sucos, bolos, massas e iogurtes. Seja em receitas salgadas ou doces, essas sementes são sempre muito nutritivas e bem saborosas.

De qualquer forma, ela é bem versátil e faz muito sucesso em dietas com granola, pratos com baixas calorias e até mesmo em receitas de hambúrgueres caseiros.

Por outro lado, para você pegar levinho na alimentação, aposte nessa semente em saladas e nas torradas do café-da-manha. Enfim, ela sempre cabe em qualquer dieta e com qualquer acompanhamento.

A farinha de semente de abóbora

No caso da farinha feita a partir das sementes de abóbora, por ser rica em fibras, ela ajuda na prevenção de doenças intestinais. Por isso que petiscos como biscoitos são considerados alimentos tão saudáveis.

No consumo da farinha, encontra-se cerca de um terço das fibras do alimento. Assim, em comparação com demais tabelas de composição de nutrientes, é fato que a farinha de semente de abóbora apresenta teores ainda maiores do que alimentos como lentilha, feijão e até mesmo do pão integral.

Enfim, todo o processo visa transformar sementes em farinha visando o enriquecimento de uma série de alimentos. Ou seja, ela é uma alternativa excelente às farinhas de trigo refinadas, muito usada na produção de pães, biscoitos e bolos.

Vale ressaltar que esses biscoitos são apenas uma forma de complemento e adição de mais fibras no cardápio, pois é preciso manter uma dieta sempre equilibrada, com frutas, hortaliças e grãos.

Como fazer farinha de semente de abóbora

A grande vantagem desse alimento em pó está na diminuição do tempo de contato de elementos nocivos do intestino com demais substâncias comuns do órgão. Dessa forma, a farinha atua removendo do intestino substâncias tóxicas.

Além do mais, essa farinha pode transformar um biscoito comum em um alimento natural e muito saudável.

Assim, veja abaixo como é fácil e gostoso preparar em casa esta farinha tão rica em nutrientes:

  1. Primeiro, o fruto precisa ser bem lavado;
  2. A seguir, basta deixá-lo por uns cinco minutos em uma solução de água com cloro;
  3. Depois, as sementes são retiradas, ficando de molho, para ajudar a separá-las da polpa;
  4. Então, aguarde cerca de doze horas para as sementes secarem naturalmente;
  5. Por outro lado, se preferir, leve-as ao forno por cerca de dez minutos;
  6. No próximo passo, torre as sementes em uma frigideira até que fiquem bem douradas;
  7. A seguir, bata tudo em um liquidificador;
  8. Depois, peneire o resultado até ficar um pó fininho.

Semente de abóbora

Para que serve a semente de abóbora?

Ela já é um ótimo alimento e complemento em refeições. No entanto, você ainda precisa saber para que serve a semente de abóbora. Afinal, ela também enriquece alimentos nas formas de farinha e óleos.

Já o óleo derivado costuma ser prensado a frio a partir da semente de abóbora in natura. Assim, ele pode preservar seus benefícios à saúde e manter as propriedades nutricionais. Ao paladar, ele tem sabor agradável, sendo ainda rica fonte de antioxidantes.

Contudo, a semente de abóbora vai muito além da farinha e do óleo. Aliás, segundo diversos nutricionistas, ela é um dos alimentos mais completos que temos. Tudo porque ela saiu do campo direto para laboratórios.

Em universidades, pesquisadores descobriram que essas partes mais saudáveis costumam ser descartadas. No caso da semente da abóbora, ela é unanimidade entre os alimentos mais ricos em fibra já pesquisados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo