Tipos de açúcar: os principais e suas mais marcantes características

Inicio » Agronegócio » Tipos de açúcar: os principais e suas mais marcantes características
05/05/2020 Por
Tipos de açúcar: os principais e suas mais marcantes características

O Brasil conta com a produção de vários tipos de açúcar e, para 2019 e 2020, espera-se aumento do total produzido no país

Os vários tipos de açúcar se diferem na forma como são processados e na preservação de vitaminas e sais minerais. Anualmente o Brasil produz mais de 20 milhões de toneladas de açúcar. Em 2018, o total produzido foi de 29,13 milhões. Para a safra de 2019/2020, espera-se aumento para 31 milhões de toneladas.

O Brasil não só é conhecido por produzir vários tipos de açúcar, mas também o de ser o maior produtor mundial do carboidrato.

tipos de açúcar

O que é açúcar?

Açúcar é o termo que se dá para os carboidratos cristalizados comestíveis, como sacarose, lactose e frutose. A principal característica do açúcar é o gosto adocicado.

Tipos de açúcar

São vários os tipos de açúcar existentes, tanto que é comum que os consumidores fiquem em dúvida nas gôndolas dos supermercados sobre qual tipo utilizar.

Quais as diferenças entre um e outro? Quais as vantagens e desvantagens? Vamos citar aqui os principais tipos para que entenda a diferença. Confira!

Açúcar refinado

Vamos começar pelo mais famoso e frequente nas casas brasileiras, o açúcar refinado. Esse açúcar é fabricado a partir da diluição do açúcar cristal. Para ficar com o aspecto branquinho e uniforme que conhecemos, são adicionados elementos químicos como o enxofre.

tipos de açúcar

Açúcar cristal

Como informado acima, é o tipo de açúcar que deriva o refinado. Seus grãos são grandes, transparentes e não uniformes.

O açúcar cristal tem como vantagem ser mais barato por ser extraído do caldo de cana. Contudo, seu processamento o faz perder muito dos sais minerais.

Açúcar demerara

Faz parte dos tipos de açúcar mais saudáveis, porque apesar de passar por um processo de refinamento, esse processo é considerado leve. Por isso, recebe poucos aditivos químicos e preserva muita de suas qualidades nutricionais.

No entanto, o açúcar demerara não altera de forma significativa o gosto dos alimentos. Isso o faz não ser indicado para adoçar receitas muito amargas.

Entretanto, se a sua tolerância for maior e sua principal preocupação for uma alimentação saudável, sem dúvida, o açúcar demerara será uma boa opção.

Açúcar mascavo

E por falar em tipos de açúcar saudáveis, o chamado açúcar mascavo certamente se encontra nessa lista. Melhor: talvez seja o mais saudável, pois não passa por qualquer tipo de processamento. Isso é sinônimo de zero de aditivos químicos e 100% de suas propriedades nutricionais preservadas.

O açúcar mascavo tem cor caramelo e sabor muito parecido com o da rapadura.

tipos de açúcar

O que é cana-de-açúcar?

Nesse ponto, é muito provável que você esteja se perguntado sobre onde a cana-de-açúcar se enquadra. Afinal, ela é um tipo de açúcar?

Sem dúvida. Na verdade, a cana-de-açúcar é a fonte de todos os tipos de açúcar e também do álcool.

É uma planta fina de formato cilíndrico e folhas grandes que podem alcançar até 6 metros de altura.

O açúcar é retirado ao moer a cana e recolher o escorrimento do açúcar em estado líquido. Recolhendo esse líquido, é possível desenvolver vários tipos de açúcar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo