Benefícios da couve incluem a prevenção do envelhecimento das células

Inicio » Agronegócio » Benefícios da couve incluem a prevenção do envelhecimento das células
28/07/2020 Por
Benefícios da couve incluem a prevenção do envelhecimento das células

Os benefícios da couve são ótimos, principalmente para quem quer perder alguns quilos

Os benefícios da couve são algo que vem atraindo a atenção de diversas pessoas nos últimos anos. Mas você realmente sabe o que esse incrível vegetal faz? Venha descobrir as suas principais funções e qualidades para o organismo, principalmente para você que leva suas refeições a sério!

Além disso, também apresentaremos os benefícios da couve para o cultivo desse vegetal que é uma excelente opção para o agronegócio nos últimos anos.

benefícios da couve

O que é couve?

Couve é um vegetal que faz parte da família Brassicaceae. Dentro dela, podem ser achadas diversas especies como rúcula, rabanete e agrião. De origem europeia, a couve tinha um grande renome por países como Portugal e Espanha.

Segundo historiadores, a couve chegou no Brasil nos primeiros anos do período colonial, mais especificamente entre os anos de 1530 e 1540. Assim, deu-se início ao cultivo da espécie em território brasileiro.

Inicialmente, esse vegetal era plantado por escravos indígenas. Dessa maneira, eles foram os principais responsáveis por desenvolver o novo estilo de plantação através unicamente do trabalho manual.

Após diversos anos, a couve ganhou grande renome por ser um alimento muito rico e que apresenta diversos benefícios para a saúde.

Características da couve

A couve é atualmente bastante reconhecida por sua aparência, principalmente por sua coloração. Com isso, chama muito a atenção de diversos compradores no varejo.

Mesmo assim, dentre as maiores características da couve, a que mais se destaca é o formato das suas folhas que, quando acumuladas, apresentam uma forma aredondada.

Além disso, esse vegetal apresenta diversas vitaminas e minerais em sua composição, sendo um alimento altamente nutritivo. Dessa forma, a couve é uma ótima opção para adicionar nas refeições diárias, principalmente por seu baixo valor calórico, ótimo para quem pretender emagrecer alguns quilos, aproveitando os benefícios da couve.

Já na agricultura, os benefícios da couve ao agricultor surgem apenas quando plantada em climas mais frios, algo em torno dos 15 a 20 °C. Com isso, é recomendado a plantação da couve somente em regiões como o Sul e Sudeste, visto que ambas apresentam essas temperaturas de forma natural.

benefícios da couve

Benefícios da couve para a saúde

Os benefícios da couve para a saúde ainda são bem reconhecidos para muitas pessoas. No entanto, a couve se destaca dentre os especialistas de nutrição, principalmente por apresentar diversas funções e uma versatilidade em receitas.

Devido a sua alta quantidade de vitamina C, a couve ganha grande renome no varejo. Segundo especialistas, ela é responsável por diversas funções em nosso corpo e auxilia no funcionamento e na manutenção na totalidade.

Dentre os benefícios da couve para a saúde, devemos comentar o combate de radicais livres. Assim, a couve ajuda a prevenir o envelhecimento das células.

Além disso, a vitamina C é um dos responsáveis por proteger o nosso sistema imunológico. Para muitos, é uma excelente opção adicionar alimentos ricos nessas vitaminas e micronutrientes em suas dietas, em especial a couve que também conta com uma grande quantidade de cálcio, responsável pela manutenção do nosso sistema ósseo.

Propriedades da couve

Dentre os benefícios da couve, podemos destacar algumas propriedades que ajudam nosso corpo de forma geral, principalmente por sua ação desintoxicante que, conseguintemente, fortalece o nosso sistema imunológico.

Além disso, a couve auxilia na produção de bactérias benéficas no corpo humano. Em especial, uma que está presente estomago, a H. Pylori. Segundo especialistas, essa bactéria ajuda na digestão de alimentos que, junto às fibras alimentares presentes, são ótimos para a flora intestinal.

Apesar de apresentar grandes vantagens para o corpo humano, as propriedades da couve só aparecem quando realmente é bem cultivada.

Para muitos agricultores, a couve precisa ser plantada em um solo em específico. De acordo com eles, um solo úmido, drenado e com pH 6 seria a melhor situação para uma excelente produção de couve.

Nutrientes da couve

Os benefícios da couve abrangem diversas áreas do conhecimento hoje em dia. Dentre os nutrientes da couve, podemos destacar a alta quantidade de vitamina B3, responsável por auxiliar na circulação sanguínea.

Além disso, a couve apresenta grandes quantidades de potássio, cálcio, ferro, fósforo, zinco e vitamina E, todos importantes para que o corpo humano funcione em ótimo estado.

Já em sua tabela nutricional, a couve apresenta um baixo número de calorias nos macronutrientes, principalmente quando ingerida apenas em sua forma crua. Assim, é uma ótima opção para quem está em processo de uma dieta mais restritiva.

Segundo nutricionistas, a couve crua apresenta 30 calorias a cada 100 gramas, podendo ser ingerida nas 3 refeições do dia com certa facilidade. Para muitas pessoas, a couve pode auxiliar no emagrecimento já nos primeiros meses, podendo variar dependendo do nível de restrição da sua dieta.

benefícios da couve

Para que serve a couve?

Durante muitos anos, diversas pessoas diziam: para que serve a couve?

No entanto, mesmo sem saber, a couve já ajudava diariamente essas pessoas. Principalmente por evitar doenças e proteger seu sistema imunológico.

Benefícios da couve no cotidiano

Em nosso cotidiano, a couve é mais eficaz em ocasiões específicas que possam ocorrer com o nosso corpo. Ou seja, além de uma tabela nutricional bem completa, alguns especialistas ainda afirmam que a couve se destaca principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias e anti-intoxicantes, algo que já foi confirmado por diversos estudos.

Benefícios da couve no cultivo

No setor da agropecuária, os benefícios da couve se destacam por sua ágil produção. Segundo dados de estimativa, o plantio de mudas de couve pode demorar até 50 dias para estar pronto. Por outro lado, caso você prefira utilizar sementes, esse tempo tende a se estender, aumentando para até 90 dias.

No entanto, para ambos os casos, é necessário que o solo esteja fértil e úmido, além de um clima que apresente temperaturas mais baixas. Vale lembrar que essas dicas servem de recomendação para todas as escalas, inclusiva para uma pequena produção para consumo próprio.

Considerações finais

Atualmente, é inegável que os benefícios da couve estão sendo cada vez mais necessários em nossas vidas. Principalmente para casos de perda de peso. Além disso, a couve se destaca por seu fácil plantio, provavelmente sendo o melhor alimento para ser cultivado em épocas mais frias do ano.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo