Saiba como plantar melão e confira as melhores dicas de cultivo

Inicio » Agricultura » Saiba como plantar melão e confira as melhores dicas de cultivo
13/07/2020 Por
Saiba como plantar melão e confira as melhores dicas de cultivo

Aprender como plantar melão proporciona a chance de lidar com uma planta com inúmeras variedades cultiváveis

Antes de tudo, essa fruta é saborosa e docinha. Porquanto, aprender como plantar melão colocará você em contato com um alimento presente na mesa de incontáveis brasileiros. Em suma, além de muito nutritivo e refrescante, ele é rico em potássio, sódio, fósforo e vitaminas C e A.

Portanto, ter como plantar melão implica em vários benefícios para a saúde humana, obtidos por todos que o consomem. Contudo, suas propriedades calmantes, digestivas, laxantes e diuréticas são capazes de, efetivamente, controlar problemas renais, gota e reumatismo.

como plantar melão

O que é melão?

Melão é uma fruta que apresenta muitas variedades. Sua origem é do Oriente Médio.

Com todos os seus atrativos, é muito provável que você não queira perder mais tempo e aprender como realizar o plantio, o tratamento, a semeadura e a colheita.

Por menos que faltem orientações específicas para o plantio – pois a planta goza de uma excelente demanda, em termos mercadológicos, com muitas pessoas e empresas interessadas na comercialização de melões – as dicas que apresentamos neste artigo serão, com efeito, da maior utilidade.

Isso significa que os princípios gerais servirão para você:

  • Saber como plantar melão amarelo;
  • Saber como plantar melão caipira;
  • Entender como plantar melão croá.

Com efeito, será possível aprender, até mesmo, como plantar melão no vaso e como plantar melão no quintal de sua casa. Nesse meio tempo, você pode descobrir que essa fruta não é a mais vendida no Brasil, porém, tem alta saída nos supermercados. Com o fim de obter fortes saídas nos supermercados, o melão é tido como um produto de excelente giro comercial.

A princípio, o melão (cujo nome científico é Cucumis melo) consiste em um fruto bastante suculento. Ainda mais interessante é o fato de que a coloração e a textura de sua casca variam segundo o cultivar.

Seja como for, não é apenas esse fator que pode interferir na qualidade de cada melão produzido. Conquanto os tratos culturais, a adubação, o espaçamento, a preparação do solo e o desbaste dos meloeiros são elementos que, também, não devem ser negligenciados.

Em contraste, tais fatores estão ligados aos produtos finais, assim como a determinação do melhor método de colheita e ponto das frutas. A saber, caso você siga procedimentos adequados de cultivo, a sua cultura elevará a produtividade, dando origem a melões firmes e saborosos, aptos a gerar lucros (se forem cultivados para a comercialização).

Como plantar melão?

Conforme mencionado, o melão se adapta facilmente às especificidades das condições climáticas existentes no Brasil. Só para ilustrar, para viabilizar uma mercadoria com alta qualidade é indispensável que sua plantação seja monitorada, desde o princípio até a colheita. Igualmente, isso requer a implementação dos tratos culturais necessários.

como plantar melão

Defina o local da plantação

Afinal, para iniciar sua plantação, a primeira iniciativa consiste em escolher o local ideal para instalá-la. De acordo com essa premissa, o lugar selecionado deve estar situado em alguma região na qual a temperatura mantenha-se entre 25 °C e, no máximo, 30 °C.

Surpreendentemente, as plantações de melão se beneficiam de períodos regulares de chuvas, uma vez que os meloeiros precisam de umidade e de calor, a fim de crescerem saudavelmente.

Apesar dessa escolha nem sempre ser fácil, é altamente recomendável analisar com cuidado as reais condições do solo. Analogamente, lembre-se de que o solo deve ser drenável, fértil e bem nutrido, à medida que, embora necessitem de umidade, o excesso pode fazer com que as plantas tenham suas raízes encharcadas.

Mas é perfeitamente factível controlar esse fator, evitando que elas apodreçam, gerando prejuízos. Por exemplo, a melhor forma de descobrir o “comportamento” do solo encontra-se na contratação de um agrônomo. Em segundo lugar, solicite ao profissional que emita um parecer técnico sobre a terra.

Logo após dispor dessas importantes informações, você ficará mais tranquilo, sabendo exatamente se o solo que você planeja utilizar para iniciar o plantio é efetivamente propício para esse tipo de cultura.

Prepare o solo

De tal sorte é importante a preparação do solo que, mesmo que sejam excelentes suas condições, nem sempre ele estará exatamente dentro das características ideais para cultivar melões.

Antes que você se dedique a analisar as condições do terreno, averigue se o solo já recebeu alguma outra plantação recentemente. Em princípio, se a resposta for positiva, então, é muito provável que ainda existam sedimentos e restos de outras plantas, comprometendo o crescimento saudável dos seus meloeiros.

Em primeiro lugar, há diferentes formas de trabalhar um terreno e adubá-lo. Por consequência, uma das mais utilizadas é o chamado “plantio direto”. Ademais, é indicado arar o solo.

Eventualmente, o processo consiste em revirar todo o solo desejado, por meio de uma máquina própria, promovendo a trituração de restos de plantas. Se acaso a aragem for bem feita, tais resíduos são convertidos em matéria orgânica.

Nesse ínterim, é recomendável, também, aplicar fungicida e inseticida com, ao menos, 2 meses de antecedência em relação ao começo do plantio. Ou seja, o seu terreno terá o tempo necessário para absorver as substâncias, impedindo o surgimento de pragas.

como plantar melão

Efetue a semeadura

Inesperadamente para muitos iniciantes nesse tipo de plantio, após observar os cuidados necessários com o solo, já é possível começar a plantação de melões. Nesse hiato, as sementes devem ser preferencialmente adquiridas em casas especializadas em agricultura.

Dessa forma, você pode optar, se preferir, pela aquisição de mudas a serem transplantadas no solo, evitando o processo de germinação e, assim, acelerando o crescimento de suas plantas.

Por outro lado, ao fazer uso dessa modalidade, os riscos das sementes não germinarem é consideravelmente baixo, à medida que as mudas, enquanto tais, já atravessaram a fase mais “complicada”. Ainda assim, as chances de ter sucesso na sua plantação será maior.

Com a finalidade de plantar os meloeiros, você deve providenciar covas com 45 centímetros de largura e 30 centímetros de profundidade. A fim de que os buracos sejam adequados, eles devem ser feitos respeitando-se o espaço de 2 metros entre as fileiras e espaçamentos de 50 centímetros.

Para ter como plantar mamão eficientemente, os canteiros devem ser enriquecidos com esterco e areia, visando acelerar a germinação. Assim também, como os melões são frutas que demandam muito espaço nas plantações, é preciso que a propriedade conte com uma extensão significativa.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo