DERAL e o funcionamento deste importante departamento

Inicio » Agronegócio » DERAL e o funcionamento deste importante departamento
22/04/2019 Por
DERAL e o funcionamento deste importante departamento

O DERAL é muito importante para o produtor rural em todos os setores do agronegócio

O DERAL é o departamento de economia dos centros rurais brasileiros. Ele serve como ponte entre o produtor e seus consumidores. Seu papel para a comunidade rural é auxiliar para um melhor desenvolvimento da cultura e até mesmo influenciar em mudanças no cultivo.

A principal função do DERAL está diretamente ligada aos relatórios de pesquisas que são desenvolvidos pelos docentes do campus universitário em que está inserido. Além disso, é um setor muito importante para a sociedade ruralista se situar no andamento dos cultivos em âmbito nacional.

Deral

O que é DERAL?

O DERAL é o Departamento de Economia Rural brasileiro e foi criado em 1926, em Viçosa (MG). Atualmente, este departamento integra centros de ciências agrárias nas universidade federais de todo o Brasil. O DERAL mantém a tradição de pesquisa em atividades agrárias de ensino desde 1931 nos Estados. Portanto, o corpo docente responsável pelo instituto são doutores em todos os setores do agronegócio.

O departamento de economia oferece os cursos de bacharelado em cooperativismo; bacharelado em agronegócio; pós-graduação stricto sensu em economia rural; pós-graduação stricto sensu em extensão rural. Além disso, uma das funções mais importantes do setor é a análise do campo rural e a produção de tabelas.

A tabela DERAL serve como ponte entre o produtor e o mercado consumidor; deste modo, é por meio dela que os agricultores e pecuaristas são capazes de analisar a situação em que o mercado se encontra. Com isso, por exemplo, são capazes de entender qual tipo de criação mais está crescendo e gerando lucro.

Este tipo de informação é disponibilizado em períodos anuais para o público geral, incluindo tabelas e gráficos para uma melhor leitura das informações. Sendo assim, a divisão é feita por categorias de criações e cultivos, visando uma melhor exposição dos dados.

Outro ponto importante é o auxílio do Seab – Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento nas pesquisas. Esta instituição governamental agrega nas análises e as tornam mais ricas em informações.

Para que serve a DERAL

O Departamento de Economia Rural desenvolve diversas pesquisas de interesse para instituições governamentais. Como forma de realizar tais pesquisas, este setor é vinculado com universidades e desenvolvido por docentes de diversas áreas do agronegócio.

Além disso, o financiamento destinado para estes estudos acontece de forma conveniada; eles servem de subsídio para desenvolver testes de pós-graduação e são de um considerável auxílio para atividades de departamentos nestes setores.

Deral

A importância dos estudos feitos para a comunidade rural incluem desde a notoriedade do comportamento das atividades agrícolas até o entendimento das melhores maneiras de investir no meio rural. A maior parte dos produtores não acompanha o movimento frequente do mundo do agronegócio e, por meio das tabelas, é possível observar as mudanças mais atualizadas.

As pesquisas do DERAL são objetos de destaque em avaliações anuais propostas pela SOBER – Sociedade Brasileira de Economia Rural. O objetivo é avaliar os estudos e como são apresentados ao público e; para os melhores trabalhos, são atribuídos prêmios de mestrado e doutorado em economia e extensão rural.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo