Feijoa é pouco conhecida e cheia de benefícios para a saúde

Inicio » Agricultura » Feijoa é pouco conhecida e cheia de benefícios para a saúde
13/09/2019 Por
Feijoa é pouco conhecida e cheia de benefícios para a saúde

Consumo de feijoa ajuda a retardar o envelhecimento da pele

Não tão popular no Brasil, mas muito popular no mercado externo, principalmente na Nova Zelândia, temos a feijoa. Trata-se de um fruto saboroso de fragrância penetrante e com muitas substâncias que proporcionam benefícios à saúde.

A feijoa é uma fruta indicada para ser introduzida em dietas, pois é pouco calórica. Sua forma de consumo não é somente in natura, pois é aproveitada no preparo de outros alimentos, como goiabadas e sorvetes, por exemplo.

feijoa

O que é feijoa?

Feijoa é um fruto procedente da goiabeira-serrana. De nome científico Acca sellowiana, pertence à família da Myrtaceae.

É nativa do Brasil, Argentina e Uruguai e, muitas vezes, por conta de seu nome científico, pode ser chamada também de feijoa sellowiana.

Seu fruto é oval e de casca verde, além de ser rugoso. Tem sabor doce misturado com acidez e um aroma muito particular e apreciável. Isso se deve por ter benzoato de etil e outros componentes na sua casca.

É bem semelhante à goiaba. A diferença é que a casca se mantém na cor verde mesmo com a maturação. O nome foi inspirado no botânico brasileiro João da Silva Feijó.

Mas esse é apenas um dos nomes pelos quais a feijoa é conhecida. Sua nomenclatura varia conforme a região do país. Na Serra Gaúcha, por exemplo, é chama de goiaba serrana, por surgir em locais de altitude elevada, em especial na região sul.

Outros nomes pelas quais é conhecida:

  • Araçá do rio grande;
  • Goiaba abacaxi;
  • Goiaba crioula;
  • Goiaba ananás.

feijoa

Cultivo externo de feijoa

A feijoa não é tão conhecida no Brasil, mas faz sucesso lá fora, tanto que é cultivada em outros países. É o caso dos EUA, Colômbia e Nova Zelândia, por exemplo.

A sua popularidade destaca-se nesse último. Na Nova Zelândia, a fruta já virou objeto de estudo para se avaliar quais são os benefícios que pode proporcionar. Descobriu-se que se trata de uma superfruta.

Fora o consumo cru, a feijoa pode ser consumida na forma de geleias, sorvetes e sucos, além de outras bebidas.

Os benefícios da fruta feijoa

A fruta feijoa é composta por vitamina C, iodo, vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio e cálcio.

Tais nutrientes a qualificam como alimento benéfico para o fortalecimento do sistema imunológico, fortalecimento dos ossos, combate ao envelhecimento precoce e prevenção contra desenvolvimento de doenças crônicas.

O combate ao envelhecimento acontece pois a fruta contém antioxidantes que lidam com os radicais livres e seus males.

Outro benefício que a feijoa proporciona é o de ajudar a emagrecer, já que 100 gramas da fruta contêm apenas 49 calorias.

feijoa

Feijoa araçá-rosa

É uma variante da fruta, mas guarda muitas semelhanças, afinal, pertence à mesma família. É uma fruta pequena, oval e com sementes.

O plantio da feijoa araçá-rosa pode ser usado para recuperação de áreas degradadas, já que seu florescimento e ocupação de área são rápidos, por isso, atraem fauna.

Suas folhas são utilizadas para extração de óleo. Este é utilizado como antibiótico e antidiarreico por apresentar forte reação a bactérias.

A raiz da feijoa também é usada como um antidiarreico, contudo, é lembrada ainda por ter efeito diurético.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo