Ordenha é processo que exige cuidado para garantir qualidade do leite

Inicio » Agronegócio » Ordenha é processo que exige cuidado para garantir qualidade do leite
11/05/2019 Por
Ordenha é processo que exige cuidado para garantir qualidade do leite

A ordenha tem grande importância no mercado agro e precisa ser feita com precaução e alguns cuidados

O processo de ordenha precisa ser feito adequadamente, pois é essencial para a qualidade do leite e tratamentos futuros. Além disso, é necessário ter cuidados antes do processo, com aplicação de antibióticos, bem como cuidados pós-retirada do leite.

Seja manual, ou mecânica, a ordenha precisa ser feita com todas as precauções para evitar ao máximo qualquer tipo de contaminação e danos ao animal. Você vai entender mais sobre o assunto logo abaixo.

ordenha

O que é ordenha?

Ordenha é o processo de extrair leite dos animais, sejam vacas, cabras ou qualquer outro mamífero. É feito naturalmente pelos filhotes em seu processo de crescimento.

O nosso foco é na ordenha feita por humanos nos animais para o consumo. Isso pode ser feito de maneira manual, por pessoas, ou de maneira mecânica, com ordenhadeiras.

A ordenha manual

A ordenha manual é feita por pessoas. Embora hoje existam equipamentos adequados para o processo, a ordenha manual continua sendo utilizada em muitos lugares. Ela não é comum no processo industrial, mas faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

A ordenha mecânica

Como o nome indica, a ordenha mecânica é feita por uma ordenhadeira mecânica que é um equipamento que facilita e agiliza o processo de extração do leite. Atualmente elas funcionam com eletricidade e são automatizadas. Basicamente todo o processo industrial de extração e comercialização de leite utiliza a ordenhadeira.

ordenha

É verdade que a ordenha prejudica os animais?

Isso é relativo. É claro que o bezerro precisa do leite até um certo ponto de sua vida, mas a partir de determinado momento, a produção do leite do animal que não será utilizado pode ser prejudicial. Na verdade, a ordenha ajuda em diversos aspectos da vaca, como qualidade de vida, bem-estar e ainda evita alguns riscos à saúde.

É claro que tudo deve ser feito de maneira adequada. Se a ordenha não for feita da forma correta, com os cuidados pré e pós-extração, além da vaca poder ser ferida e estar sujeita a infecções, o leite pode ser contaminado de alguma forma.

Cuidados pré-extração

Os cuidados antes da extração do leite consistem na desinfecção das glândulas mamárias para evitar quaisquer problemas para o animal ou o produto. É chamado de pré dipping. É importante frisar que os cuidados vão desde a criação até a alimentação. Somente os animais mais saudáveis podem ter seu leite extraído e comercializado.

Os animais precisam ser alimentados de acordo com a idade, tamanho e peso, sempre com vegetais concentrados e volumosos como a forrageira. A escolha do ambiente e da alimentação também é essencial, assim como os cuidados com limpeza e veterinários.

ordenha

Cuidados pós-extração

O pós-dipping tem a principal função de prevenir a mastite, uma infecção. Todo o processo de extração podem deixar os animais vulneráveis, além de poder trazer bactérias dos ambientes em que geralmente vivem. A limpeza pode prevenir uma série de contaminações.

Considerações finais

Você já entendeu o processo de ordenha, mas tenha em mente que os processos de alimentação pecuária dos animais e o acompanhamento veterinário, além dos processos de pós-extração, são tão importantes quanto o ato de extrair o leite em si.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo