Periquitos são várias espécies da família Psittacidae

Inicio » Meio Ambiente » Periquitos são várias espécies da família Psittacidae
06/11/2020 Por
Periquitos são várias espécies da família Psittacidae

Periquitos são aves dóceis e de beleza incontestável. Os periquitos são derivados da Austrália e sempre possuíram a coloração verde-claro. No entanto, com o passar do tempo, espalharam-se mundo afora e adquiriram nova e divertidas cores. Conhecido por ser uma das aves mais belas, chama muito atenção pela sua aparência.

Mesmo que sejam razoavelmente pequenos, os periquitos sabem se defender e geralmente se tornam estranhos ao contato com o ser humano. Por conta disso, são pássaros que, apesar de dóceis, precisam de paciência para socializar.

Periquitos

O que são periquitos?

Periquitos são aves australianas muito semelhantes ao papagaio. Conhecido também como periquito australiano, a sua vocalização é muito frequente e ele costuma replicar sons humanos. No entanto, isso somente ocorre a partir do momento em que ele é ensinado desde filhote.

De qualquer forma, os periquitos são aves que podem chegar de 18 a 20 cm quando são bem cuidados e apresentam uma dieta equilibrada e nutritiva.

Conta a história que os periquitos acostumaram-se com as gaiolas quando chegaram à Austrália em 1840 e, desde então, ganharam popularidade entre criadores.

Características dos periquitos

Os periquitos possuem personalidade falante, assim, ele é um pássaro muito indicado para o ambiente familiar. Além disso, é uma ave que pode viver mais de 15 anos quando bem cuidada.

Uma característica muito marcante é que, assim como os papagaios, os periquitos possuem quatro dedos. Dessa forma, com três dedos para frente e um dedo para trás, os periquitos conseguem se segurar com maior firmeza e destreza.

Ademais, possuem uma parte um tanto carnosa em cima sobre o bico. Conhecida como carúncula, essa parte pode ajudar a desvendar se estamos diante de um periquito macho ou fêmea.

O motivo é que todos os periquitos machos possuem carúnculas azuladas, enquanto as fêmeas apresentam a carúncula avermelhada e marrom. Também é importante ressaltar que os periquitos são animais independentes, inteligentes e que amam interação.

Por conta disso, podem se tornar um pouco temperamentais, mesmo que sejam dóceis e amáveis. O motivo é que adoram interagir e criar laços fortíssimos de afeto, mas gostam de demonstrar esse amor livremente.

Muito semelhante ao gato, o pássaro decide o momento em que quer fazer as coisas, inclusive brincar e demonstrar carinho pelo dono. Falando de suas brincadeiras, elas são, em suma, feitas em brinquedos que imitam escadas, balanços, círculos em forma de anel, bolas, etc.

Em relação à inteligência dos periquitos, é muito importante treiná-los de forma apropriada. A socialização é algo que eles amam e que pode ajudar a aprender novas canções, sons, formas, etc.

Periquitos

Como criar periquito?

Aprender como criar periquito é fundamental para que ele tenha uma vida saudável e alegre. Para isso, diversos fatores influenciam, como por exemplo:

  • Alimentação do periquito;
  • Criador do periquito;
  • Tempo disponível;
  • Ambiente adequado.

A criação de periquito, mesmo que subestimada, mostra-se ser um dos maiores geradores de economia. O motivo é que, quando se fala em ter um pássaro, a principal espécie que vem à mente é justamente o periquito.

Por conta disso, é muito solicitado em diversos locais que promovem a criação do animal. No entanto, além dos cuidados para criá-lo, é preciso sempre analisar a procedência do local e a forma como ele trata os animais que ali se encontram.

Após escolher um local de confiança procedência, é indispensável ter muito cuidado em relação à alimentação do periquito. Ele adora comer frutas, sementes e beber água. Por ser uma espécie muito limpa, os periquitos adoram tomar banhos frequentes.

Além disso, o tempo disponível também é uma característica muito importante. Como são animais que criam vínculos fortes, os periquitos necessitam de atenção de seus donos para que não se sintam sozinhos e depressivos.

O ambiente também influenciará muito na criação do animal. Como se trata de uma ave extremamente curiosa e sociável, tentará mexer em tudo aquilo que não pode. Portanto, é preciso protegê-lo das tomadas, objetos pontiagudos e cortantes, além de tirar do caminho tudo aquilo que não quer que ele estrague.

Caso se trate de um periquito filhote, ele não é tão dependente dos pais, mas exige uma quantidade maior de paciência e compreensão por sua evolução e aprendizado.

Tipos de periquito

Como os periquitos são vários tipos de pássaros da família Psittacidae, apresentam algumas características bem diferentes entre si. Além disso, estima-se que mesmo que muitos tipos de periquito sejam conhecidos, há grandes probabilidades de algumas espécies estarem se desenvolvendo.

Confira os mais conhecidos em seguida.

Periquito amarelo

O periquito amarelo é mais comumente visto na Bolívia, mas, ainda assim, pode ser encontrado frequentemente no Paraguai e Brasil. Já avistado também no norte da Argentina, ainda é muito confundido com o periquito verde, mas ambos possuem características do periquito diferentes entre si.

Periquitos

Periquito brasileiro

Conhecido como periquito brasileiro, periquito rico, periquito do reino ou periquito verde, é endêmico do Brasil e muito comum no país. Esse periquito é muito independente e curioso, adora água e se alimenta frequentemente de frutas ou sementes de girassol.

É extremamente difícil saber quando se trata de um macho ou uma fêmea, já que ambos não possuem quase diferença. Para isso, caso seja realmente necessário saber o sexo do pássaro, somente pode ser descoberto após realizar um teste de DNA.

Periquito azul

O periquito azul pode se apresentar com coloração verde e uma mancha azul em baixo da asa, ou realmente ser completamente azul. Em geral, é um pássaro que compartilha do mesmo temperamento de todas as outras espécies de periquitos, sempre se mostrando amável e curioso.

Além disso, é um periquito que adora vocalizar e mexer no seu dono, seja mordendo o cabelo, a mão ou simplesmente cutucando-o com o bico. Muitas vezes, inclusive, é confundido com o periquito inglês.

Periquito rei

O periquito rei pode ser considerado o representante oficial da família Psittacidae. Isso porque é a espécie mais abundante de periquitos. A ave é conhecida também como periquito estrela e jandaia-estrela.

De qualquer forma, se caracterizam por possuir um bico escuro, corpo esverdeado e olhos negros com um contorno amarelo. Além disso, as suas plumas se mesclam com tons de amarelo ou tons diferenciados de verde.

No topo de sua cabeça, acima do bico, é possível notar uma mancha avermelhada ou amarelada, que forma uma espécie de coroa nestes  periquitos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo