Queijo morbier é de origem francesa e tem características únicas

Inicio » Agronegócio » Queijo morbier é de origem francesa e tem características únicas
07/12/2020 Por
Queijo morbier é de origem francesa e tem características únicas

Feito com leite de vaca, queijo morbier é do tipo semi-macio e possui uma linha de carvão em seu interior. Grande produtora e consumidora de laticínios, a França é mundialmente famosa por sua culinária e tradição na fabricação de queijos.

O queijo morbier foi assim nomeado em homenagem à vila chamada Morbier em Franche-Comté – região administrativa de Borgonha-Franco-Condado.

Queijo morbier

Morbier

O queijo morbier é feito a partir do leite de vaca, de consistência semi-macia e casca cor marfim. Sua principal característica é uma linha escura por dentro, bem no meio do queijo de forma horizontal, feita com carvão vegetal, acrescentada no momento de enformar o queijo.

Seu sabor é suave e a massa um pouco elástica e textura fechada, podendo conter algumas pequenas olhaduras.

Tradicionalmente, o queijo morbier era produzido com uma camada de leite ordenhado pela manhã e outra camada com o leite produzido a tarde.

Hoje em dia, com o aprimoramento de algumas técnicas, esse queijo normalmente é produzido com o leite obtido de uma só vez na ordenha. Mas a adição do carvão segue a tradição, mantendo o aspecto que lembra até os queijos de mofo azul, como o gorgonzola e roquefort.

Contudo, a maturação desse queijo pode levar de 45 dias a 3 meses para ficar com a aparência da casca amarelada e levemente úmida. Porém, no Brasil, é produzido principalmente nos estados de Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Tipos de queijo

Por ser um dos maiores produtores de queijos do mundo, a França concentra também uma enorme variedade desse alimento.

Em todo o país, são aproximadamente 400 tipo de queijos com as mais variadas receitas, tempo de maturação, ingredientes especiais, e demais peculiaridades que tornam os queijos franceses verdadeiras iguarias, sejam eles artesanais ou industriais.

A seguir, listamos alguns tipos de queijos franceses, que podem ser consumidos tanto como petiscos ou acompanhando os mais variados pratos, dos mais simples aos mais sofisticados.

  • Camembert: o queijo camembert tem sua origem na cidade de mesmo nome. Tendo como base o leite de vaca, é um dos mais conhecidos dos queijos franceses. De aroma leve e sabor amanteigado, sua massa é levemente amarelada e casca esbranquiçada;
  • Roquefort: esse queijo é um tanto peculiar por ser produzido com leite de ovelha. É um dos queijos de mofo azul, assim como, seu primo italiano, o gorgonzola;
  • Brie: semelhante ao camembert, o brie também é feito com leite de vaca, de sabor suave e de pasta mole com a casca branca devido ao fungo utilizado;

Queijo morbier

  • Reblochon: feito a partir do leite cru de vaca, sua maturação pode levar de 6 a 8 semanas. De sabor suave, levemente amanteigado, cremoso e de cor marfim;
  • Chèvre: feito a partir do leite de cabra, esse queijo tem um sabor forte, porém é menos gorduroso que os demais. Pode ser consumido com saladas, torradinhas e várias outras formas;
  • Comté: bastante utilizado em fondues, esse queijo de consistência dura é feito com leite de vaca. De cor amarelada, também cai bem com massas e saladas.

Assim, os queijos franceses, como o queijo morbier, ganham fama e muitos apreciadores mundo afora, por seus sabores únicos e ingredientes especiais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo