Receitas com carne têm grande importância culinária e econômica

Inicio » Agronegócio » Receitas com carne têm grande importância culinária e econômica
05/10/2020 Por
Receitas com carne têm grande importância culinária e econômica

As receitas com carne são diversas devido à importância tanto nutricional deste alimento quanto à demanda do mercado consumidor que movimenta a economia. Cada vez mais, há tecnologias empregadas na produção de carne para gerar alimentos com maior qualidade para as receitas com carne. Uma delas é o uso de marcadores moleculares que são empregados para geração de carnes mais macias e saborosas.

Para as variadas receitas com carne, são escolhidos os cortes, os quais podem ser de carne magra, com osso, com gorduras, entre outros. Cada uma exige um modo de preparo, oferecendo propostas diferentes, o que agrada a todos os gostos de público consumidor. Esse produto é um dos principais para agronegócio, tendo grande representação no mercado.

receitas com carne

O que são receitas com carne?

Receitas com carne servem para orientar os cozinheiros o modo de preparo do alimento. Não obstante a isso, é importante saber como armazenar adequadamente em vista de ser um alimento perecível. Várias técnicas são empregadas para tornar o alimento saudável e aumentar o shelf life do produto.

Algumas carnes são salgadas e secas ao sol, e esta é uma técnica de conservação de alimento. Consequentemente, o modo de preparo deste tipo de carne exige alguns procedimentos na hora do cozimento.

Outro exemplo são os cortes de carne congelados, o que faz com que o alimento esteja em perfeitas condições quando for destinado ao preparo de receitas.

Cortes bovinos e tipos de carnes

Existem diversos tipos de cortes bovinos, e conhecê-los é importante para saber qual o modo de preparo mais adequado. Essas diferenças existem de acordo com a anatomia do animal, existindo carnes mais fibrosas e com menor teor de gordura devido ao fato de ser proveniente de uma parte específica, com mais músculo ou então outras partes com camadas de gordura. Cada característica peculiar do corte sugere um tipo de preparo.

Nessa perspectiva, temos as partes do peito, ossobuco, acém, que são dianteiras, e o lagarto que é a parte traseira, com características semelhantes. Essas são indicadas para cozimento em panela de pressão, pois são muito saborosas, mas um pouco menos macias.

Já para fazer bife são indicados cortes como coxão mole e coxão duro, que estão na parte traseira do boi, abaixo do lagarto, e também o contrafilé, o qual se localiza sobre o lombo traseiro do animal.

Para o famoso churrasco, são utilizadas as partes localizadas na barriga do boi, costelas e também parte mais traseira do lombo. Esses cortes são, respectivamente, capa de filé, fraldinha, agulha, maminha e, por fim, a picanha.

O famigerado filé mignon é o corte localizado abaixo do contrafilé, sendo este corte o mais apreciado para pratos finos, comumente servidos em restaurantes. Desta forma, frigoríficos ofertam esses cortes em embalagens e com as datas de validade especificadas.

receitas com carne

Consumo de carne

A carne pode ser preparada de diversas maneiras: frita, assada, cozida, o que gera uma infinidade de receitas. Alguns cortes podem ser moídos, facilitando o preparo de almôndegas, escondidinho de carne, esfiha de carne, panquecas, entre outros.

A carne moída pode ser de cortes selecionados, mais nobres, ou seja, carnes mais macias, ou mesmo o que chamamos de carne de segunda, que são aquelas não tão fáceis de amaciar.

Esse alimento é fonte de proteínas e vitaminas, bem como é a principal fonte de ferro para o organismo. Esses nutrientes da carne vermelha são essenciais para a saúde.

A falta de consumo de carnes vermelhas pode levar o indivíduo a desenvolver a anemia ferropriva, o que pode gerar níveis baixos de energia e cansaço. Um nível elevado da doença pode gerar leucemia, uma grande complicação.

Para a saúde, o consumo de carnes magras é o mais indicado. Em contrapartida, o ideal para carnes assadas e churrasco é que se tenha uma camada de gorduras, o que deixa a carne mais suculenta e saborosa. Entretanto, o consumo de gorduras em excesso pode se tornar prejudicial, devendo ser realizado com moderação.

receitas com carne

Principais receitas com carne

As mais famosas receitas de bifes são: bife a cavalo, o qual é servido com acompanhamento de ovo frito e batatas fritas; e o bife à parmegiana, que consiste em um bife empanado com acompanhamentos.

O guisado de carne, como é mais comumente chamada a carne moída no sul do país, é amplamente utilizado em receitas de carne cozida para utilizar em pastéis, rocambole de carne moída, panquecas, escondidinho e diversas outras iguarias, principalmente em salgados de festas.

A carne assada, por sua vez, pode ser gratinada no forno ou feita na brasa, dando origem ao churrasco. Além disso, pode ser utilizada a grelha, onde são comumente utilizados queijos como acompanhamento.

Os cortes de carne de panela, como são popularmente chamados, são utilizados em receitas deliciosas de estrogonofe de carne e carne com brócolis ou outros vegetais.

Podem ser utilizados, em pratos com carne, quase todo tipo de legumes e verduras.

Em restaurantes e lancherias, pratos mais descontraídos como iscas de carne são protagonistas. Estes são feitos a partir de picadinho de carne e servidos com outras iscas como batatas fritas, picles, queijos, perfeitos para acompanhar o chopp.

Desta forma, a carne está presente no dia a dia da maioria das pessoas, exceto para quem adotou a dieta vegetariana ou mesmo o veganismo.

O mercado de carnes e a economia

A carne é a principal fonte de proteína e aminoácidos essenciais para a alimentação humana. Não é à toa que quem adota dietas livres de carnes e produtos de origem animal deve fazer suplementação de sua dieta.

O mercado de carnes no Brasil fornece produtos tanto para o comércio exterior quanto para o interior. O Brasil é líder no ranking mundial de produção e exportação de carnes.

Desta forma, há grande fomento em pesquisas de melhoramento animal, alimentação e melhorias para a criação de gado. Além disso, há outros tipos de receitas com carne vermelha que devem ser consumidas. No país, também é grande o comércio e produção de ovinos e caprinos, além de carne branca de aves e peixes, embora este último, apesar de indicado, não seja tão consumido pelo povo brasileiro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo