SIGVIG é plataforma utilizada no comércio de produtos agropecuários

Inicio » Agronegócio » SIGVIG é plataforma utilizada no comércio de produtos agropecuários
28/06/2019 Por
SIGVIG é plataforma utilizada no comércio de produtos agropecuários

O SIGVIG é um instrumento utilizado por diversos profissionais que importam ou exportam produtos agrícolas

O SIGVIG possui acesso restrito e vem ganhando novas roupagens com o passar dos anos. Desde que foi lançado, então, já ganhou a versão 2.0 e a mais recente delas, lançada há pouco mais de um ano, o SIGVIG 3.0.

Dentro da plataforma SIGVIG é possível fazer o controle, gerenciamento e organização dos insumos que são exportados e importados para o Brasil. Assim, o uso do sistema é essencial para que os produtos possam ser comercializados de forma global.

sigvig

O que é SIGVIG?

SIGVIG é uma sigla de um sistema organizado e fiscalizado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O termo, portanto, significa Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários.

Sendo assim, o objetivo do sistema é de atender às necessidades de fiscalização e recebimento de mercadorias importadas e exportadas. Essa comercialização dos produtos, então, pode ser realizada através de portos, aeroportos, ou qualquer outro tipo de fronteira nacional.

O controle, então, é realizado basicamente com o auxílio de um cadastro, que unifica a importação e exportação de produtos e mercadorias.

Quais as atividades fiscalizadas pelo SIGVIG?

Esta plataforma de gerenciamento atua sobre as atividades comerciais internacionais dos insumos agropecuários. Assim, ele é capaz de gerenciar a administração, operação e o controle de alguns procedimentos no mercado.

sigvig

Algumas atividades que são realizadas com o auxílio deste sistema eletrônico, então, são:

• Importação
• Exportação
• Trânsito de animais e vegetais
• Trânsito de produtos derivados da agricultura
• Insumos agrícolas e produtos agropecuários
• Embalagens ou suportes de madeira

Conhecendo mais sobre as funções do programa

Pode-se dizer, então, que o principal objetivo do SIGVIG é informatizar os procedimentos da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

Assim, o uso desta plataforma se torna obrigatória dentro das atividades de trânsito internacional, que são exercidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A plataforma é uma ferramenta de trabalho e, assim, existe controle sobre ela. Por isso, as pessoas que a utilizam devem estar cadastradas e identificadas. Quem pode utilizar o SIGVIG, então?

  • Funcionários do MAPA
  • Colaboradores ou pessoas relacionadas aos terminais de alfândega
  • Importadores
  • Exportadores
  • Empreendimentos de controle aduaneiro
  • Transportadoras
  • Passageiros de trânsito internacional

O acesso ao sistema, portanto, deve ser sempre realizado através do portal do Ministério da Agricultura. Desta forma o usuário é cadastrado e identificado, recebendo um login. Na versão mais atual o software, contudo, o acesso não é permitido a todos. Confira mais detalhes no próximo tópico.

sigvig

Novidades na plataforma digital do SIGVIG

Uma novidade está sendo implementada dentro das operações aduaneiras, é o SIGVIG 3.0. Esse módulo, então, não permite acessos do público externo e é utilizado somente por exportadores e representantes.

Assim, o SIGVIG 3.0 é uma plataforma de trabalho dentro da Vigilância Agropecuária Internacional. Esta versão se mostra mais ágil, e foi projetada através do desenvolvimento do software. O seu acesso, portanto, é realizado apenas por meio do Portal Único do Comércio Exterior.

O programa, então, surge como uma atualização do SIGVIG, levando em consideração a atualização dos produtos e mercadorias que fazem parte da cadeia de exportações.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo