Tipos de álcool: os principais e as suas utilidades específicas

Inicio » Agronegócio » Tipos de álcool: os principais e as suas utilidades específicas
06/05/2020 Por
Tipos de álcool: os principais e as suas utilidades específicas

É forte no Brasil a produção de vários tipos de álcool, sendo que o país é o segundo maior produtor mundial de álcool combustível

Ao contrário do que muitos pensam, a extração dos vários tipos de álcool não ocorre apenas via cana-de-açúcar. Países como os EUA produzem a substância utilizando milho, mas há outras fontes, como mandioca e beterraba.

Os diferentes tipos de álcool podem ser aplicados em diversas finalidades. Dentre elas, destaca-se a produção de combustível, o preparo de solventes, a formulação de produtos químicos como acetona e a fabricação de perfumes e explosivos. Além disso, também são recorridos para o preparo de bebidas alcoólicas.

tipos de álcool

O que é álcool?

Álcool é um líquido extraído a partir de fontes vegetais. Essa substância líquida tem como característica ser inflamável, incolor e inodora.

No Brasil, é comum utilizar a cana-de-açúcar como matéria-prima da produção de álcool, principalmente para a produção de combustível.

Há diversos tipos de álcool e cada um se destina a determinados tipos de aplicações.

Tipos de álcool

Abaixo, preparamos uma lista dos principais tipos de álcool, quais as aplicações de cada um e as diferenças existentes entre eles.

Álcool etílico

Também conhecido como etanol, o álcool etílico é muito usado como combustível de veículos (biocombustível) e na composição de bebidas alcoólicas. A fórmula desse tipo de álcool é a C2H5OH.

Certamente, um dos motivos para sua aplicação em veículos e bebidas, produtos de larga propagação, é o fato de ser um dos tipos de álcool mais rentáveis.

tipos de álcool

Álcool isopropílico

Seu nome mais popular é propanol. É um dos tipos de álcool mais inflamáveis e tóxicos. Tais características tornam altamente recomendável ser manuseado apenas por profissionais treinados para mexer com a substância.

Sua principal aplicação é na limpeza de peças eletrônicas.

Metanol

Também é considerado tóxico. É um álcool de tipo metílico. Como o etanol, é encontrado em combustíveis de automóveis, mas não é aplicável em bebidas devido à referida toxicidade.

Outra aplicação recorrente do metanol é como solvente industrial.

Álcool anidro

O álcool anidro é praticamente o etanol puro e, assim como este, é usado em combustíveis. No entanto, sua utilização está voltada para diminuir os custos do combustível e aumentar a sua octanagem. Esse efeito ocorre porque a substância contém até 1% de água.

A proporção utilizada no Brasil da mistura de anidro com gasolina é de 20%.

O processo de produção do álcool anidro necessita que o etanol seja desidratado. Tal desidratação ocorre quando a água evapora após o processo de separação do álcool.

tipos de álcool

Cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar é uma das matérias-primas para a produção dos diversos tipos de álcool, mas não é a única, já que existem outras fontes como o milho. No Brasil, a produção de álcool está praticamente toda concentrada na exploração de cana-de-açúcar.

Essa matéria-prima trata-se de uma planta fina de formato cilíndrico e folhas grandes. O álcool é extraído da cana-de-açúcar após um trabalho dividido em quatro partes.

Primeiro, a cada é moída. Dessa moagem extrai-se um caldo, usado para produzir açúcar. Depois, ele vai para a purificação e peneiração.

Para transformá-lo em um dos vários tipos de álcool, o próximo passo é colocá-lo para fermentar em contato com o fungo Saccharomyces cerevisiae e, por fim, destilá-lo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo