Alguns tipos de molho dão um toque especial na culinária

Inicio » Agronegócio » Alguns tipos de molho dão um toque especial na culinária
28/10/2020 Por

Para acompanhar diversos pratos, existem alguns tipos de molho são de fácil preparo. Os mais diversos tipos de molho podem conferir um sabor sofisticado e acentuado para uma enorme variedade de pratos.

Dessa forma, o molho mais comum que vem à cabeça é o tradicional molho de tomate. Porém, há outros tipos de molho que agregam valor ao prato mais simples.

Tipos de molho

Quais são os tipos de molho?

Existe um grupo com alguns tipos de molho, chamados de molhos-mãe, ou molhos básicos, que podem ser preparados e aromatizados posteriormente, ganhando suas especificidades.

Assim, esses molhos podem dar origem a outros molhos derivados. Os molhos básicos são o bechamel, velouté, espanhol, holandês e o de tomate. Alguns derivados desses molhos são:

Molho bechamel

O molho bechamel é um tipo de molho branco e clássico, que combina com vários pratos, como peixes, massas e até saladas.
Esse molho é feito a partir do cozimento da farinha de trigo na manteiga e depois diluindo em leite. O molho deve ficar com uma aparência de creme e sem o sabor da farinha.

Assim, sua composição consiste em proporções iguais de farinha e manteiga. Se possível, utilizar a manteiga clarificada, pois a manteiga comum tem água e evapora na fervura, sendo necessário uma quantia maior em caso de uso da manteiga comum.

Assim, você pode utilizar cerca de 25 gramas de farinha, 25 gramas de manteiga clarificada ou, se for manteiga comum, 40 gramas, 500 ml de leite, ½ cebola e folha de louro com cravos fixados nela, sal e pimenta a gosto.

No preparo, coloque a manteiga para derreter em uma panela e após derretida, acrescente a farinha e mexa. Quando começar a levantar espuma, acrescente o leite e continue misturando. Com fogo baixo, acrescente a cebola com o louro,  cravos e os temperos. Quando começar a engrossar retire a cebola e tempere com sal. Mexa até atingir a consistência que deseja.

Molho holandês

Outro molho básico é o molho holandês, ou hollandaise, integra a culinária francesa. O holandês vai bem com peixes e outras carnes, além de outros pratos, como a simples batata frita. A base desse molho são 3 gemas, 3 colheres de água, suco de um limão siciliano, que dá um toque especial, 250 gramas de manteiga clarificada e sal e pimenta-do-reino.

Tipos de molho

Molho madeira

Outro molho que já é tradicional no Brasil é o molho madeira. Apesar de parecer ter origem portuguesa devido ao vinho madeira, esse molho tem origem inglesa, já que foram os britânicos que passaram a acrescentar o vinho no preparo de carnes.

Molho de mostarda

A mostarda é a planta de onde são extraídas as sementes para fazer o condimento que conhecemos. Esse melhor é simples e fácil de fazer, sendo necessário apenas misturar os seguintes ingredientes: 3 colheres de mostarda, 1 colher de suco de limão, 8 colheres de creme de leite, 1 colher de chá de sal e pimenta-do-reino em pó.

Por fim, há vários tipos de molho e seus derivados, que você pode escolher para dar um toque especial nas suas receitas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo