Umburana de cheiro está entre as árvores de origem brasileira

Inicio » Meio Ambiente » Umburana de cheiro está entre as árvores de origem brasileira
01/04/2021 Por
Umburana de cheiro está entre as árvores de origem brasileira

Dentre as dezenas de milhares de plantas nativas brasileiras, existe uma bastante conhecida nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. A Umburana de cheiro está presente em estados como Tocantins, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A umbarana de cheiro também tem outros nomes no país, tais como amburana, cumaré, cerejeira, cumaru-de-cheiro e outros termos. Além disso, o uso da umburana é popular na medicina, frequentemente utilizada como medicamento caseiro para diferentes problemas de saúde.

O que é Umburana de cheiro?

A Umburana de cheiro é uma árvore que atinge até 12 metros de altura. Além disso, a Umburana possui frutos do tipo vagem, tendo uma semente em cada uma delas.

Como característica, a árvore também possui pequenas flores com um aroma típico. A madeira da Amburana é bastante resistente, utilizada desde a marcenaria até artesanato.

Ao se perguntar para que serve umburana de cheiro, é possível obter diversas respostas. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – a Embrapa -, a plantação de Umburana também serve como recuperação de áreas degradadas, ou seja, regiões afetadas pela natureza ou atividade do agronegócio. No entanto, fungos presentes na semente da árvore podem transmitir doenças para outras plantas adultas.

O que você precisa saber sobre o uso medicinal da Umburana de Cheiro

A medicina popular, passada de geração para geração, mostra que o uso da Umburana de cheiro é bastante difundido no país. Folhas e sementes da árvore são apontadas como benéficas para problemas de saúde.

Asma, febre, inflamação, tosse e cólicas integram a lista de questões que a Umburana ajuda a resolver. O chá da planta está em diferentes lojas de produtos naturais.

Apesar disso, pesquisas indicam que o uso indiscriminado da planta não faz bem à saúde. Ao contrário disso, causam danos e lesões nas células do corpo humano. Em outras palavras, possui efeito citotóxico.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas, o IBF, a árvore tem utilidades como marcenaria, perfumaria e uso ornamental. Além disso, a utilização da espécie também se dá na arborização urbana e plantios domésticos.

A extração de óleo da semente de Umburana de cheiro também é uma possibilidade de utilização da planta, servindo para tratamentos de doenças reumáticas, resfriados e até bronquite.

umburana de cheiro

A importância de árvores nativas brasileiras

Como já mencionado, a Umburana de cheiro é uma árvore originária do sertão nordestino e possui grande importância cultural no país. De reflorestamento à medicina popular, a árvore tem sua relevância no cenário nacional.

No entanto, ela não é a única que nasceu de terras brasileiras. A lista de plantas nativas é grande e diversa, então veja algumas espécies bastante populares em diferentes regiões do Brasil:

Cada uma dessas mudas tem características bastante específicas, mostrando o quanto a biodiversidade é importante para o equilíbrio da natureza. Da mesma forma, a Umburana de cheiro também desempenha seu papel na riqueza da flora brasileira, compondo um cenário de grande responsabilidade em sua preservação. Trata-se de uma espécie com grande potencial comercial, mas que também precisa ser preservada pelos brasileiros.

Imagem: JComp

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo