Agricultura comercial: tecnologia avançada e produção em larga escala

Inicio » Agricultura » Agricultura comercial: tecnologia avançada e produção em larga escala
18/03/2019 Por
Agricultura comercial: tecnologia avançada e produção em larga escala

A agricultura comercial se destaca pela produção intensiva de determinada cultura, além do uso de maquinários e tecnologia de ponta no campo.

O homem começou a modernizar e a profissionalizar a agricultura comercial a partir do século XX, com o desenvolvimento de subsídios agrícolas, maquinário e fertilizantes.

A agricultura comercial geralmente produz uma única cultura em grandes quantidades gerando mais renda para o proprietário. Entretanto, ela também pode causar danos ao meio ambiente.

agricultura comercial

O que é agricultura comercial?

Agricultura comercial, ou também chamada de agricultura moderna, são sistemas de produção no qual se investe em equipamentos tecnológicos, como maquinário moderno e uso de aviões, por exemplo. Além disso, a produção acontece em grande escala aproveitando, assim, enormes territórios de plantação. A produtividade também é bastante alta, assim como os investimentos. Neste tipo de produção os índices de eficiências são fundamentais.

Características da agricultura comercial

A produção agrícola é uma das principais bases da econômicas do Brasil. Os investimentos são altos: nesse segmento se trabalha com plantas modificadas geneticamente, aviões para aplicação de agrotóxicos e o sistema de plantação é computadorizado.

Apesar de trazer muitos benefícios como desenvolvimento e geração de empregos, a prática pode prejudicar a natureza. Conheça algumas características importantes do sistema:

  • É praticada a monocultura: cultivo de uma espécie específica
  • Produzida em larga escala
  • Realizada geralmente em grandes propriedades
  • Utiliza-se insumos agrícolas neste tipo de produção, como agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes químicos, etc.
  • É bastante moderna: atua com sementes geneticamente modificadas e mão-de-obra especializada
  • Investe na contratação de especialistas como engenheiros e agrônomos

Problemas para o meio ambiente

A agricultura comercial é muito praticada no Brasil, tanto é que o país está entre os dez maiores produtores agrícolas no mundo. Apesar do aumento de produtividade, este tipo de produção permanece sob observação constante.

Isso porque os métodos utilizados na plantação podem causar alguns problemas, como contaminação do solo, queimadas e destruição de florestas. Além disso, a prática também causa erosão e desgaste do solo – pois as plantas de uma monocultura tendem a absorver sempre os mesmos nutrientes da terra.

agricultura comercial

Agricultura comercial e familiar

Ao contrário das características da agricultura comercial, a agricultura familiar é realizada em propriedades bem menores – como o próprio nome já diz. Nesse segmento, portanto, geralmente quem trabalha é a própria família.

Contudo, a agricultura familiar também é uma importante base econômica para o país.

Algumas características deste tipo de produção:

  • Realizada por pequenos produtores, geralmente do núcleo familiar
  • Pequenas propriedades, geralmente com investimentos mais baixos
  • Alto aproveitamento do solo
  • Baixo impacto ambiental (se comparada com a agricultura comercial)

Agricultura no Brasil

Desde que a colonização e a chegada dos imigrantes, a agricultura se estabeleceu como uma das principais atividades econômicas.  A agricultura é a responsável pela produção de uma enorme quantidade de produtos. Através dela se obtém alimentos, bebidas, assim como fibras, medicamentos e até matéria-prima para a área da estética.

Em relação à agricultura comercial, as espécies mais produzidas no país são soja, laranja, algodão, cana-de-açúcar e arroz. É comum, então, que esse sistema de produção comercialize os produtos diretamente para indústrias ou comércio exterior.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo