Beijo-de-frade é uma flor vistosa e de fácil propagação

Inicio » Meio Ambiente » Beijo-de-frade é uma flor vistosa e de fácil propagação
18/10/2019 Por
Beijo-de-frade é uma flor vistosa e de fácil propagação

Delicada, ornamental, medicinal e de fácil propagação, a beijo-de-frade é uma flor de grande versatilidade

Beijo-de-frade, maria-sem-vergonha, ciúmes e balsamina são apenas alguns dos nomes pelos quais essa flor é conhecida. De origem asiática, a planta se destaca por seu perfume e beleza.

A beijo-de-frade é, antes de tudo, uma planta de fácil propagação – que se desenvolve, principalmente, em climas tropicais. Contudo, as flores também são encontradas em locais mais frios.

beijo-de-fradeO que é a flor beijo de frade?

A beijo-de-frade, cujo nome científico é Impatiens balsamina, é uma erva que pertence a família das balsaminácea. Além disso, é uma florífera que produz lindas e vistosas flores.

A flor beijo-de-frade é ideal para a jardinagem, isso porque forma lindo canteiros que germinam durante todo o ano. Além disso, ela atrai abelhas e borboletas para embelezar e polinizar os jardins.

Quais são as características da Impatiens Balsamina?

A beijo-de-frade é caracterizada por atingir entre 20 e 75 cm de altura, sendo que sua flor é pequena e tem entre 2 e 5 cm de diâmetro.

A Impatiens Balsamina é encontrada de diversas cores, tanto em tonalidades únicas, como também mescladas. Podem apresentar, portanto, coloração branca, vermelha, creme, laranja e rosa.

Além de que os frutos desta planta possuem cápsulas bastante sensíveis, onde ficam seus frutos, que se estouram com um simples toque, inclusive dessa sua característica, deriva o nome não-me-toques.

Como seus frutos estouram ao menor toque e contam com a ação do vento para se espalharem, a planta
beijo-de-frade
acaba “invadindo” territórios e jardins alheios. Desse quesito, veio o outro nome, maria-sem-vergonha.

Uma característica importante da planta é que, além de ser decorativa e ornamental, ela também possui algumas propriedades medicinais. O suco de seu cale, por exemplo, é diurético;, ou seja, atua no rins aumentando o fluxo e volume urinário para eliminar impurezas. Além disso, pode atuar como um fármaco que induz a produção de vômito para eliminar toxinas do corpo.

Como plantar beijo-de-frade?

O beijo-de-frade é uma planta tropical, portanto, ela deve estar exposta periodicamente ao sol ou meia-sombra. No entanto, a flor precisa ser regada diariamente a fim de que germine o ano inteiro. Mas, afinal, como plantar
beijo-de-frade?

beijo-de-frade

A flor beijo-de-frade deve ser cultivada em solo fértil, drenado e rico em matéria orgânica. Seu cultivo pode ser feito por meio de estaquia ou mesmo de sementes. É indicado fazer adubações quinzenais enriquecidas com fertilizantes líquidos para estimular a floração da Impatiens balsamina.

Uma informação importante a respeito da planta é que com o decorrer do tempo, ela pode apresentar galhos e flores fraco. Sendo assim, ao perceber a manifestação do comportamento, o indicado é cortar as pontes de seus ramos. Se possível, retire algumas mudas e coloque tal ramo em um copo de água até criar raízes.

Outro comportamento que também pode ser notado é a presença de caule preto e moles, se isso acontecer, a recomendação é diminuir as regas.

A evolução da flor beijo-de-frade deve ser acompanhada periodicamente, uma vez que a secura do ar favorece o aparecimento de pragas como, por exemplo, a mosca branca.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo