Salsicha é um produto agro que tem grande mercado no Brasil

Inicio » Agronegócio » Salsicha é um produto agro que tem grande mercado no Brasil
16/06/2020 Por
Salsicha é um produto agro que tem grande mercado no Brasil

Criadores da salsicha, os alemães deram início a uma cadeia produtiva que move bilhões de reais para nosso agronegócio

Claro que, apesar de milhares de variedades, a salsicha acabou por conquistar o Brasil. Aliás, ela seduziu os brasileiros pelas excelentes receitas alemãs que espalharam essa paixão em receitas pelo sul do país.

Ame ou nem tanto, elas ainda estão presentes no consumo diário de hoje e são produzidas a gosto do cliente. Apesar disso, se for consumida de maneira esporádica, a salsicha pode fazer parte de uma dieta saudável e pode, inclusive, ser o ingrediente principal de diversas receitas nutritivas, como cozidos, assados e até saladas.

salsicha

O que é salsicha?

Salsicha é um dos ingredientes de receitas mais consumidos, já que ela é a estrela de alimentos como enroladinhos, salgados e o tradicional cachorro quente. Embora sua reputação seja questionada pelo processo de fabricação, tudo depende de sua matéria-prima.

Para ajudar a abrir seu apetite, saiba que a salsicha é produzida a partir de materiais bem diferentes das lendas que existem por aí. Ela pode ser feita de carne suína, bovina ou de frango. O que importa é que ela é amada por muitos.

Apesar de sua fabricação ter virado uma lenda e ser motivo de piadas, a produção de salsicha segue o mesmo padrão utilizado para os demais embutidos e é quase toda mecanizada.

O que não significa, claro, que além de não ter nenhum contato humano, seus ingredientes podem contradizer milhões de pessoas. Até porque seus ingredientes originais tendem a ter apenas matérias-primas saudáveis e nutritivas.

O legado alemão da salsicha e a qualidade brasileira inspecionada

Apesar de ser o berço dos melhores e mais saborosos hot dogs do mundo, essa iguaria traz dúvidas em meio à sua qualidade. Sobretudo pelas frases de um chanceler alemão no fim do século XIX.

Isso porque elas ajudaram a espalhar boatos de que são produzidas em ambientes duvidosos e a partir de ingredientes com pouca qualidade. Todavia, embora essa fosse a realidade para o caso da salsicha alemã da época, hoje é tudo diferente.

Todos os processos de produção desse embutido são industriais, mas seguem rígidas normas de um órgão que fiscaliza sua produção, o SIF. Assim, você pode ter certeza de que empresas com essa certificação usam apenas ingredientes adequados.

Até porque isso foi comprovado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, em Campinas, interior de São Paulo.

salsicha

A produção e segurança da salsicha nacional

Para saber como é feita a salsicha, primeiro é preciso se livrar de preconceitos.

Como receita geral, os ingredientes da salsicha consistem em cartilagens, gorduras e carnes. Isto, é claro, depois de passarem por processos nos quais são moídas e formam uma massa.

É nessa massa que serão adicionados os temperos que darão o sabor marcante desse embutido:

  • Pimentas;
  • Alho;
  • Especiarias diversas;
  • Cebola.

Claro que o sabor pode variar de uma marca para outra. Além disso, ainda podem ser adicionadas demais substâncias para manter a durabilidade, como o sódio.

Ainda no processo de produção, sua massa com os temperos é inserida num envoltório plástico, dando a forma comercial mais usual.

Em seguida, ela é cozida, então resfriada e tem o plástico retirado. Enfim, o tom laranja é resultado de corante adicionado ao fim do processo.

Quais as calorias da salsicha?

Claro que, ao pensar naquele delicioso cachorro quente da esquina no fim de note, as calorias da salsicha não importam tanto. Depois de passado o preconceito da sua produção, esse embutido cai bem com quase tudo.

Em suma, você pode conferir abaixo quais as informações nutricionais médias, e em gramas, presentes numa unidade:

  • Cem de cálcio;
  • Zero de fibras alimentares;
  • Zero de açúcares;
  • 12 de gorduras saturadas;
  • 18 de colesterol;
  • Zero de poli-insaturadas;
  • Dois gramas de carboidratos;
  • Zero de monoinsaturadas;
  • Zero de trans;
  • 487 miligramas de sódio;
  • Zero potássio;
  • 6 gramas de proteínas.

Receita de salsicha em conserva para happy hour

Não importa que seja para happy hour ou petiscos em horas especiais. Saborear a herança alemã de forma bem brasileira fica mais fácil com nossa receita de salsicha em conserva.

Assim, enquanto a cerveja gela no freezer, anime seus convidados preparando nossa receita abaixo. Basta anotar o simples passo a passo, começando pelos ingredientes:

  • Dois quilos de salsichas;
  • Uma cebola grande picada;
  • Pimenta vermelha a gosto;
  • Dois dentes de alho em lâminas;
  • Três folhas de louro;
  • Ervas frescas a gosto;
  • Sal à vontade;
  • Um litro de vinagre de maçã.

Em relação ao modo de preparo, agora ficou mais delicioso ainda. Afinal, a ordem é apenas seguir o processo que listamos abaixo:

  1. Coloque as salsichas em uma panela;
  2. Cubra bem com água;
  3. Deixe levantar fervura;
  4. Aguarde cerca de 5 minutos em fogo baixo;
  5. Escorra;
  6. Reserve;
  7. Ferva 2 litros de água com as folhas de louro;
  8. Coloque as salsichas num vidro esterilizado;
  9. Acrescente o alho, a cebola, o sal, as ervas e a pimenta;
  10. Despeje água fervida com o louro em metade do vidro;
  11. Complete com o resto com vinagre;
  12. Deixe esfriar;
  13. Guarde na geladeira;
  14. Deixe curtir por uma semana.

salsicha

Investindo numa salsicha vegana

Para você que quer investir em algo alternativo a essa clássica iguaria, aposte sem medo na salsicha vegana. É até equivocado achar que esses adeptos vivem apenas de dietas com alta restrição.

Aliás, ainda tem quem evite alimentos de origem animal, como leite, iogurtes e até ovos. Com isso, pode haver muitas limitações para se aproveitar uma série de produtos e pratos.

Ainda bem que hoje em dia é possível saborear receitas com alimentos alternativos. Logo, você pode achar imitações perfeitas de receitas originais, mas com opções ainda mais saudáveis e naturais.

No caso das veganas, o tipo light é um dos melhores exemplos. Ademais, existem receitas diferentes e inusitadas para preparar em casa. Entretanto, é o uso de temperos que vai fazer essa delícia ficar mais deliciosa e especial.

Além de cair bem em lanches para veganos, a salsicha ainda pode ajudar você que quer mudar o hábito alimentar. Isto, é claro, além de ser uma alternativa para apostar em comidas caseiras nutritivas e naturais, eliminando a compra e o consumo dos alimentos processados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo