Investimentos

Corretoras de Investimento: Como escolher a opção ideal?

Você já aprendeu, ainda que o básico, sobre o mercado financeiro? Agora chegou o momento de escolher uma corretora de valores. Pois, por meio dela que conseguirá comprar seus títulos para investimentos. Pense como entrar em um mercado e ter vários produtos para comprar, esses produtos, em uma corretora de valores, são os investimentos que pode escolher. 

Desse modo, corretoras de investimento, você terá à sua deposição todas as aplicações disponíveis no mercado de investimentos e, então, escolherá a que melhor se adequar aos seus objetivos financeiros e estratégias de negócios.

Atualmente, diversas são as opções de corretoras de investimentos, também chamadas de corretora de valores. E não pense que precisa de ater a somente uma delas. A depender de sua estratégia de investimentos, pode valer a pena. Mas não pense sobre isso agora, o seu primeiro passo deve ser escolher uma corretora para começar a investir.

Portanto, aqui aprender o que são corretoras de investimentos, como funciona e como escolher quais são as melhores corretoras de investimento do mercado.

O que é corretora de valores?

Se você está começando do zero, precisa, antes de tudo, entender o que é uma corretora de valores. Simplificadamente, é uma empresa que faz a intermediação entre compra e venda, ativos no mercado de valores mobiliários. Como, por exemplo, ações, fundos, ETF, BDR, CDB, títulos públicos, dentre outros. A lista é imensa, que a sua corretora de valores que lhe trará a possibilidade dessas negociações. 

Uma corretora de investimentos, em suma, tem a função de conectar o investidor ao mercado financeiro. Vale ressaltar que corretoras de investimentos têm características de bancos, embora estes podem exercer as duas funções – instituições bancárias e corretoras.

Como funcionam corretoras de investimento?

Como dito anteriormente, a corretora de valores nada mais é que um mercado de investimentos, onde você escolherá ativos para investir. Ou seja, a corretora faz a intermediação entre o comprador ou vendedor e o ativo financeiro. 

A abertura de conta na corretora é, em sua maior parte, realizada de forma totalmente online, basta enviar seus documentos pessoais, em uma breve análise, já estará com sua conta em funcionamento. Assim, com os dados em mãos, deverá fazer uma transferência de valores, de sua conta bancária para a corretora. Simples assim. 

Vale a dica de que, atualmente, existem diversas corretoras que não cobram por essa “intermediação”. Principalmente para quem está iniciando no mercado de investimentos, importante são os lucros e redução, ao máximo, nos custos. Então, importante escolher entre as corretoras com taxa zero.

Ações Fracionadas: saiba como investir em ações com pouco dinheiro 

Ação fracionada é, como o próprio nome sugere, uma fração de ação que é negociada. Nesse sentido, uma ação fracionada representada uma unidade de um lote de 100 ações.

Em suma, as ações, na Bolsa de Valores, têm negociações por lotes de 100, sendo cada ação uma unidade deste lote. E você não tem obrigação de comprar um lote inteiro, se quiser, pode comprar uma única ação deste lote. Ou seja, você poderá escolher entre 1 a 99 unidades de ações dentro deste lote de ações. 

Essa é uma ótima maneira de aumentar o seu patrimônio em ações, as unidades se transformarão em um lote, e, gradativamente, um lote e vários outros. O primeiro passo que deve ser dado, pense nisso.

Afinal, como escolher a corretora de investimentos ideal?

Se você é investidor iniciante, como dito anteriormente, vale a pena escolher uma corretora de valores com taxa zero. Além disso, a escolha da corretora de investimentos depende também de quais são os seus objetivos financeiros. Estudo e crie sua estratégia de investimentos dentre ativos de renda fixa e renda variável. 

Logo após, analise quais corretoras têm mais serviços a lhe oferecer, como, por exemplo, ativos de renda fixa como CDB, LCI, LCA, fundos de investimentos. Possivelmente encontrará opções que melhor se alinham ao seu perfil de investidor, sobremaneira a sua aversão ao risco a ativos do mercado financeiro.

ACESSO RÁPIDO
    Guia do Investidor
    O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro.

    Leia também