Old English Sheepdog é uma raça excelente para pastoreio

Inicio » Agronegócio » Old English Sheepdog é uma raça excelente para pastoreio
12/04/2021 Por
Old English Sheepdog é uma raça excelente para pastoreio

A raça Old English Sheepdog é composta por cães ativos, muito inteligente e amáveis. Em outras palavras, são animais grandes e amigáveis, além de serem muito belos também.

Esses cães têm diversas características que são excelentes para o pastoreio, facilitando a inserção desses animais em atividades no campo. Confira pontos importantes sobre o Old English Sheepdog.

Características do Old English Sheepdog

Antes de tudo, saiba que estamos falando de animais grandes e cheios de energia. Quando falamos em tamanho, consideramos que – na vida adulta – os sheepdogs chegam a 40 quilos, distribuídos em um cachorro grande que chega próximo a 60 cm de altura.

Esses animais precisam de atividade física para ter saúde de qualidade. Ou seja, seus tutores devem incluir a prática de exercícios regulares no dia a dia dos cães. Assim, eles vivem com muito mais disposição e chegam até aos 12 anos de idade.

Apesar de ser um cão grande, o Sheepdog é famoso por ser amigável. Além disso, seu instinto protetor reforça uma raça que é bastante leal aos seus tutores, característica bastante importante para cães de pastoreio.

É um cão que possui várias cores diferentes, os mais conhecidos possuem pelos na cor branca, preta e cinza. Todavia, seu aspecto fofão se dá por ter pelos compridos, chegando até a tapar os olhos dos cães.

old english sheepdog

O que significa ter um cachorro para pastoreio?

Envolver cães na atividade do pastoreio é uma prática antiga, em que os fazendeiros incluíam animais para auxiliar no manejo, condução e guarda do gado e ovelhas. Em outras palavras, o pastoreio tem a ver com a atividade que auxilia a pastagem, um método de alimentar animais como gado, ovelhas, cavalos e outros, proporcionando qualidade para animais de leite ou para comercialização da carne.

A pastagem é a principal forma de alimentação de gado no Brasil. Por se tratar do maior rebanho comercial do mundo, podemos ter uma ideia do quanto a pastagem é importante para a pecuária, afinal, a comercialização desses animais movimenta o agronegócio brasileiro.

As raças de cães que têm características interessantes para a prática do pastoreio são procuradas por diversos pecuaristas, a fim de garantir o manejo da criação com a ajuda de cães domésticos. Aliás, quando falamos em cães domésticos, incluímos a prática de treinamento e adestramento como importante também. Assim, a prática permite ao animal conhecer comandos fundamentais para a boa convivência com humanos, além de estreitar laços que são benéficos para a convivência entre os animais dos espaços rurais.

Quais são as raças mais comuns de cães pastores?

Existem diversas raças de cães que possuem aptidões para o pastoreio. No geral, são animais que possuem características importantes em comum, tais como inteligência e boa condição física.

O pastor alemão é muito conhecido no Brasil, se tratando de um animal grande, dócil e excelente cão de guarda. O ovelheiro gaúcho, por exemplo, também é famoso no país, justamente por ser uma raça de origem nacional e ter surgido no Estado do Rio Grande do Sul. Entre os mais conhecidos, não podemos esquecer do Border Collie. É um animal bastante elétrico e que vive até os 15 anos de idade.

O Old English Sheepdog ficou conhecido no país por existir um personagem na TV Colosso que representava o cãozinho. O programa fez sucesso com o personagem do animal que é bastante dócil e inteligente, além de ser um cão pastor muito habilidoso e fiel.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo