Expocachaça 2020 deve ser realizada em junho, em Minas Gerais

Inicio » Agronegócio » Expocachaça 2020 deve ser realizada em junho, em Minas Gerais
29/04/2020 Por
Expocachaça 2020 deve ser realizada em junho, em Minas Gerais

Expocachaça será realizada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais

De grande popularidade, a cachaça é extraída do caldo de cana em sua forma fermentada e destilada. A cachaça é uma bebida de alto teor alcoólico e muito popular no território brasileiro, em diversas localidades do país, não só em Belo Horizonte. A sua popularidade chegou a um nível tão grande que foi criada a Expocachaça.

A Expocachaça é uma exposição que visa reunir produtores profissionais da bebida, simpatizantes, curiosos e demais visitantes que são de várias partes da região e do país. É um evento de grande popularidade em todo o território brasileiro e visa agregar conhecimento, informação e diversão aos mais diversos tipos de público.

Expocachaça

O que é Expocachaça?

Expocachaça é um evento que ocorre sempre no mês de junho de cada ano e tem durabilidade, geralmente, de 3 a 4 dias de evento. A exposição ocorre em Belo Horizonte, Minas Gerais. A feira contém, aproximadamente, 200 expositores para receber as pessoas.

Logo, o evento é de grande popularidade e traz muito reconhecimento e lucros satisfatórios para profissionais do agronegócio. Somente no ano de 2019, a feira recebeu em torno de 60 mil visitantes e movimentou mais de R$ 50 milhões em negócios.

Esse evento é de grande valia, já que somente no Brasil é possível encontrar mais de 30 mil produtores de cachaça. Além disso, são 4 mil marcas que disputam competitivamente o mercado brasileiro de bebidas.

Dessa forma, por conta de grandes e muitos profissionais dentro do mesmo país, é possível encontrar cachaças dos mais diversos modelos, como a Premium e a Extra-Premium. Os sabores também são os mais variados, como cravo, canela, mel, chocolate, pimenta, banana, entre outros.

Além disso, por ser um dos eventos do agronegócio de maior popularidade, a Expocachaça visa trazer seminários, oficinas, palestras e demais atrações para profissionais da área ou aqueles que estão pensando em ingressar na carreira.

Logo, o evento também visa valorizar o produto e mostrar às demais pessoas o quanto é um mercado sério e que deve ser tratado dessa forma, afinal, o segmento de bebidas alcoólicas sofre com o grande impacto de ter, a todo momento, bebidas sendo vendidas de maneira informal.

Assim, os riscos para quem consome e a desvalorização para os fabricantes éticos acabam extrapolando e atingindo patamares altíssimos, o que causa a desvalorização dos trabalhadores sérios que atuam dentro da fiscalização e demais Leis.

Portanto, é um problema que a Expocachaça ajuda a evitar ao dar o devido valor aos profissionais comprometidos e envolvidos no setor.

Expocachaça

Método de fabricação e benefícios

Como visto anteriormente, a cachaça é o puro caldo da cana, só que fermentado e destilado. Durante a sua fermentação, microrganismos conhecidos como levedura transformam o açúcar em álcool. Dessa forma, o produto resultante, que é chamado de vinho, é aquecido para virar cachaça.

Assim, durante o processo de destilação, o álcool que é evaporado acaba sendo condensado ao passar por uma serpentina. A primeira parte do líquido que sai deve ser descartada, pois contém um alto teor de substâncias que causam um efeito totalmente tóxico no organismo de quem consome.

O restante, cerca de 80% do produto que resta, é a parte principal e oficial da cachaça. Nesse momento, a bebida já está liberada para ser engarrafada imediatamente para comercialização, ou pode ser deixada para envelhecer dentro de barris.

Ademais, a fabricação correta da cachaça e o seu consumo equilibrado, ou seja, de forma moderada, podem facilitar o fluxo do sangue e elevar a temperatura do corpo.

Por isso, em muitos casos, principalmente durante gripes ou no inverno, é indicado que a pessoa ingira de 3 a 5 goles da bebida. Dessa forma, é possível esquentar o corpo e aliviar os sintomas desconfortáveis de frio e gripe que a pessoa poderia estar sentido.

Além disso, é possível citar outros benefícios como:

  • Ajuda na melhora da memória;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Promove maior relaxamento do corpo;
  • Possui anticoagulante natural.

A quantidade indicada para que a cachaça tenha esses benefícios é o equivalente a uma colher de chá por dia. Além disso, a cachaça que provém de fabricação pura faz com que os benefícios sejam sentidos com mais clareza, principalmente quando é a cachaça de barris.

Além disso, o consumo é altamente indicado para pessoas do sexo masculino, já que os mesmos correm maior risco de infarto.

Expocachaça

Expocachaça 2020

A Expocachaça 2020 promete chegar com muito mais forma do que nos anos anteriores. Isso porque a expectativa é sempre de superar os eventos executados anteriormente e fazer com que esse seja um dos eventos agro de maior reconhecimento no que diz respeito à bebida e sua fabricação.

O evento deverá ocorrer do 04 a 07 de junho de 2020 e terá programações diferenciadas, além de diversas atrações musicais. O evento visa agregar maior força e incentivo para os produtores de cachaça, bem como ajudar a reforçar o mercado.

Além disso, a Expocachaça é um evento que colabora de forma ativa para a economia do agronegócio, afinal, traz visitantes de diversas cidades brasileiras e dos mais variados estados, recebendo até mesmo visitantes estrangeiros.

Isso também traz muito mais força para a cidade de Belo Horizonte, aumentando a popularidade e capital de giro da mesma. Já que muitas pessoas visitam a cidade para o evento ou até mesmo os profissionais que possuem estandes, acabam precisando se hospedar em hotéis e pousadas.

Além disso, a Expocachaça visa mostrar aos futuros profissionais como o mercado de atuação funciona na prática. E é uma ótima oportunidade para que os mesmos conheçam o mercado que estão entrando.

Já que o evento possui grande prestígio e popularidade, também é uma forma de alertar a todas as pessoas presentes sobre a importância de fabricar a bebida de forma correta e ética, sem banalizar essa profissão e fazer com que o mercado seja justo para todas as empresas e seus concorrentes.

Com isso, a Expocachaça se torna um evento de grande importância para o mercado do agronegócio, tanto em termos de conscientização quanto em termos de economia e finanças. O evento está sempre pronto para dar oportunidade para profissionais interessados em prestígio e crescimento com o negócio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo