Fitotecnia é ciência que estuda o desenvolvimento dos vegetais

Inicio » Agricultura » Fitotecnia é ciência que estuda o desenvolvimento dos vegetais
30/07/2019 Por
Fitotecnia é ciência que estuda o desenvolvimento dos vegetais

A fitotecnia é um ramo dentro das ciências agrárias que pesquisa o crescimento e a melhor produção possível das plantas

A fitotecnia é uma ciência que estuda as possibilidades de produção de cada cultivar. Ou seja, o processo de plantio é analisado e pensado sob um olhar geral. O objetivo é otimizar as culturas, aumentando a produção e o rendimento dos vegetais.

A fitotecnia é uma subárea encontrada principalmente dentro da Botânica e da Agronomia. Assim, profissionais dedicam suas carreiras no desenvolvimento e aperfeiçoamento das plantas.

fitotecnia

O que é fitotecnia?

Fitotecnia é uma disciplina dentro das ciências que estuda os vegetais. Portanto, ela pode fazer parte principalmente de cursos como a agronomia. Dentre os ramos da fitotecnia, um de seus objetivos é trabalhar com o desenvolvimento e aprimoramento das culturas.

O trabalho do fitotecnista, então, consiste em pesquisar e compreender os diferentes aspectos da planta. Das sementes, momento do plantio, irrigação e até a colheita, o trabalho desenvolvido por este profissional abrange todas as formas de conhecimento sobre a espécie analisada.

Um dos objetivos desta subárea, portanto, é aumentar a produtividade dos cultivares. Contudo, este melhoramento não deve ser realizado de forma discriminada, e sim pensado juntamente com as preocupações ambientais.

Quais ações desenvolvidas dentro da área?

O segmento estuda, aprofunda e pesquisa diversos pontos dentro da produção agrícola. A intenção da disciplina é buscar aumentos no ganho de produção, e para isso os detalhes do cultivar são analisados.

fitotecnia

Portanto, algumas fases do ciclo de vida da planta são analisados, como:

  • Sementes e processo de semeadura
  • Espaçamento ideal do plantio
  • Trato da cultura e manejo do solo
  • Irrigação ideal
  • Adubações
  • Colheita
  • Armazenamento da produção

Fitotecnia como área da ciência

Se a fitotecnia faz parte das ciências agrárias, nada mais justo do que uma especialização voltada só para este ramo de pesquisa. Sendo assim, há alguns anos universidades pública e privadas têm oferecidos cursos especializados na área fitotécnica.

Portanto, um dos principais objetivos de uma pós-graduação em fitotecnia é a formação de profissionais em nível de excelência, compromissados com a ciência e a pesquisa. A intenção, então, é incentivar este campo de trabalho através de pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos cultivares.

Outra função de um profissional especializado na área é de transformar o conhecimento na prática. Assim, o melhor caminho para chegar ao aperfeiçoamento das plantas é através das pesquisas em ciências agrárias.

fitotecnia

Vale ressaltar que o desenvolvimento dos cultivares deve sempre levar em consideração a sociedade, os valores éticos assim como o meio ambiente. Um dos objetivos da fitotecnia, portanto, é desenvolver a prática de uma agricultura sustentável entre a sociedade.

Significado de fitotecnia

A palavra é definida como um substantivo feminino, com origem em um termo grego. Assim, ao pé da letra o significado de fitotecnia é: “phytón” que traduzido quer dizer planta. Somado a isso vem o prefixo “tékhne”, que significa arte.

Ou seja, fitotecnia é a arte das plantas, ou a arte de entender as plantas. Com base nisso, portanto, é uma disciplina que avalia os usos e aplicações dos vegetais de forma industrial e comercial.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo