Fumigação: entenda a sua importância no transporte de mercadorias

Inicio » Meio Ambiente » Fumigação: entenda a sua importância no transporte de mercadorias
23/03/2019 Por
Foto: fumigacao
Fumigação: entenda a sua importância no transporte de mercadorias

A fumigação é responsável pelo controle de pragas, sendo exigido por leis reguladoras nacionais e internacionais que regulam o transporte de mercadorias

O transporte de mercadorias, tanto exportadas quanto importadas, são de suma importância para a vida de qualquer indivíduo. Isso, no Brasil, não é diferente. Uma das técnicas utilizadas para o controle de pragas, evitando prejuízos no transporte de cargas em portos e aeroportos, é a fumigação.

Este controle de pragas é um tratamento fitossanitário. Existem algumas aplicações dessa técnica, como a fumigação de pallets e a fumigação de madeira. De todas as formas, a fumigação é uma tecnologia amplamente utilizada para combater pragas quarentenárias, principalmente em mercadorias internacionais. Algumas destas pragas são corriqueiras, como o Besouro Asiático ou o Besouro Chinês, sendo muito encontrados em embalagens e suportes de madeira, as quais acomodam as cargas.

A fumigação é muito utilizada no transporte de cargas entre países

O que é fumigação?

O significado de fumigação nada mais é do que um tratamento de controle de pragas com compostos químicos ou formulações pesticidas voláteis. É um processo seco, utilizando gases, onde é aplicado produtos fumigantes em caixas de madeira ou em alguns produtos específicos.

Os gases utilizados nesse processo de fumigação são:

  • brometo de metila (é armazenado em cilindros e usado, principalmente, nas aplicações em contêineres e em produtos com madeira);
  • fosfina (em formatos de pastilhas e seu uso é mais frequente em porões de navios).

Dentre esses dois, o brometo de metila é o mais utilizado na desinfecção.

As empresas que são responsáveis por mercadorias transportadas entre países (em contêineres ou outras formas) respondem pela legislação vigente. Se a empresa não cumprir o controle fitossanitário é punida, tendo sua mercado apreendido. Assim, isso impacta contratos com as seguradoras de transporte.

Portanto, as pragas que estão presentes nas mercadorias podem causar danos à fauna e à flora. Claramente, isso causa impactos no meio ambiente, na agricultura e na pecuária.

Objetivo da fumigação

O objetivo principal da fumigação em aeroportos, portos, fronteiras e em produtos prontos que são transportados é a prevenção e controle de pragas.

Portanto, com o comércio internacional em constante crescimento, há compra e venda de produtos a cada minuto. Assim, o transporte de cargas é feito a todo momento e, com isso, o número de pragas e doenças quarentenárias tem aumentado muito a cada ano.

A fumigação de pallets é a modalidade mais utilizada nos aeroportos e portos secos, garantindo que sejam realizadas fumigações na importação e na exportação de mercadorias.

Já a fumigação de madeiras geralmente é utilizada em contêineres de madeira, utilizando o brometo de metila para a desinfecção.

A legislação brasileira e mundial

O brometo de metila é prejudicial à saúde humana e impacta o meio ambiente. Assim,a sua utilização na fumigação é restringida, aqui no Brasil. O governo brasileiro se antecipou aos prazos do Protocolo de Montreal e tomou esta atitude.

Assim, existe uma Instrução Normativa Mapa nº 32/2015, na qual informa os procedimentos de fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens, peças ou suportes de madeira, na forma bruta. Estas, por sua vez, serão utilizadas como material de embalagens e suportes. Portanto, são as responsáveis por guardar mercadorias importadas ou para exportação.

Há, até, a Norma Internacional para Medidas Fitossanitárias Nº 15 (NIMF/IPPC/FAO). Esta lei tem a finalidade de controlar as pragas em todo o mundo, pois pode prejudicar as florestas, agricultura, rios, etc. Estas pragas chegam ao país através dos veículos de cargas, por meio da importação e exportação de mercadorias.

Portanto, a fumigação é de suma importância na estratégia de combater estas pragas no transporte de mercadorias. Assim, promove a diminuição de doenças por todo o mundo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo