Letras de Crédito do Agronegócio: Saiba como investir no Agro

Inicio » Investimentos » Letras de Crédito do Agronegócio: Saiba como investir no Agro
08/07/2022 Por
Letras de Crédito do Agronegócio: Saiba como investir no Agro

Investimentos no agronegócio estão em evidência, sobretudo pelas recentes altas dos fiagros e ser, o Brasil, um dos maiores exportadores do mundo.

Porém, não é preciso colocar a mão na massa para lucrar neste segmento. Atualmente existem diversos ativos financeiros que possibilitam, facilmente, investimentos no mercado do agronegócio.

Dentre os principais, estão as Letras de Crédito Bancário (LCA). São títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, para angariar recursos para o financiamento de atividades relacionadas ao agronegócio.

O que é LCA?

LCA se tratam de títulos voltados para o setor agro, intermediados por uma instituição financeira. Basicamente, o investidor “empresta” seu dinheiro, e tem acordado seus juros e o prazo que poderá sacar. Em contrapartida, arcar com o custo desta intermediação, por uma taxa.

Ainda mais, este investimento é totalmente isento de imposto de renda e também tem o benefício da segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Sobretudo, os rendimentos de LCA podem ser tanto prefixados, como o próprio nome já diz, o lucro do investimento é fixo. Como, por exemplo, rendimentos de 10% ao ano.

Ao contrário, existem os pós-fixados que, geralmente, são atrelados ao CDI. Exemplificando, título que rende 95% do CDI. Desse modo, poderá ocorrer uma pequena variação dos lucros quando for resgatar. Além disso, também existem LCAs híbridos, com rendimento prefixado e pós-fixados.

Como funciona e como investir em LCAs?

Em suma, a sistemática é a seguinte: bancos ou instituições financeiras emitem LCAs para captação de recursos financeiros para o setor Agro. Assim, realizam empréstimos e financiamentos para empresários do setor.

Em contrapartida, para conseguir esses recursos, utiliza-se de LCA, onde pessoas físicas aplicam seu dinheiro, como uma forma de “empréstimo”, com condições de lucratividade pré-estabelecidas.

Simplificando, você compra os títulos LCA com lucro de 5% ao ano. Por outro lado, a instituição financeira empresta para empresas do setor Agro com juros maiores, com juros de 10% ano.

Contudo, vale destacar que se refere a um título de renda fixa extremamente seguro, onde o investir sabe previamente qual será seu lucro e quando poderá resgatar o seu investimento. 

Compartilhe sua opinião

Veja Mais
Sorry, no other posts related this article.
Agro20 | Portal Vida No Campo