Aprisco com boas condições garante melhor produtividade aos ovinos

Inicio » Pecuária » Aprisco com boas condições garante melhor produtividade aos ovinos
12/02/2019 Por
Aprisco com boas condições garante melhor produtividade aos ovinos

Apriscos e as condições adequadas de manejo

As boas condições dos apriscos impactam diretamente no manejo e na produtividade econômica das fazendas. Devido isso, mão de obra e análises precisas de construção são extremamente importantes.

O aprisco garante conforto e comodidade, além disso garante bons rendimentos e bem-estar aos bichos. Para isso, alguns cuidados são essenciais para o seu bom funcionamento.

Aprisco: curral para ovinos

O que é aprisco?

O significado de aprisco consiste em uma espécie de curral usado para ordenhar ou abrigar animais, como as ovelhas, principalmente. Geralmente, é construído de pau-a-pique, madeira ou pedra, podendo ter algum tipo de cobertura ou não. O tipo de material usado para a construção do aprisco para ovinos é levado em consideração as condições de resistência deles.

Os mais utilizados são:

  • Curral de madeira: tem como vantagem o maior tempo de durabilidade.
  • Curral de cordame: tem como vantagem o baixo valor de custo e praticidade na manutenção, que também é mais barata.

Aprisco: manejo adequado

Aprisco: local de manejo de ovelhas

Para obter um manejo e produtividade eficientes dos animais, faz-se necessário uma construção adequada do ambiente, uma vez que o desenvolvimento dos bichos possa ser comprometido. Um aprisco inadequado coloca em riscos de acidentes os animais que ali são ordenhados.

Para que o ambiente tenha uma eficiência precisa, é importante que o espaço seja adequado para marcação, apartação, castração, vacinação, inseminações, exames, cirurgias, embarcação, desembarcação e pesagem dos animais.

Além disso, o aprisco para ovelhas, por exemplo, deve ter alta comodidade e aconchego para elas. Ao contrário disso, as práticas ruins de manuseio do local podem resultar em estresse, lesões, desconforto e, possivelmente, baixa produtividade, gerando danos econômicos.

O ponto mais importante a ser analisado durante a construção de apriscos é a estrutura, tanto em pequenas ou médias propriedades. O auxílio de especialistas e mão de obra qualificados fazem diferença no resultado final, a fim de garantir um espaço eficiente para os animais, trabalhadores e cuidadores.

Precauções

Animais estressados e lesionados produzem menos, resultando em baixo nível de rentabilidade. Além disso, o estresse causado aos animais impacta direta na qualidade da carne deles. Ou seja, o funcionamento produtivo da fazenda é comprometido, podendo sofrer muitas perdas devido às práticas inadequadas de manejo.

Há, dentro do curral para ovelhas, uma espécie de tronco usado para cuidados zootécnicos dos bichos. A utilização deste tronco deve ser analisada da melhor maneira, uma vez que os equipamentos usados para os cuidados aos bichos devem ser escolhidos atendendo às necessidades, além de ser seguro e qualificado. É importante que o tronco esteja bem localizado, para que não haja risco nem para os cuidadores e nem para os animais.

Principais preocupações nas construções de apriscos

Antes de iniciar a construção de apriscos, é importante que alguns pontos sejam analisados e estudados. As principais preocupações são:

  • Localização do tronco: deve ser instalado no centro de um lugar com espaço suficiente para a movimentação tranquila dos animais.
  • Estrutura: deve ser instalados pisos de concreto e uma passagem ligada ao tronco, para que os ovinos sejam conduzidos tranquilamente. Além disso, as paredes devem ser todas fechadas, com o intuito de fazer com que os animais sejam direcionadas para uma só saída.
  • Embarque: as paredes do embarque também precisam ser fechadas. É preciso que haja a instalação de uma plataforma, até o local em que acontecerá a embarcação.
  • Treinos: a equipe que terá contato direto com os animais precisa ser qualificada e capacitada para exercer as atividades necessárias. O intuito é que o manejo seja eficiente e benéfico tanto para os animais quanto para a mão de obra.

Portanto, o planejamento preciso para a construção de aprisco garante maior eficiência de manejo e bons rendimentos produtivos, ligados à economia. O grau de desempenho das animais é melhorado e suas produções geram maior aproveitamento. Profissionais e mão de obra qualificada ajudam diretamente na adequação ao ambiente e às necessidades dos ovinos, principalmente.

Tags: ,
Agro20 | Portal Vida No Campo