Canchim: a origem e a importância dessa raça bovina

Inicio » Pecuária » Canchim: a origem e a importância dessa raça bovina
20/03/2019 Por
Canchim: a origem e a importância dessa raça bovina

O canchim tem se tornado a melhor opção para os criadores em todo o Brasil

Raça rústica, adaptada às condições naturais brasileiras, com alta libido, bezerros precoces e carne de ótima qualidade: esses são os bois da raça canchim. Além disso, eles são conhecidos por atenderem muito bem às exigências do mercado e gerarem grandes lucros aos criadores.

Reconhecido como raça bovina a partir de 1972, cada vez mais o canchim tem se mostrado uma ótima opção para a pecuária. Ele une duas características importantes: a precocidade em ganhar peso e a rusticidade fundamental para viver nos pastos brasileiros. E, por isso, é tão conhecido pelos criadores no país.

Gado canchim

O que é canchim?

De modo geral, canchim é uma das raças bovinas. A fim de melhorar a carne produzida no Brasil, um trabalho científico deu origem à raça. Então, diferente das outras raças destinadas à produção de carne, o canchim se adapta melhor às condições naturais do nosso país, como, por exemplo, clima, parasitas e pastagens – principalmente em relação às regiões mais quentes, como Norte e Centro-Oeste, onde o número de canchim se concentra.

Em relação às raças zebuínas, a raça canchim produz a mesma quantidade de bezerros. A diferença entre as raças acontece no peso: o canchim é mais pesado. Desta forma, possui uma qualidade maior. Porém, quando comparamos com as raças europeias, os bezerros possuem o mesmo peso. Nesse caso, a diferença se dá na quantidade, que é maior na produção do boi canchim.

O canchim é um animal de porte médio. De modo geral, sua forma é cilíndrica, com certo volume na parte traseira. Sua pelagem pode ser vermelha, cinza ou branca. Seus pelos são curtos e normalmente brilhantes. As orelhas são de tamanho médio e seus chifres são ovais. Além disso, seu pescoço tem um comprimento médio e seus cascos possuem uma ótima base, podendo ser escuros, claros ou rajados.

Origem da raça canchim

A origem da raça canchim remete à inferioridade do gado zebu em relação às raças europeias, principalmente em relação à precocidade e rendimento da carne, e à baixa adaptação do gado europeu ao clima tropical (e, consequentemente, baixa produtividade). Então, com isso, observou-se a possibilidade de realizar um melhoramento genético sobre os bovinos brasileiros. E, assim, dar vida a uma raça totalmente adaptada às condições do país, capaz de gerar lucros tão altos como as raças europeias em ambientes de clima temperado.

Gado canchim

O canchim foi originado a partir do gado charolês, uma raça europeia. Ela foi escolhida por ser uma raça com um bom rendimento, especializada em corte e com boas condições de adaptação às condições brasileiras. Mas também contou com a contribuição de raças zebuínas, como a Indubrasil, a Guzerá e a Nelore. Destas, a Indubrasil se destaca por estar presente em grande número e bons preços no país quando comparada às outras.

O mercado de gado canchim tem crescido. E isso vem acontecendo porque muitos pecuaristas têm entendido a qualidade dessa raça, principalmente devido a sua precocidade, que ajuda a reduzir os custos da criação, e ao seu peso, que impacta diretamente no aumento dos lucros. Atualmente, fala-se também do cruzamento da raça canchim com nelore. Desta forma, o objetivo é obter um melhoramento ainda maior, extraindo todo o potencial das duas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo