Conheça os tipos de leite mais comuns no dia a dia do brasileiro

Inicio » Pecuária » Conheça os tipos de leite mais comuns no dia a dia do brasileiro
03/12/2020 Por
Conheça os tipos de leite mais comuns no dia a dia do brasileiro

Diferentes tipos de leite agregam diferentes vantagens ao corpo. Sendo um dos alimentos de maior importância na dieta, o leite é rico em diversas vitaminas e pode ser utilizado para uma grande quantidade de finalidades. No entanto, existem diversos tipos de leite que podem ser ótimos para consumo.

Uma das maiores vantagens dos tipos de leite é que eles são dotados de características bem diferentes entre si, o que faz com que tenham papéis importantes na alimentação e na economia, mas em níveis e formas diferentes. Confira!

tipos de leite

O que são tipos de leite?

Tipos de leite são diferentes sabores, texturas e origens de um dos alimentos mais consumidos mundialmente. Atualmente, apostar em diferentes tipos de leite tem tido um importante papel para a economia.

O motivo é que, com o baixo consumo e o adiamento de muitos voltados para a indústria leiteira tradicional, muitos produtores estão se vendo sem saída a não ser optar por métodos alternativos para manter a renda.

Além disso, existem locais que por conta da oferta reduzida, o preço está subindo constantemente e fazendo com que muitos consumidores deixem de se interessar pelo produto, buscando cada vez mais métodos alternativos de preparo.

No entanto, essa variedade presente entre os tipos de leite que estão tomando força, estão se mostrando uma opção cada vez mais em conta para muitas famílias, o que colabora para a redução de gastos em diversos aspectos.

Além disso, muitos dos tipos de leite também agregam uma série de vitaminas importantíssimas para o corpo humano, fazendo com que o consumidor não saia perdendo em nada em termos de nutrientes e demais aspectos.

Quais são os tipos de leite?

Descobrir quais são os tipos de leite pode ter um efeito muito útil e válido para cada consumidor. Afinal, assim é possível descobrir qual aquele que entre os tipos de leite mais se encaixa com o paladar e preferência. Confira!

Leite de arroz

O leite de arroz é um dos mais baratos e fáceis do mercado. Podendo ser encontrado pronto ou feito em casa, esse leite oferece muita praticidade e uma série de benefícios para o corpo. Além disso, é uma ótima forma de utilizar o arroz para uma finalidade diferenciada.

Além disso, ele é uma ótima opção para quem não consome nenhum tipo de alimento de origem animal, ou para quem tem alergia à soja ou demais ingredientes, como nozes ou aveia. Mesmo que se apresente doce, o seu sabor não parece em nada com o leite de vaca.

tipos de leite

Leite de aveia

O leite de aveia é um dos leites vegetais mais conhecidos, bem como um dos primeiros que muitos consumidores aprendem a fazer. Como características principais, o leite de aveia é incrivelmente barato e simples.

Além disso, é rico em fibras, elimina gorduras, regula o intestino e é ótimo para diminuir o colesterol. No entanto, o leite de aveia deve ser consumido em até três dias. Caso contrário, poderá azedar e estragar, já que ele não tem nenhum componente que aumente sua validade.

Leite de castanha de caju

Muito saboroso e fácil, o leite de castanha de caju é versátil e pode ser utilizado em:

  • Vitaminas;
  • Café;
  • Puro;
  • Mingau.

Além disso, também é muito utilizado no preparo de receitas doces ou salgadas, já que garante um toque especial em cada uma delas. No entanto, o leite de castanha de caju se torna um pouco mais caro e difícil de fazer.

Em suma, o seu passo a passo é descomplicado, mas a castanha de caju crua é um ingrediente que, dependendo da região, pode se tornar muito cara e inacessível para a grande maioria das pessoas. Assim como o leite de castanha, o leite de amêndoas e o leite de soja também são amplamente conhecidos e deliciosos.

Leite de coco

O leite de coco tem um preparo muito semelhante ao leite de aveia. Em geral, o seu sabor é um pouco adocicado e guarda o cheirinho típico e inconfundível do coco. Caso não seja feito de forma caseira, é possível encontrá-lo em supermercados.

Ainda assim, é importante frisar que o leite de coco adquirido em mercados, não é em nada semelhante ao leite de coco caseiro. O motivo é que, o leite de coco caseiro, é um dos tipos de leite que fica um pouco fino, já que é natural. No entanto, é um dos tipos de leite mais vendidos.

Leite desnatado

Conhecido por conter quase 0% de gordura, o leite desnatado é a melhor opção para pessoas que apresentam problemas de colesterol alto e um maior risco de sofrer de problemas cardiovasculares. Nele, é possível encontrar um gosto um pouco mais fraco e uma textura, por vezes, mais fina.

Ainda assim, esse leite é um dos mais vendidos do mercado e uma ótima opção para garantir uma alimentação saudável sem deixar o leite de lado.

Contudo, há muita confusão entre o leite desnatado e o leite semidesnatado. A diferença é que, o leite semidesnatado fica no meio do leite integral e do leite desnatado, fazendo com que seja a versão mais equilibrada de ambos.

tipos de leite

Leite integral

Um dos tipos de leite mais consumido, é o leite integral. Entre todos, provavelmente é o mais comum e acessível para grande maioria das pessoas. Nele, há uma grande quantidade de gordura, mas que são altamente necessárias para o bom funcionamento do corpo.

Além disso, o leite integral pode ser leite de cabra ou de vaca, não importando o animal. Afinal, o que muda é a quantidade calórica presente. Inclusive, entre os tipos de leite, este é um dos maiores responsáveis por movimentar em grande escala a indústria leiteira e colaborar para a economia nacional.

Na forma de leite integral, também pode ser encontrado o leite pasteurizado ou leite sem lactose.

Leite orgânico

O leite orgânico está entre um dos tipos mais caros de leite. O motivo deve-se ao fato de sua produção ser extremamente rigorosa, exigindo certificação específica, alimentação diferenciada aos animais, altíssima qualidade de vida, entre outros.

Portanto, é um dos tipos de leite mais desafiadores do mercado, mas também está entre um dos mais naturais e saudáveis. A intenção é produzir um leite sem crueldade e que tenha uma ótima fonte de vitaminas.

Leites especiais

Dentro dos leites especiais, encontra-se o leite homogeneizado, leite tipo A, leite tipo B e leite tipo C. A diferença é que o leite homogeneizado passa por um processo de alta tecnologia para quebrar a gordura e evitar a formação de uma nata dura. Os demais, são:

  • Tipo A: obtido de um único rebanho e sem contato manual;
  • O Tipo B: obtido de rebanhos diferentes, podendo ter contato manual, mas com número máximo de bactérias de 40.000/ml.
  • Tipo C: igual o tipo B, mas é transportado por tanques e tem alto teor de bactérias.

Esses tipos de leite podem ser considerados os mais diferenciados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo