Tipos de maçã: os principais e mais populares em consumo no Brasil

Inicio » Agronegócio » Tipos de maçã: os principais e mais populares em consumo no Brasil
16/06/2020 Por
Tipos de maçã: os principais e mais populares em consumo no Brasil

O Brasil contabiliza 33 mil hectares de produção de diversos tipos de maçã

A soma dos diversos tipos de maçã que o Brasil produz anualmente é de 1,35 milhão de toneladas. Em média, essa produção arrecada 6 milhões de reais e emprega 150 mil pessoas direta e indiretamente.

Esses números colocam o país entre os 12 maiores produtores de maçã do mundo. Aliás, cenário bem diferente de 40 anos atrás quando o Brasil mais importava toda a gama de tipos de maçã do que exportava.

tipos de maçã

O que é maçã?

Maçã é um fruto da macieira, uma árvore com tronco de casca parda e da família Rosaceae. Além disso, a macieira chega a medir 10 metros de altura e tem copa arredondada.

A fruta tem casca vermelha e polpa branca e suculenta. É uma das frutas mais cultivadas do mundo, com forte concentração na Europa e Ásia. Estima-se que existam atualmente cerca de 2,5 mil tipos de maçã.

O fruto certamente se desenvolve melhor em regiões de clima temperado. No Brasil, o período mais indicado de safra é entre janeiro e abril.

Os estados que mais se destacam na produção da fruta maçã são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Tipos de maçã

Dentre as 2,5 mil espécies de maçãs, há aquelas que recebem mais destaque. Conheça quais são elas em seguida.

tipos de maçã

1. Fuji

A maçã fuji é um dos tipos de maçã que se derivam de cruzamento de espécies, no caso, a maçã Red Delicious e a maçã Virginia Ralls Genet.

É bastante rica em nutrientes e apresenta alto índice de açúcar, pois conta com grande concentração de frutose. Seu sabor é levemente picante e sua textura é firme e crocante.

Muitas pessoas pensam que o nome seja uma referência ao monte Fuji do Japão, mas o nome é referência a Fujisaki, porque é a região em que foi cultivada pela primeira vez.

2. Gala

É uma das mais cultivadas no mundo e também no Brasil. A frutose presente na composição da maçã gala demora mais tempo para ser absorvida pelo organismo, por isso é indicada na dieta para diabéticos. Um detalhe curioso, afinal, é um dos mais adocicados tipos de maçã.

tipos de maçã

3. Maçã verde

A maçã verde apresenta grande quantidade de vitaminas, mas nem tanto de carboidratos e calorias, por isso é um dos tipos de maçã mais requisitados no mundo fitness. É muito usada em salpicão, em vários tipos de salada e também em sucos.

Um de seus benefícios é ajudar no funcionamento do intestino, sendo importante aliada para a prevenção de câncer colo-retal. Também ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

4. Red ou argentina

A maçã red, também chamada de argentina, apresenta um sabor doce e de fácil digestão. É muito usada em sobremesas como tortas, geleias e compotas. Apesar do nome, ela se origina da Ásia Central.

A sua polpa é mais farinhenta e é conhecida por ter uma textura firme. De formato mais esférico, a sua casca é de vermelho bem chamativo, certamente um dos motivos de ser empregada em sobremesas. Seu aroma é outro ponto favorável, porque consegue se destacar e atrair a atenção das pessoas.

Além disso, a maçã argentina é rica em vitaminas do complexo B e um dos tipos de maçã que tem grande quantidade de potássio e fibras solúveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo