Gleba é uma medida de terra que ainda não possui infraestrutura

Inicio » Agronegócio » Gleba é uma medida de terra que ainda não possui infraestrutura
04/06/2019 Por
Gleba é uma medida de terra que ainda não possui infraestrutura

A gleba também pode ser vista como uma propriedade rural e, neste caso, está apta para o plantio e criação

Gleba é um termo utilizado para definir uma medida de terra que não possui moradores, ou infraestrutura para receber estes moradores.

Contudo, a gleba também pode estar relacionada à uma propriedade rural. Neste caso, então, ela é utilizada para plantação e criação de animais.

Gleba

O que é uma gleba?

Gleba é um pedaço de terra chamada “crua”, ou seja, que ainda não tenha sido submetida à regulamentação ou adequações das leis nacionais e regionais.

O Cadastro Rural, inclusive, faz a descrição do que é uma pequena gleba rural e determina alguns pontos para que a terra se encaixe nessa categoria. De acordo com isto, então, o tamanho de uma gleba seria uma água igual ou inferior:

  • 100 hectares – se o município estiver localizado na Amazônia (ocidental) ou no Pantanal (seja no Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul)
  • 50 hectares – se o município estiver localizado na região das secas, ou na Amazônia (oriental)
  • 30 hectares – quando estiver localizado em qualquer outro município compreendido fora destas zonas

Então, como funcionam as medidas no Brasil?

Se a gleba faz parte de um sistema de medição de terrenos e propriedades, como funcionam as outras medidas, então? Quem está acostumado a lidar com o mercado imobiliário, conhece algumas outras medições existentes. É importante ter mais informações sobre isso porque existem leis e dados técnicos que se aplicam a cada uma destas determinações de território.

Gleba

Sendo assim, vale destacar que existem algumas diferenças entre:

  1. Loteamento
  2. Desmembramento
  3. Loteamento

Gleba, portanto, é aquela porção de terra que nunca foi loteada, ou desmembrada. No próximo tópico, então, iremos descrever os outros tipos de medidas para o solo.

Conheça os termos técnicos para as medições do solo

Assim, quando a gleba passa a tare uma infraestrutura, ou seja, quando é passível de ser habitada, ela muda de nome e torna-se um lote. Para isso, é necessário que este lote atenda às demandas e normativas das leis federais e municipais – que estão previstas no plano diretor de cada cidade. O lote, portanto, deve corresponder às dimensões urbanas definidas em cada município.

Já um loteamento, então, é a subdivisão desta gleba em uma série de lotes. Estes são destinados à construções de casas, prédios e estradas, para que as pessoas possam circular.

Por fim, o desmembramento é muito parecido com o loteamento. Porém, o desmembramento aproveita as estradas e vias já existentes em uma região. O loteamento, ao contrário, permite a criação de novas vias e ruas públicas.

Gleba

Qual o significado de gleba?

A palavra é um substantivo feminino e pode ter várias definições no dicionário. O significado de gleba, então, esclarece que é um terreno próprio para ser cultivado, no caso, uma gleba rural. Também se refere à pátria, uma terra de origem.

O termo também está relacionado a um terreno que contém minério, ou, ainda, a uma região desprovida de urbanização. Por fim, gleba pode ser entendida como uma parte de um terreno, ou o terreno inteiro, que ainda não foi judicialmente dividida e, assim, encontra-se sem a infraestrutura necessária para a habitação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo