Matopiba é região agrícola que compreende quatro estados do Brasil

Inicio » Agronegócio » Matopiba é região agrícola que compreende quatro estados do Brasil
28/06/2019 Por
Matopiba é região agrícola que compreende quatro estados do Brasil

A região de Matopiba é um conglomerado agrícola e, assim, fazem parte dele os estados da Bahia, Piauí, Tocantins e Maranhão

Matopiba é uma grande região agrícola, a mais recente implantada no Brasil, e apresenta grande importância na produção nacional de grãos.

A princípio, a fronteira agrícola de matopiba era uma grande produtora de gado, contudo, há alguns anos os produtores rurais vem explorando outras formas de cultivo.

matopiba

O que é matopiba?

Matopiba é uma expressão que une as iniciais de quatro estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Também chamado de Mapitoba, o termo se refere a uma região geográfica que cobre os estados.

A princípio, entretanto, apenas três estados faziam parte do grupo, que se chamava Mapito. Anos mais tarde, então, a Bahia também começou a fazer parte da região, o que acrescentou uma nova sílaba ao termo.

Dentro deste território, portanto, existem cerca de 337 municípios e a área territorial é de mais de 73 milhões de hectares.

Como a região matopiba é dividida?

A delimitação geográfica do espaço matopiba é dividida entre os quatro estados. Assim, cada estado corresponde a uma porção desta grande região, que é representada da seguinte forma: 33% no Maranhão; 38% no Tocantins; 11% no Piauí; e 18% na Bahia.

A região matopiba é, então, uma das mais novas fronteiras agrícolas do Brasil. Ela é composta pelo bioma do cerrado e é responsável por uma grande parte da produção de grãos e fibras nacionais.

Assim, a região tem se despontado no meio agrícola, demonstrando números crescentes em produção, oportunidades de mão-de-obra, assim como novos investimentos no agronegócio.

matopiba

Saiba mais sobre a composição da região

Além de produção agrícola, outros empreendimentos e propriedades fazem parte das delimitações do local. Conforme dados divulgados pela Embrapa, então, a região é composta aproximadamente por:

Principais características da Matopiba

A região possui algumas características que destacavam o lugar, até então, na produção de gado. Até a década de 1980, então, uma das principais atividades do local era a criação de gado no formato extensivo.

Contudo, recentemente o local também descobriu seu potencial para a plantação, principalmente de grãos. As principais características geográficas da delimitação, então, são:

  • Topografia plana
  • Solos profundos
  • Clima favorável para as plantações

Assim, atualmente uma das principais culturas produzidas dentro dos limites do território é a produção de soja da Matopiba. Contudo, além desta, o arroz e o algodão também são produções importantes para o local.

matopiba

O crescimento da região agrária

Os limites agrários da matopiba ganharam força e reconhecimento devido a alguns pontos importantes, como o acesso às tecnologias. Os produtores rurais, então, investiram no uso de técnicas e procedimentos modernos para garantir a produtividade e a competitividade dos cultivares.

Um dos investimentos realizados foi a compra e cultivo de plantas híbridas, assim como o uso de cultivares adaptados às condições da região. Outro ponto de destaque na matopiba é a prática de fertilizantes e defensivos agrícolas, muitas vezes atrelado só sistema de plantio direto ou integrando a lavoura, com pecuária e florestas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo