Debulhador de milho: quais suas funções nas atividades agrícolas

Inicio » Agricultura » Debulhador de milho: quais suas funções nas atividades agrícolas
25/02/2019 Por
Debulhador de milho: quais suas funções nas atividades agrícolas

O debulhador de milho é um equipamento agrícola essencial ao produtor

A maior parte dos agricultores utiliza o debulhador de milho maquinário devido à sua rapidez e facilidade de manejo.

O debulhador de milho possui como função principal a separação de elementos da espiga de milho para o consumo.

Grãos depois do processo do debulhador de milho

O que é debulhador de milho?

O debulhador de milho é um equipamento agrícola, seja manual ou industrializado. Está técnica é vista como semi-mecanizada, pois a colheita é feita de forma manual e a debulha – em grande maioria – de forma mecânica. Contudo, o mercado produtor já produz debulhadores de milho caseiros, feitos a partir de plástico resistente ou mesmo metal, para debulhar o alimento em menor quantidade.

Para o que serve o debulhador de milho?

Existem dois tipos essenciais de debulhadeiras: a maquinaria e a manual (caseira). Ambas possuem a mesma função, da separação dos elementos da milho. No entanto, na versão industrial é feita a separação do cereal direto para o ensacamento do produto. Enquanto, na versão caseira, o objetivo já está associado ao consumo imediato do milho.

A debulhadeira agrícola separa o cereal da palha do milho de seu sabugo. Entretanto, a maior diferença da máquina para o manual segue sendo a rapidez em que o processo é realizado.

Quais os cuidados com debulhador de milho

Para que o produto seja melhor aproveitado, é importante que alguns cuidados sejam tomados ao longo do processo. Iniciar as atividades da máquina apenas quando sua rotação estiver ideal é uma precaução importante, pois, com isso se evita prejuízos à safra.

Outro caso é com a debulhadora acoplada ao trator. É necessário se atentar ao motor e o seu bom funcionamento. Caso sua rotação não esteja calibrada, há risco dos grãos serem lançados para a palha. Outra dica é jamais parar o debulhador no meio de seu processo, pois isso pode danificar a máquina.

Debulhador de milho manual

Este tipo de debulhador é feito tanto de metal como de plástico, e muito procurado na culinária de pequeno porte. A maior vantagem desta ferramenta é ser uma alternativa ao milho enlatado, que possui uma grande quantidade de conservantes em sua composição.

Para fazer o uso deste utensílio é preciso cozinhar a espiga, para que os grãos se soltem com maior facilidade.

Espigas de milho antes do processo do debulhador de milho

Curiosidade sobre o utensílio debulhador

Por outro lado, não é apenas o milho que pode ser debulhado. Existe também o processo de debulhar o trigo. Prática muito utilizada no mundo agrícola e que tomou notoriedade fora deste universo através da música brasileira ‘Cio da Terra’, do artista Milton Nascimento. Na letra, o cantor relata sobre o cotidiano da vida de um trabalhador rural e cita o processo.

O processo para se debulhar o trigo não é muito diferente do processo que envolve o milho. Em ambos, a colheita do cereal é necessária antes que se possa fazer o uso da ferramenta. E, também nos dois casos, o objetivo final do uso do debulhador de milho é garantir que o seu consumo ou compra possa ser feito de maneira mais prática e agradável.

Agro20 | Portal Vida No Campo