O boi verde apresenta características favoráveis ao consumo humano

Inicio » Pecuária » O boi verde apresenta características favoráveis ao consumo humano
12/02/2019 Por
O boi verde apresenta características favoráveis ao consumo humano

Como o boi verde se tornou popular para alimentação

Muito conhecido dentro do setor de maior importância para economia dos países, o boi verde vem se tornando cada vez mais falado e admirado com o passar do tempo.

O boi verde apresenta diversas características favoráveis para a alimentação dos seres humanos. Além disso, possui fácil manejo e facilita o sistema de produção pecuária.

O boi verde pode ser visto como uma maneira sustentável de alimentação.

Mas afinal, qual o conceito de boi verde?

O boi verde é o bovino caracterizado por sua carne saudável e sua criação livre, favorecendo uma alimentação mais vigorosa do que a de outros bois. Ou seja, seu manejo é controlado com base em pastagens para manter sua sustentabilidade.

Por possuir uma carne com baixo teor de gordura e rica em nutrientes, o gado verde vem apresentando favoráveis resultados ao mercado mundial e aos consumidores. Dessa forma, os produtos pecuários e agropecuários são planejados com maior sustentabilidade.

O manejo desse gado é altamente conhecido por ser uma criação a pasto livre. Assim como outros bovinos, pode ter sua carceragem realizada em até noventa dias antes do abate. Entretanto, em seu meio de produção há grandes diferenças que separam o boi verde do conhecido boi orgânico. Como:

  • A produção do boi verde permite uma adubação verde e a utilização de fertilizantes artificiais. Enquanto a produção do boi orgânico faz uso apenas da adubação verde;
  • No boi verde é autorizada a aplicação de ureia, no orgânico, não;
  • Embora os dois possuam alimentação de origem vegetal, o boi orgânico apresenta uma alimentação mais orgânica comparada a do boi verde;
  •  É permitido o uso de fogo para guiar a pastagens do boi verde; do orgânico, não;
  • O boi verde pode usufruir de tratamentos veterinários e medicamentos alopáticos – medicamento tradicional usado para combate de doenças; enquanto o boi orgânico faz uso de medicamento homeopáticos – medicamento que busca equilibrar e curar o corpo afetado.

A alimentação do gado verde é composta por alimentos naturais do meio ambiente. Por isso, é mais prático realizar a demanda de bois verdes no período de novembro até março; quando o pasto apresenta maiores valores nutricionais. Além disso, é importante que haja o controle da quantidade de alimento ingerida pelo animal no dia a dia.

Boi verde em seu habitat.

Criação de gado

A criação de gado é uma das atividades de maior importância e influência do setor rural. Apresentando alta popularidade tanto para o mercado interno quanto para o externo, a bovinocultura é praticada em diversos países e caracterizada como atividade mais lucrativa.

No Brasil, o Acre vem crescendo como um dos estados de maior potencial para criação e produção de carne bovina. Dessa forma, a pecuária atinge 60% das arrecadações de mercadoria do território, equivalente a 150 milhões de reais por ano.

Por fim, a criação mantida pelo sistema de boi verde visa a preservação dos animais em seu habitat natural. É um método aplicado por mais de 90% dos pecuaristas brasileiros, de acordo com a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Além disso, é caracterizado como o sistema de engorda mais econômico já criado.

Agro20 | Portal Vida No Campo