Caruncho é inseto daninho comum em alimentos e na madeira

Inicio » Meio Ambiente » Caruncho é inseto daninho comum em alimentos e na madeira
19/02/2019 Por
Caruncho é inseto daninho comum em alimentos e na madeira

O caruncho é conhecido por atacar alimentos já ensacados, mas também esta presente no campo

O caruncho é um conhecido indesejado de quem trabalha quem cozinha, uma vez que o inseto é especialista em encontrar alimentos e se apossar deles. Ao contrário do que pensam, ele não surge na comida como uma bactéria. Ele vem da falta de higiene do local onde ficam os alimentos. Desse modo, é chamada a atenção do inseto até o armário e a comida que esteja armazenada ali.

Além de seu trabalho pela busca de alimentos, o caruncho também gosta bastante de se apossar de papéis e madeiras. No caso da madeira, ele acaba entrando por dentro dela e a deteriorando, assim a tornando extremamente frágil e quebradiça.

Caruncho

O que é caruncho?

O caruncho é um inseto conhecido por deteriorar diferentes materiais e alimentos. Isso se dá pelo fato de ele pertencer a mais de uma classe de insetos: os fitófagos e xilófagos. A parte fitófaga do animal é responsável pela aproximação ao alimento e a sua danificação. Já a parte xilófaga é responsável pela busca por papel e madeira.

O caruncho adulto geralmente é o chefe do trabalho. Pois, além de se alimentar dos cereais, o inseto mais experiente abre caminho para a passagem dos mais novos. Este bicho é considerado um dos mais ágeis para invadir alimentos.

Ao perfurar a barreira plástica e invadir o cereal, o caruncho adulto libera seu ovo dentro do alimento para uma possível proliferação. As pragas consideradas filhotes entram por dentro dos grãos e só saem dali quando adultas.

Caruncho no milho

Os carunchos não estão apenas restrito a zona urbana. Sua presença pode chegar a tingir alimentos ainda no mesmo campo, como no caso do milho. Neste caso, antes mesmo de chegar a empresas para distribuição, o produto já é recolhido e descartado.

Caruncho na farinha de trigo

Alimentos de massa também são atacados por eles. Porém, por muitas vezes não terem uma parte interna, acabam ficando apenas entre os vãos que ali possui. Como no caso do macarrão penne.

caruncho pode aparecer no milho

Existem formas de armazenamento para evitar o ataque de carunchos aos alimentos. Essas formas são:

  • Gastoxin: No campo, a utilização deste inseticida é muito comum. A fim de eliminas as pragas, agricultores aplicam o produto antes mesmo de existirem sinais dos tais insetos.
  • Banha de porco: Um método eficaz é a utilização de banha de porco, uma vez que o uso da gordura afasta os insetos.
  • Recipiente de vidro: Um método simples e eficaz é o uso de recipientes de vidro. Por ser fechado com vidro e ter entrada nula de oxigênio, os insetos não conseguem chegar até o alimento. A desvantagem é que em caso de grandes quantidades é quase que impossível armazenar os produtos dessa forma.

Mesmo não trazendo malefícios para saúde e nem sendo capazes de transmitir doenças, a indústria alimentícia não vende e nem compra produtos com a presença de carunchos. Isso porque, o simples fato de estar em uma embalagem de alimentos, já pode representar algo prejudicial para a imagem da empresa que comercializa o produto.

Agro20 | Portal Vida No Campo