Coração de galinha é alvo de polêmicas e muito apreciado no churrasco

Inicio » Pecuária » Coração de galinha é alvo de polêmicas e muito apreciado no churrasco
13/09/2019 Por
Coração de galinha é alvo de polêmicas e muito apreciado no churrasco

Os prós e contras do cozimento e consumo do coração de galinha

Miúdos fazem parte de um grupo peculiar de alimentos, e o coração de galinha não é uma exceção. Embora seja frequentemente vista como descarte, a iguaria – assim como os demais miúdos – também é apreciada por muitos; especialmente quando preparada no churrasco.

Quem o prova, em geral, acaba se convertendo e virando fã. Lembre-se de que o coração de galinha é apenas mais um músculo do corpo do animal e não há nada ruim nisso. Por isso, se você nunca experimentou, pode estar perdendo um prato delicioso.

Coração de galinha

O que é coração de galinha?

Coração de galinha é um órgão vital do animal, também conhecido por fazer parte do grupo de miúdos, que se compõe também pelo fígado e a moela.

Corações de galinha têm um ótimo sabor. Se cozidos corretamente, são tão suculentos e macios quanto um filé.

O polêmico coração de frango ou coraçãozinho

O coração de frango é extremamente popular na América do Sul e na Ásia. No Brasil, ele é uma parte essencial nos churrascos, dividindo espaço até mesmo com a picanha.

Seu sabor é semelhante ao da carne vermelha ou da carne da coxa de frango, aparentando um sabor mais forte que o peito. Por isso, o coraçãozinho é perfeito se marinado com:

  • Pimenta;
  • Alho;
  • Especiarias diversas.

Não se pode deixar de falar dos seus inúmeros benefícios relacionados à saúde. Os corações de galinha se mostram como ótima fonte proteica de qualidade alta, mas também podem fornecer os aminoácidos que são essenciais para desempenhar todos os tipos de funções vitais no corpo.

São riquíssimos em ferro, este que é necessário para se produzir a hemoglobina que transporta o oxigênio por meio do sangue. E o zinco? É ele que mantém nosso sistema imunológico estimulado, ajudando, assim, a curar cortes.

Os pequeninos coraçõezinhos de aves também possuem vitaminas vindas do complexo B, auxiliando nos problemas de:

  • Estresse;
  • Fadiga;
  • Coração e vasos sanguíneos.

Coração de galinha

Como limpar os coraçõezinhos de galinha?

Uma dúvida cruel quando se vai comer este alimento é a forma correta de prepara-lo. Entretanto, antes dar início à parte dos temperos, é preciso retirar as gordurinhas e as artérias grudadas nas paredes do coração.

É possível remover tudo facilmente sendo auxiliado por uma faca bem afiada. Não se pode esquecer de apertar o coraçãozinho com a faca, a fim de eliminar o sangue e o resto de água de dentro dele.

Como temperar coração?

Será que é possível aprender como temperar coração sem ter muito trabalho? A resposta é investir nos temperos mais simples.

Depois que o alimento for temperado, prepare uma mistura com um pouco de cheiro verde, sal e azeite, mexendo bem. Por conseguinte, deve-se deixar marinando por aproximadamente 20 minutinhos.

O coração de frango já ficará pronto para ser cozido ou assado na churrasqueira.

Coração de galinha

Como proporcionar um pouco mais de sabor ao coraçãozinho?

Para aqueles que amam esse miúdo e também um tempero mais apurado, não há segredo! É preciso apenas pegar um pouco de sal, alho, pimenta do reino e azeite.

Depois que misturar todos esses ingredientes, pode acrescentar um copo raso de cerveja, deixando marinar por mais ou menos 20 minutos.

O resultado? Um sabor bem mais apurado, mas bem diferente, do coração de galinha. Com certeza, o preparo irá surpreender a todos!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo