Criação de suínos é uma das mais rentáveis para os brasileiros

Inicio » Agronegócio » Criação de suínos é uma das mais rentáveis para os brasileiros
07/07/2020 Por
Criação de suínos é uma das mais rentáveis para os brasileiros

Para suprir o mercado de uma das carnes mais apreciadas do país, a criação de suínos demanda técnicas apropriadas

Assim como ocorre em diversos rebanhos agropecuários, em uma criação de suínos rentável, a nutrição também precisa ser saudável. Aliás, esse bem-estar é um fator que vai além quantidade, pois esses animais precisam de uma série de nutrientes essenciais para um desenvolvimento eficaz.

Sem contar que, para que ocorra uma melhora no desempenho produtivo desses animais, o confinamento em uma criação de suínos precisa seguir normas e técnicas adequadas. Até porque leitões e matrizes têm necessidades diferentes em cada fase de vida.

Criação de suínos

O que são suínos?

Suínos são animais de crescimento rápido e que apresentam características físicas e biológicas como sensibilidade a altas temperaturas, olfato bem desenvolvido e a necessidade de beber muita água para manterem sua temperatura corporal ideal. Além do mais, esses animais têm hábitos alimentares de um onívoro e fácil adaptação a diferentes ambientes.

Como características de confinamento, suínos são animais homeotérmicos. Ou seja, animais que são capazes de regular a própria temperatura corporal. Nesse sentido, essa propriedade física é mais eficiente se a temperatura local estiver dentro de alguns limites adequados.

Vale salientar que uma criação de suínos precisa apresentar instalações com temperaturas próximas às mais confortáveis possíveis para aumentar a produtividade. Assim, ainda é possível investir no aperfeiçoamento local, com equipamentos e técnicas para que esse acondicionamento animal supere qualquer efeito climático prejudicial.

Criação de suínos

Como projetar instalações para suínos?

Em primeiro lugar, antes de investir em instalações para suínos, saiba que qualquer edificação requer um estudo detalhado em relação ao clima da região. Dessa forma, é preciso determinar qual a intensidade e direção do vento, a umidade do ar e quais são temperaturas baixas e altas do local.

A partir de então, é possível projetar instalações para a criação de suínos com as características adequadas para minimizar qualquer efeito adverso do clima. Além do mais, cada instalação precisa seguir normas e exigências relacionadas à proteção ambiental e à biossegurança.

Enfim, recomendamos ainda análises topográficas, pois a área interna precisa ter um leve declínio ou ser levemente ondulada. Isso porque controlar o comportamento de correntes de ar ajuda a evitar causar danos materiais.

Criação de suínos

Criação de leitões tem recorde no preço

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea, em 2020, o preço dos leitões atingiu os maiores níveis nominais da década. Isso porque a média parcial dos animais em desmama, comercializados em regiões do Sul do Brasil, aqueceu o mercado.

Em números, eles chegaram a uma média de mais de R$ 14 o quilo, denotando quase dois pontos percentuais em relação às referências econômicas do começo do século. Em uma mesma comparação, o leitão na creche teve alta de mais de dois por cento, garantindo que cada animal fosse comercializado a até R$ 7,70 o quilo.

Ainda de acordo com pesquisadores, o aumento da procura pelas proteínas da criação de suínos e o ritmo animador nos embarques de carne suína fizeram grandes frigoríficos buscarem mais lotes de animais para o abate. Em linhas gerais, a partir desse cenário, o agronegócio desse segmento acabou impulsionado até mesmo as cotações nacionais do mercado de leitões.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo