Gypsy Vanner é uma raça de cavalo criada pelos ciganos

Inicio » Pecuária » Gypsy Vanner é uma raça de cavalo criada pelos ciganos
27/05/2019 Por
Gypsy Vanner é uma raça de cavalo criada pelos ciganos

O cavalo Gypsy Vanner é forte e musculoso e, ao mesmo tempo, apresenta temperamento dócil e tranquilo

A raça gypsy vanner teve origem no Reino Unido, por meio das atividades de ciganos nativos do país, a partir do cruzamento de outros animais.

O gypsy vanner é muito utilizado para tração e entretenimento. Isso porque sua força, seu corpo cheio de músculos e o seu comportamento calmo são características ideais para esse tipo de atividade.

Gypsy Vanner

Cavalo gypsy vanner

Gypsy vanner é uma raça de cavalos relativamente nova, existe há aproximadamente 100 anos, apenas. Também chamado de gypsy horse, coloured cob ou cavalo cigano, a raça foi desenvolvida pelos ciganos do Reino Unido – por isso o seu nome.

Os animais da raça são de porte grande – nem tanto pela sua estatura, mas sim em razão da sua estrutura muscular. São, portanto, fortes e têm pelagem mista. As cores mais comuns incluem o malhado entre o preto e o branco.

Entretanto, também pode ser encontrado em tons de marrom. Possui patas bastante peludas e, por isso, é bastante confundido com o cavalo bretão.

Utilidades do cavalo gypsy vanner

O cavalo gypsy vanner tem o temperamento bastante dócil, portanto, é considerado tranquilo para ser domado. É calmo e bastante inteligente. Devido à sua força, é utilizado como animal de tração.

No Brasil, a raça ainda não é muito difundida. Para se ter uma ideia, os animais começaram a ser registrados de forma oficial apenas na década de 90.

Curiosidades sobre o gypsy vanner

A raça possui algumas características específicas que o destacam entre os animais. Além da beleza e força, estes cavalos são excelentes para o trabalho e convivência com os humanos, devido a seu temperamento. Confira alguns detalhes sobre a raça:

  • Origem: Reino Unido;
  • Temperamento: dócil, calmo;
  • Usos: animal de tração;
  • Altura: geralmente, varia entre 1,40 e 1,50;
  • Pelagem: normalmente apresenta mais de um tom. Frequentemente é encontrado no branco e preto ou castanho; mas pode ter outras tonalidades.

A história da raça gypsy horse

A raça ainda é rara, se comparada com outros cavalos que já estão espalhados em criadouros pelo mundo. Entretanto, possui uma história bastante peculiar.

Os animais foram produzidos a partir de outras raças, pelos ciganos que viviam na Grã-Betanha. Na época, os ciganos queriam animais de pelagem colorida, já que em sua cultura a vestimenta e as caravanas também são coloridas. As raças que deram origem aos animais foram:

  • Dales Ponei
  • Welsh Cob
  • Fell
  • Clydesdale
  • Shire

Os animais têm porte pesado e, então, são bastante procurados para puxar charretes. Isso porque unem beleza, docilidade e força. Também se saem muito bem em provas equestres, saltos e esportes que envolvam a caça (em países do exterior).

Gypsy Vanner

Padrões do cavalo cigano

Algumas características foram sendo desenvolvidas pelos ciganos e se tornaram marcas fortes da raça. Um animal sadio, por exemplo, deve pesar em torno dos 450 a 600 quilos (sendo que este é o peso que um macho alcança).

Além disso, o cavalo é compacto e hamonioso, apresenta crinas e pelos sempre em abundância. Os olhos são grandes e redondos, geralmente da cor castanha. Entretanto, já foram registrados cavalos com olhos azuis e até verdes.

O pescoço do gypsy vanner é robusto e forte, assim como seu dorso e tórax. A garupa também é bastante musculosa e bem definida, o que auxilia no movimento de tração.

Tags: ,

2 Replies to “Gypsy Vanner é uma raça de cavalo criada pelos ciganos”

  • Flavia Suchodolski disse:

    Olá somos criadores da raça Gypsy Cob e corrijo que a altura deles varia entre 1,40 e 1,50 um pouco mais um pouco menos. Tb existem em diversas pelagens não só o preto e a castanha. Obrigada! Abraço

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo