Animal onívoro se alimenta tanto de vegetais como de animais

Inicio » Meio Ambiente » Animal onívoro se alimenta tanto de vegetais como de animais
13/08/2019 Por
Animal onívoro se alimenta tanto de vegetais como de animais

Entenda como funciona a alimentação do animal onívoro

Os animais podem ser classificados quanto ao tipo de alimento que consomem. Você já deve conhecer os carnívoros e herbívoros, mas por acaso sabe o que é um animal onívoro?

A primeira coisa que você deve entender é que eles possuem uma dieta bastante diversificada, se assim podemos dizer. Mas o ideal é saber a definição exata do onívoro.

Onívoro

O que é onívoro?

Animais onívoros são animais que se alimentam tanto de vegetais quanto de animais. Eles são considerados especiais por terem um organismo adaptado para ingerir e digerir estes alimentos.

O significado de onívoros vem do latim e surgiu a partir da união união dos termos omnis e vorus. Juntos, eles significam “aquele que pode comer tudo”. Além disso, mesmo comendo plantas, por possuir esta dieta peculiar, muitas vezes os onívoros são considerados predadores.

Principais características dos animais onívoros

Uma vez que estes animais participam de diversas cadeiras alimentares diferentes, eles podem ser classificados como consumidores primários, secundários e até mesmo terciários. Outras das principais características dos onívoros são:

  • Dentes incisivos curtos;
  • Dentes caninos longos e curvos;
  • Dentes molares agudos ou chatos;
  • Músculos faciais reduzidos;
  • Unhas afiadas;
  • Não possuem enzimas digestivas na saliva;
  • pH estomacal ácido;
  • Intestino delgado curto;
  • Urina concentrada.

Fora isso, é interessante dizer que por possuírem uma dieta diversificada, eles levam vantagem na natureza, uma vez que possuem mais opções de alimentos. Isso facilita bastante a sua sobrevivência e adaptação na natureza.

Classificação de animais onívoros

Alguns animais que comem carne esporadicamente não podem ser considerados como onívoros. Isso se deve ao fato de que o animal é classificado como onívoro somente quando sua fonte principal de alimento tiver um animal e uma planta.

Um exemplo disso somos nós, seres humanos, que consumimos carne e vegetais para manter uma dieta equilibrada.

Outra curiosidade é que o ser humano é considerado um animal onívoro, porém, com um sistema digestivo diferenciado. Ou seja, nosso estômago apresenta pH baixo e o intestino é longo, assemelhando-se com o animais herbívoros.

Exemplos de onívoros

Agora iremos alguns exemplos de animais onívoros bastante curiosos. Talvez você tenha em mente que muitos deles se alimentavam apenas de carne ou vegetais. Mas a partir dessa lista você vai descobrir que alguns animais que parecem inofensivos podem comer carne, enquanto outros que são aterrorizantes também gostam de uma salada.

Avestruz

Considerado uma das maiores aves existentes no planeta terra, o avestruz é um dos principais seres onívoros existentes. O curioso é que o seu tamanho o impossibilita de voar. Sendo assim, o animal circula apenas na terra.

Além disso, ele possui extrema facilidade de adaptação ao clima, podendo viver em quase todas as temperaturas e condições. Portanto, ele é um animal de fácil ajuste, uma vez que consegue adequar tanto as condições climáticas quanto ao alimento disponível no momento.

Onívoro

Urso

O urso pode parecer assustador e passar a impressão que é um animal carnívoro. Entretanto, ele também se alimenta da vegetação e dos frutos da localidade onde vive. Mas mesmo assim é necessário tomar muito cuidado com esses animais. Apesar de se alimentarem de frutas, eles ainda são agressivos e extremamente perigosos.

Chimpanzé

O chimpanzé é um mamífero que se assemelha muito aos seres humanos, principalmente pelo seu comportamento. Sua alimentação apresenta muita variedade, pois eles costumam consumir sementes, folhas, larvas de insetos e formigas.

Esquilo

O esquilo é um mamífero que tem como característica seu hábito de comer sementes como nozes, avelã e frutas segurando pelas mãos e roendo até o final.

Além desses alimentos, o esquilo também complementa sua dieta com pequenos animais, por isso é considerado um onívoro.

Eles podem ser encontrados em diferentes locais do mundo, pois possuem a capacidade de se adaptar e desenvolver estratégias para viver em locais específicos.

Morcego

Além de ser um animal onívoro, o morcego ainda é o único mamífero que possui a capacidade de voar. Eles vivem em cavernas ou ambiente extremamente escuros e são conhecidos por seu gosto por sangue, apesar de pouquíssimas espécies manterem essa dieta.

Lobo-guará

Proveniente da região central do território brasileiro, o lobo-guará é um onívoro mamífero, encontrado principalmente na região do cerrado.

Assim como todos os onívoros, sua alimentação é bastante variada. Assim, ele pode comer frutos, roedores, cobras e até mesmo insetos.

Os seres humanos são onívoros?

Para muitos especialistas sim, os humanos são seres onívoros. Entretanto, algumas pessoas associam o fato de ingerirmos carne a um fator cultural. Isso acontece devido ao nosso sistema digestório, que é bastante semelhante ao dos herbívoros.

Os humanos possuem um intestino longo, bastante acido e saliva com enzimas digestivas. Apesar disso, quando falamos sobre a flora intestinal, é importante destacar que ela se assemelha bastante a dos onívoros, sendo bastante variada.

Onívoro

Onívoros na cadeia alimentar

Como já dissemos, os onívoros estão presentes em várias cadeias alimentares devido sua dieta diversificada. Em relação ao nível trófico, os onívoros podem ser classificados como consumidores primários, secundários, terciários e, assim, sucessivamente, dependendo do tamanho da cadeia.

Por terem hábitos de se alimentarem de fonte vegetal ou fonte animal, são importantes no equilíbrio dinâmico do ecossistema em que habitam.

Classificação dos animais quanto a sua alimentação

Obviamente todos os animais possuem a necessidade de se alimentar para obter energia e sobreviver. Esta energia é necessária para que eles possam sustentar a sua estrutura corporal e exercer a sua função no ecossistema. Fora isso, é importante saber que no meio desse ecossistema, existem espécies que servem de alimento para outros animais.

Assim, surge a cadeia alimentar. É a partir dela que conseguimos um equilíbrio do ecossistema. Isso serve para que todos os animais consigam viver de maneira harmônica, proporcionando que o ecossistema funcione de maneira plena e saudável.

Nesse cenário, é importante destacarmos que o animal onívoro é apenas um dos tipos de animais classificados de acordo com a sua alimentação. Eles unem, na realidade, as características de alimentação de outros dois grupos distintos: os carnívoros, que se alimentam de carne; e os herbívoros, que preferem as plantas. Vale citar que existem, ainda, os granívoros, que comem grãos; e os insetívoros, que se alimentam de insetos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo