Pastor alemão é um dos cães indicados para pastoreio de ovelhas e gado

Inicio » Pecuária » Pastor alemão é um dos cães indicados para pastoreio de ovelhas e gado
12/04/2021 Por
Pastor alemão é um dos cães indicados para pastoreio de ovelhas e gado

Diversas raças de cães são indicadas para o pastoreio, principalmente considerando suas habilidades naturais. Os cães são animais inteligentes e ágeis, que aceitam comandos importantes para a atividade no campo. O pastor alemão é uma das raças indicadas para o auxílio com rebanhos, então vamos conhecer um pouco mais sobre ela.

Diferentes atividades que auxiliam os seres humanos são desempenhadas por cachorros, como investigações policiais, terapias com animais e outras. O pastor alemão, por exemplo, é famoso no mundo todo por ser um cachorro de pastoreio, conduzindo bem animais como ovelhas e gado.

O pastor alemão é uma animal que possui instinto de guarda, também exercendo ótimo papel como cão-guia. É um animal que se destaca em treinamentos para auxiliar vítimas de acidentes naturais, pessoas em escombros e demais situações que necessitam de um animal inteligente e com faro bastante aguçado.

Conheça as características do pastor alemão

O cachorro dessa raça é famoso por ser um animal muito obediente, atendendo a comandos de adestradores com facilidade e habilidade. Trata-se de um animal de porte grande, chegando  a um peso médio de 40kg. Em outras palavras, é um animal que impressiona pelo seu tamanho e força.

Esta é uma raça que tem expectativa de vida em torno de 14 anos de idade, necessitando sempre de alimentação adequada e rotina de exercícios. Além disso, o pastor alemão já conquistou fãs no mundo todo por ser um animal com temperamento dócil, mas também ser capaz de se manter em alerta e ter uma presença que gera intimidação – útil em situações como policiamento e pastoreio.

cachorro pastor alemão deitado na grama

Quais são as habilidades de cães de pastoreio?

O pastor alemão não é o único com habilidades para pastorear rebanhos de ovelhas e outros animais. Com ele, temos raças como border collie, pastor belga e corgi.

Antes de tudo, o pastor alemão se destaca por ter instinto de guarda e ótimo condicionamento físico. A capacidade de aguentar exercícios intensos é, certamente, uma característica que chama muito a atenção nesta raça, unindo seu porte grande e coragem para enfrentar animais maiores.

Outras características do pastor alemão consideradas habilidades preciosas no pastoreio são a coragem e lealdade, capazes de trazer confiança aos tutores que treinam estes animais. Contudo, o pastoreio exige inteligência dos cães que conduzem o rebanho, além de força e agilidade.

Qual cão escolher para ajudar no pastoreio?

Diversas raças podem desempenhar esse papel com maestria, assim como o pastor alemão. Afinal, é preciso considerar cães que tenham

  • lealdade e aceitação a comandos
  • temperamento dócil
  • bom porte físico
  • instinto protetor
  • faro e audição aguçados
  • agilidade e coragem para lidar com animais maiores

Deste modo, animais como border collie, boiadeiro australiano, pastor belga, ovelheiro gaúcho, além do pastor alemão, estão entre os preferidos para desempenhar a função e ajudar com a tarefa em propriedades rurais.

Antes de definir qual cachorro vai ajudar no pastoreio, é importante considerar a necessidade de pesquisar a origem do animal e investir em adestramento de qualidade. Assim, o cão terá orientações para fazer um bom trabalho no cotidiano rural.

Como você viu, o pastor alemão é um animal com todas as condições para pastorear ovelhas e gado. Afinal, possui características fundamentais para desempenhar a função com excelência.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo